A Igreja no México cumpre o seu papel na intenção de auxiliar no desarmamento da população. Ao dar início no átrio da Basílica da Guadalupe à terceira etapa do programa “Por tu Familia, desarme voluntario” (“pela tua família, desarmamento voluntário”), a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Rosa ice Rodríguez, agradeceu à Arquidiocese do México pelo apoio à iniciativa que busca diminuir os acidentes doméstico provocados por armas de fogo.
Nesta terceira etapa do programa – a ser desenvolvida até 25 de julho no átrio da Basílica de Guadalupe – a população é convidada para trocar armas de fogo por dinheiro, ranchos, laptops e eletrodomésticos.Também as crianças podem levar seus jogos bélicos e trocá-los por outros mais novos e didáticos.
“Estamos muito contentes porque a sociedade deu uma resposta positiva a esta convocação”, afirmou Rosa, observando que isto não seria possível sem a participação de diferentes entidades do governo local, da Secretaria de Defesa e da Igreja, “quem em todos os momentos nos apoiou para instalar os módulos”.
Na implantação da terceira etapa do programa, a Secretária de Desenvolvimento Social agradeceu ao Reitor e Vice-Reitor da Basílica de Guadalupe, Dom Enrique GkennieGraue e Padre Pedro Tapia Rosete, respectivamente.
Desde que o programa foi implantado em dezembro de 2012, até 11 de julho de 2014, foram recolhidas mais de 12.623 armas, uma cifra representa 232% superior à campanha desenvolvida anteriormente, quando não era utilizadas as instalações da Igreja.
O objetivo deste programa é o desarmamento voluntário da população civil, incentivo para não aquisição de armas como instrumentos de proteção, promover uma cultura de paz e segurança pública e promover a “denúncia” ao invés da “justiça pelas próprias mãos”.
No mundo existem mais de 875 milhões de armas de pequeno porte. 75% delas estão nas mãos de civis, o que representa riscos de acidentes, especialmente para as crianças.