“Ajoelha e reza uma Salve Rainha”. Diante de uma pequena imagem de Nossa Senhora, me ajoelhei e rezei essa oração, logo após ergui os meus olhos e ví uma pequena placa que estava aos pés da imagem, onde dizia: “A Salva Rainha era a oração predileta da Nhá Chica.”. Naquele instante eu não tive dúvidas que me encontrava na casa de uma santa. E foi assim que começou nossa amizade.
Antes da Comunidade eu era seminarista diocesano e tive a oportunidade de estudar filosofia e morar por 3 anos na Diocese da Campanha, Sul de Minas Gerais. Nesse tempo ouvi muito falar da Nhá Chica, a leiga, analfabeta, filha de escrava e que falava com Nossa Senhora. Era comum ouvir os seminaristas dizerem que ela brevemente seria “declarada beata”. Fiquei curioso de conhecer mais sobre seu testemunho, mas foi em um dos passeios do seminário a Baependi-MG, que pude conhecê-la melhor.
Recordo-me com muita clareza da experiência que tive, da simplicidade de sua casa, mantida ao lado do Santuário, os cômodos, seu quarto, as foto que os devotos enviavam em agradecimento pelas graças alcançadas. A casa, não só pelo fato de ser pequena, mas por atrair tantos outros “curiosos” como eu, estava sempre cheia, de modo especial o cômodo onde se encontra o altar com a pequena Imagem da Imaculada Conceição que pertencia a Nhá Chica, da qual ela sempre se detinha em oração para escutar os conselhos, os direcionamentos e a sabedoria que a Virgem Mãe lhe dava diante das necessidades. E foi diante dessa imagem que ouvi a sua voz me chamando à oração.
Despois daquele dia eu entendi que Deus estava me dando uma amiga no céu que queria me ensinar a amá-Lo amando a Sua Mãe. Uma companheira no caminho da busca pela santidade, da vivência da vontade de Deus na simplicidade de cada dia. Uma devota de Nossa Senhora que amava rezar a Salve Rainha e que quando rezava junto com outras pessoas, no final da oração, batia palmas de alegria e dizia: “rezemos novamente, pois é linda essa oração”. Uma amiga, que como todos já diziam, foi declarada Beata, quando eu ainda morava ali, concendendo-me assim a graça de estar na sua beatificação.
De fato os mistérios do Reino são revelados aos pequeninos e para nós que somos grandes e orgulhosos e que temos dificuldades para entender, Deus vem e coloca suas “crianças” no meio de nós para nos falar do céu.
Rafael Silva César
Seminarista da Comunidade de Vida
Roma, Itália
Que alegria encontrar seu testemunho aqui, Rafael!
Foram anos abençoados aqueles no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, em Campanha. Lembro-me das vezes em que nos reuníamos às madrugadas para rezar na capela do Seminário, diante do Santíssimo, com o coração cheio de fé e amor pelo Senhor. Louvado seja Deus!
Força e alegria em sua missão, meu irmão.
Entre em contato pelo meu e-mail (elvismessias.prof@gmail.com).
Fraterno abraço.
Elvis.