Notícias

Minha Biblioteca Católica lança movimento nacional de consagração a Nossa Senhora

Será um mês de orações preparatórias, encerrando em 12 de outubro, que marca o Dia de Nossa Senhora Aparecida

comshalom
Foto: Divulgação

“Não existe devoção mais perfeita, nem mais agradável a Jesus Cristo, do que aquela que nos leva a amar sua mãe.” A definição é de São Luís Maria Grignion de Montfort, reconhecido por escrever o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. E é com base nesse verdadeiro tesouro espiritual da Igreja que a Minha Biblioteca Católica está lançando uma campanha nacional de consagração à mãe do salvador da humanidade. 

| Leia também: Reze o Ato de Consagração a Nossa Senhora de São João Paulo II

Ao todo, serão 30 dias de preparação, que culminarão em uma data muito especial para o povo brasileiro: 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. Uma página foi criada pelo clube de assinatura de livros compilando as principais informações da iniciativa, chamada de “Consagre-se”. O “guia” dessa jornada será uma das maiores referências do país no assunto, o padre Francisco Amaral, que gravará uma série de vídeos para instruir os fiéis.

“A Virgem Maria é o próprio caminho que Deus escolheu. Como podemos querer que Jesus seja gerado em nós, sem um ventre materno que o gere? Consagrar-se a ela é estar no útero espiritual de Nossa Senhora, para que ela gere o Cristo em nós. Assim, quanto mais marianos nós formos, mais de Jesus Cristo nós seremos”, reflete o sacerdote da arquidiocese de Cuiabá, no Mato Grosso. Ele é autor dos livros “Sou todo teu, Maria: uma geração consagrada à Imaculada” e “Segredos da Virgem Maria”, sendo conhecido também por seu ministério de evangelização nas mídias sociais.

O padre conta que decidiu fazer parte da campanha por ser um movimento inédito no Brasil. “Nos últimos anos, muitas pessoas se consagraram por moda, sem compreender o que a consagração, o que acabou criando uma imagem distorcida dela. Abracei essa campanha porque nosso país precisa ser consagrado a Nossa Senhora. Teremos uma formação com um acompanhamento organizado, contando com o alcance e o destaque da Minha Biblioteca Católica. Essa é uma providência de Deus para que a consagração seja conhecida em sua essência”, acrescenta o vigário da Paróquia São João Bosco.

“O Brasil precisa dessa ação”

O propósito da iniciativa é oferecer um caminho fácil, curto, perfeito e seguro para a santidade — tudo isso a partir da devoção estruturada por São Luís de Montfort. Matheus Bazzo, fundador do clube, contextualiza que o objetivo dessa ação está conectado diretamente com a missão da empresa: manifestar os tesouros da tradição católica através da melhor e mais bela experiência para as famílias brasileiras. 

“A Igreja, os papas, os santos e a piedade popular recorrem a todo instante a Nossa Senhora para, por meio dela, ir até o Senhor. Por isso, nós estamos iniciando uma grande campanha de consagração do Brasil à Virgem Maria, por meio da nossa própria consagração pessoal”, detalha Bazzo, que também criou a plataforma de streaming Lumine e o app de meditação Peregrino.

De uma forma não planejada, segundo ele, “Consagre-se” se tornou uma continuidade da campanha de oração “Corações ao Alto”, promovida recentemente pela Minha Biblioteca Católica. “Nossa Senhora é a grande intercessora. É através dela que muitas das nossas orações chegam ao pai. Por isso, é justo e necessário que avancemos um próximo passo na fé, consagrando-nos a ela. A forma como os católicos se engajaram em ‘Corações ao Alto’ nos inspirou a ir além. O Brasil precisa dessa ação”, pontua Bazzo. 

Assim como na mobilização anterior, diversas personalidades farão parte dessa nova iniciativa, compartilhando sua jornada de consagração nas redes sociais. Entre os nomes estão o cantor Dunga, a cantora Celina Borges e as missionárias Thayna Azevedo e Priscila Camargo.

O livro de cabeceira de São João Paulo II

O padre Francisco Amaral destaca que o “Tratado” era o livro de cabeceira de João Paulo II. Tanto que, em razão disso, o papa assumiu como lema de seu pontificado “Totus Tuus”. Ou seja, “Todo teu”, referindo-se a Maria. A obra ensina — de uma forma prática, didática e acessível — como viver essa consagração.

Para realizar plenamente esse ato de devoção a Nossa Senhora, é importante que cada um faça a leitura do método. Buscando ampliar o alcance da obra e facilitar seu acesso, é a primeira vez que a Minha Biblioteca Católica decidiu abrir as vendas de um livro para não assinantes. Porém, o clube deixa claro que os fiéis podem adquirir e utilizar outra edição, de acordo com sua preferência. 

Confira o cronograma completo da consagração

Serão 30 dias de jornada, que se dividirão nos seguintes períodos:

  • Agosto: leitura do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Monfort. Preparação para iniciar as orações.

  • 12 a 23 de setembro: exercícios espirituais preparatórios à consagração solene, conforme o método de São Luís Maria Grignion de Montfort. São 12 dias preliminares.

  • 24 a 29 de setembro: orações da primeira semana.

  • 30 de setembro a 5 de outubro: orações da segunda semana.

  • 6 a 11 de outubro: orações da terceira semana.

  • 12 de outubro: ato de consagração no dia de Nossa Senhora Aparecida.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.