“Cura dos corações feridos e restauração da confiança” foi o tema da Missa da Misericórdia realizada pela Comunidade Shalom de Sobral nesta quinta-feira, 26 de setembro.
Presidida por Padre Livandro Monteiro, a celebração aconteceu na Igreja Nossa Senhora das Graças, também conhecida como Capela do Abrigo.
Na homilia, o sacerdote refletiu sobre as leituras da liturgia destacando o risco das concupiscências da curiosidade e da futilidade pelas quais os fiéis ficam expostos com o uso excessivo das redes sociais.
A curiosidade de Herodes
Com o Evangelho de Lucas 9, 7-9 que narra Herodes questionado sobre quem era aquele que realizava prodígios, Padre Livandro introduziu os fiéis na reflexão da temática desta quinta.
“Herodes tinha no seu coração dúvidas como muitos de nós hoje trazemos. Ele queria saber quem era Jesus pela sua curiosidade”.
Segundo o sacerdote, a curiosidade se não estiver ordenada em Deus é uma concupiscência, ou seja, uma má inclinação.
“A curiosidade do mundo nos impede de entrar na presença de Deus“, afirma.
Mas o que isso tem a ver com a cura do coração ferido? “Se pecamos, todos nós trazemos feridas no coração. Quem aqui tem dificuldade de amar, de perdoar?” Para o padre, “a internet tem sido um grande caos que nos faz alimentar a concupiscência da curiosidade e muitas vezes não nos permite viver o sagrado que esta no meio de nós“.
A futilidade das redes sociais
“A futilidade das redes sociais tem tirado do nosso coração a pertença a Deus pelo nosso batismo”, alertou o sacerdote.
“A rede social não é ruim, é importante, mas não é fundamental na nossa vida”, explicou ele.
Quanto tempo você gasta com as redes sociais
Padre Livandro falou que muitos desanimam achando que Deus não os ouve, mas a causa de não terem recebido um possível “milagre” pode ser porque ainda estão divididos entre a vida no mundo e em Deus.
“É Deus que não lhe escuta ou é o sagrado que tem perdido o lugar na sua vida?”, perguntou aos fiéis.
“O problema meus irmãos é que estamos divididos entre Deus e o mundo. Quando precisamos de graças, buscamos Deus. Mas muitas vezes a nossa vida não corresponde com o evangelho do Senhor”.
Quem você escolhe ser Herodes ou Bartimeu?
Pe. Livandro recordou as palavras de Jesus em Marcos 10, 51-51 ao cego Bartimeu. “O que queres que eu te faça’ é a pergunta de Jesus hoje para nós”.
“É preciso não somente dizer que confia, mas romper com a situação de pecado que impede de viver a felicidade que está em Deus”, atesta.
Para tal, Padre Livandro destacou a importância de se diminuir o tempo gasto nas redes sociais e dedicar-se a meditação da palavra de Deus pelo menos 20 minutos por dia.
“Se diminuirmos a frequência da curiosidade e nos darmos mais a Deus em uma vida de oração, Ele preparará o seu coração para ser testemunha do impossível de Deus em nossas vidas”, garante.
Confira algumas imagens da Adoração: