Na celebração Eucarística, ponto auge do Festival Halleluya São Paulo, Pe. Kássio Moura nos fez lembrar a importância de entendermos os preceitos da lei do amor que Jesus nos ensina, de voltar o nosso olhar para o bem daqueles que nos cercam. E também nos fez recordar o dom da graça que nos é dado através da celebração do domingo, dia do Senhor, onde lembramos Sua morte e Ressureição.
Sob a luz do Evangelho do dia, refletimos sobre o verdadeiro significado de viver conforme a Palavra de Deus, de como podemos seguir as leis, sem desprezar e negar a dor daqueles que sofrem. Ou seja, quando Jesus questiona: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?”, vemos que de nada serve observar o que diz as Sagradas Escrituras e ser indiferente com a realidade que nos cerca. “Ter a lei pela lei, sem levar em conta o ser humano, será que pode ser considerado lei?”, diz Pe.Kássio como provocação aos fiéis durante sua homilia.
Para o sacerdote, “a maior lei que Jesus vem nos trazer é a lei do amor”, e precisamos, mais do que nunca nos desprender dos equívocos sobre o que de fato significa ser obedientes a Deus e não correr o risco de ser “duros de coração”, como os fariseus, retratados no Evangelho de hoje.
Atentos à sabedoria que nos foi transmitida por meio da Palavra, temos como desafio, deixar de viver o que é secundário para perder a graça de vivenciar o verdadeiro amor de Deus. Somos convidados a colocar Cristo Santificado como o Centro de nossas vidas, sendo presença constante nas alegrias, louvores, mas principalmente nos momentos de aflição e angústias, pois uma vez que acolhemos Jesus, também assumimos a seu sofrimento e morte.
Tainá Oliveira
Comunicação Halleluya SP