Institucional

Missa votiva: Maria é fonte de misericórdia entre Deus e o homem

comshalom

mariaEsvaziada de si, Maria teve um papel imprescindível na história da salvação da humanidade. Para honrar a mãe do Senhor, a programação do primeiro dia do Retiro da Grande Comunidade foi encerrada com missa votiva a Nossa Senhora de Nazaré.

A celebração foi presidida pelo missionário da Comunidade Shalom, Pe. Antonio Furtado. No sábado, 11, celebramos o dia de Nossa Senhora de Nazaré.

Em Maria Santíssima se dá o encontro entre a misericórdia de Deus que decide encerrar o silêncio formativo e nos enviar o Salvador, destacou padre Antonio. “Em Maria se dá o encontro entre a misericórdia de Deus e a miséria do homem”, disse.

O sacerdote destacou que em tudo Maria Santíssima nos ensina a sermos discípulos de Cristo. Além de mãe, ela soube seguir a Cristo, foi a primeira a acolher a salvação. ” Maria de Nazaré, pobre e simples, dizia: fazei tudo o que Ele vos disser.” A Maria devemos pedir constantemente a graça de ser o que Deus espera de nós.

É por causa de Cristo que proclamamos Maria como nossa mãe e que a exaltamos. “Maria faz parte do plano de salvação de Deus para a humanidade”, disse.

A celebração eucarística começou com um prelúdio em honra à Virgem Maria. Foi também rezada a consagração a Nossa Senhora de Nazaré. O título de Nossa Senhora de Nazaré ė caro ao povo de Belém.

Maria é a nova Eva, mãe da nova criação. É um mistério de salvação. Padre Antônio nos ensinou a exemplo de Maria vivermos um esvaziamento, a kénosis.

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO Á NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Senhora de Nazaré, da antiga raiz de Jessé, da casa real de Davi, descendente de São Joaquim e Sant’Ana, sempre que a angústia, o medo e a solidão me abatem, me entrego em teus braços, ò mãe. Como criança carente em busca de alívio, carinho e proteção, mergulho em teu Coração Imaculado e consagro a ti, querida Mãe, o meu passado e todas as minhas lembranças, o momento presente e todas as suas aflições, o meu futuro e a Vida Eterna que Deus me reserva no céu.
O Sacramento do Batismo, que um dia recebi, me tornou filho(a) de Deus e filho(a) teu, ò Mãe. E fez-me também herdeiro(a) de seu Reino. Por isso, venho renovar diante de ti, ó Virgem de Nazaré, as promessas de meu batismo. E, para que eu possa ser fiel a elas até o fim de minha vida, peço a tua intercessão junto ao teu Filho Jesus.
Doce Senhora de Nazaré, a ti consagro, agora, as minhas aspirações, meus projetos, meus sonhos, minha missão, minhas realizações, tudo o que tenho e tudo o que sou. Consagro, também, todos os dias restantes de minha vida terrena, para que sejam dias serenos, cheios de paz e de muitas graças.
Quero também te consagrar desde já, Senhora de Nazaré, o momento de minha morte quando por tuas mãos, e amparado(a) pelos braços de teu esposo São José, poderei finalmente ver teu rosto, abraçar teu Filho Jesus e contemplar a glória do Pai, no amor infinito do Espírito Santo. Amém!

Por Terezinha Fernandes

Foto: Licurgo Júnior


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.