Com o apoio da Arquidiocese de Goiânia, a Comunidade Católica Shalom realizou, de 20 a 22 de maio, no Teatro do Colégio Marista, o I Congresso Mariano, que teve como tema: “Eis a tua Mãe” (Jo 19,27). No intuito de bem formar o povo de Deus acerca da doutrina, espiritualidade e devoção mariana, a programação do evento buscou aprofundar os principais documentos da Igreja relacionados à Nossa Senhora, sobretudo no que se referem aos dogmas.
O evento mariológico foi aberto com a Santa Missa na Basílica Santuário Sagrada Família. O Padre Divino celebrou a Missa que contou com a participação dos membros da Comunidade Shalom, dos palestrantes, dos participantes e de todo o povo de Deus. Nesta primeira edição, o evento teve no seu formato duas propostas: pelas manhãs o tema geral e pelas tardes os workshops.
Formação do Congresso
Partindo da Palavra de Deus, dos Documentos Pontifícios, da Patrística, de livros e escritos diversos de autores marianos, dentre eles, São Luís Grignion de Montfort, São Bernardo, Santo Afonso de Ligório, a organização do evento contou com o apoio de alguns palestrantes nos workshops. O objetivo foi levar cada participante a perceber o caminho que o Senhor queria deles em vista da sua missão na sociedade e Igreja.
Desta forma, os temas dos workshops marianos foram: “Os Dogmas e as Devoções Marianas, tesouros do céu para a vida e a fé” (aspecto doutrinal); “Nossa Senhora, modelo de mulher, mãe e educadora da fé e das virtudes” (aspecto da família) e “Nossa Senhora, o Espírito Santo e a Nova Evangelização” (aspecto kerigmático).
Palestrantes
O tema geral do evento, por sua vez, foi ministrado em um primeiro momento de forma virtual e ao vivo pela cofundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira. Duas outras palestras foram aplicadas em substituição a cofundadora, tendo a frente Gabriella Dias (representante do Brasil na CHARIS Internacional perante a Santa Sé) e Aurinilton Filho (responsável local da Missão Shalom).
Além dessas temáticas voltadas aos participantes adultos, foi-se dado aos pequeninos (crianças) um espaço interativo com programação direcionadas para a oração, adoração, meditação dos mistérios do Santo Rosário, evangelização e lazer.
No desejo de construir e vivenciar o evento a partir das características da Sinodalidade – tema tão querido ao Santo Padre o Papa Francisco e ao arcebispo metropolitano, Dom João Justino, a comissão organizadora do evento procurou agregar em seu quadro de palestrantes os mais variados carismas e vocações, dando a configuração da ‘diversidade na unidade’, a marca diferenciada desta primeira edição.
A presença de padres diocesanos (Pe. Ronaldo e Pe. Luís Henrique Brandão), de religiosos (Pe. João Paulo e Irmão Diego – Redentoristas), dos fundadores de Novas Comunidades (Síntia e Carlos – Família Santa; Luís Antônio – Luz da Vida; Fernando Bacelar – Movimento Guardiões do Amor Maior), da Renovação Carismática Católica (Ronaldo) e, por fim, dos missionários consagrados da própria Comunidade Shalom (Gabriella Dias, Ana Paula Gomes e Aurinilton Filho) possibilitou a beleza da comunhão, da participação e da missão, proporcionando aos participantes do Congresso uma oportunidade única de ver que, na ‘Escola e Casa de Maria’, o diálogo e a unidade são instrumentos poderosos para a vida e a essência da Igreja, para o seguimento de Jesus e para a formação de novos santos.
A presença de Dom João Justino no encerramento do Congresso, presidindo a Celebração Eucarística, levou todos a perceberem que, quando juntos caminhamos, somos mais e melhores discípulos de Cristo, assim como foi sua Mãe, a primeira e perfeita discípula.
Rogai por nós, oh Mãe
Não poderíamos terminar esse momento de partilha e comunhão eclesial do I Congresso Mariano, se não fazendo memória da belíssima letra do também evento mariano Totus Tuus que diz: “Bem-aventurada, ó Virgem Maria, minha doce Mãe, trouxe o Pão da Vida, a rosa Perfeita, que traz alegria, mesmo no silêncio, inspira poesia. Mãe de toda a Igreja, Mãe de todos os povos, Mãe de todas as cores, mãe que intercede e nos guarda, lá do céu”.
Ó Virgem Maria, tudo em vós é união profunda em Deus, toma em suas mãos puríssimas e por tua poderosa intercessão, todas as propostas de evangelização desta Arquidiocese para que, unidos em um só corpo, como uma só família eclesial, possamos amar e honrar Seu Filho Jesus.
Aurinilton Filho (Nil)
Responsável Local Shalom Goiânia