Shalom

Missão de Goiânia realiza o I Congresso Mariano

Durante o mês dedicado à Nossa Senhora, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a Virgem Maria.

comshalom

Com o apoio da Arquidiocese de Goiânia, a Comunidade Católica Shalom realizou, de 20 a 22 de maio, no Teatro do Colégio Marista, o I Congresso Mariano, que teve como tema: “Eis a tua Mãe” (Jo 19,27). No intuito de bem formar o povo de Deus acerca da doutrina, espiritualidade e devoção mariana, a programação do evento buscou aprofundar os principais documentos da Igreja relacionados à Nossa Senhora, sobretudo no que se referem aos dogmas.

O evento mariológico foi aberto com a Santa Missa na Basílica Santuário Sagrada Família. O Padre Divino celebrou a Missa que contou com a participação dos membros da Comunidade Shalom, dos palestrantes, dos participantes e de todo o povo de Deus. Nesta primeira edição, o evento teve no seu formato duas propostas: pelas manhãs o tema geral e pelas tardes os workshops.

Formação do Congresso

Partindo da Palavra de Deus, dos Documentos Pontifícios, da Patrística, de livros e escritos diversos de autores marianos, dentre eles, São Luís Grignion de Montfort, São Bernardo, Santo Afonso de Ligório, a organização do evento contou com o apoio de alguns palestrantes nos workshops. O objetivo foi levar cada participante a perceber o caminho que o Senhor queria deles em vista da sua missão na sociedade e Igreja.

Desta forma, os temas dos workshops marianos foram: “Os Dogmas e as Devoções Marianas, tesouros do céu para a vida e a fé” (aspecto doutrinal); “Nossa Senhora, modelo de mulher, mãe e educadora da fé e das virtudes” (aspecto da família) e “Nossa Senhora, o Espírito Santo e a Nova Evangelização” (aspecto kerigmático).

Palestrantes

O tema geral do evento, por sua vez, foi ministrado em um primeiro momento de forma virtual e ao vivo pela cofundadora da Comunidade Shalom,  Emmir Nogueira. Duas outras palestras foram aplicadas em substituição a cofundadora, tendo a frente Gabriella Dias (representante do Brasil na CHARIS Internacional perante a Santa Sé) e Aurinilton Filho (responsável local da Missão Shalom).

Além dessas temáticas voltadas aos participantes adultos, foi-se dado aos pequeninos (crianças) um espaço interativo com programação direcionadas para a oração, adoração, meditação dos mistérios do Santo Rosário, evangelização e lazer.

No desejo de construir e vivenciar o evento a partir das características da Sinodalidade – tema tão querido ao Santo Padre o Papa Francisco e ao arcebispo metropolitano, Dom João Justino, a comissão organizadora do evento procurou agregar em seu quadro de palestrantes os mais variados carismas e vocações, dando a configuração da ‘diversidade na unidade’, a marca diferenciada desta primeira edição.

A presença de padres diocesanos (Pe. Ronaldo e Pe. Luís Henrique Brandão), de religiosos (Pe. João Paulo e Irmão Diego – Redentoristas), dos fundadores de Novas Comunidades (Síntia e Carlos – Família Santa; Luís Antônio – Luz da Vida; Fernando Bacelar – Movimento Guardiões do Amor Maior), da Renovação Carismática Católica (Ronaldo) e, por fim, dos missionários consagrados da própria Comunidade Shalom (Gabriella Dias, Ana Paula Gomes e Aurinilton Filho) possibilitou a beleza da comunhão, da participação e da missão, proporcionando aos participantes do Congresso uma oportunidade única de ver que, na ‘Escola e Casa de Maria’, o diálogo e a unidade são instrumentos poderosos para a vida e a essência da Igreja, para o seguimento de Jesus e para a formação de novos santos.

A presença de Dom João Justino no encerramento do Congresso, presidindo a Celebração Eucarística, levou todos a perceberem que, quando juntos caminhamos, somos mais e melhores discípulos de Cristo, assim como foi sua Mãe, a primeira e perfeita discípula.

Rogai por nós, oh Mãe

Não poderíamos terminar esse momento de partilha e comunhão eclesial do I Congresso Mariano, se não fazendo memória da belíssima letra do também evento mariano Totus Tuus que diz: “Bem-aventurada, ó Virgem Maria, minha doce Mãe, trouxe o Pão da Vida, a rosa Perfeita, que traz alegria, mesmo no silêncio, inspira poesia. Mãe de toda a Igreja, Mãe de todos os povos, Mãe de todas as cores, mãe que intercede e nos guarda, lá do céu”.

Ó Virgem Maria, tudo em vós é união profunda em Deus, toma em suas mãos puríssimas e por tua poderosa intercessão, todas as propostas de evangelização desta Arquidiocese para que, unidos em um só corpo, como uma só família eclesial, possamos amar e honrar Seu Filho Jesus.

Aurinilton Filho (Nil)
Responsável Local Shalom Goiânia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.