A Missão de Santo André realizou nessa terça-feira, 14, a Abertura do Ano Apostólico junto a Comunidade e Obra local. O encontro dos Servos Apostólicos ocorreu em formato híbrido pela primeira vez, desde o início da pandemia.
Em espírito de louvor, recordamos os frutos de 2021 a as nossas principais ações on-line e presenciais com os jovens, os pobres, Comunidade e Obra. Tudo numa breve partilha dos coordenadores da Secretaria Jovem e da Evangelização, Fellippe Patrício e Jéssica Maia.
Acolhida do novo Responsável Local
Também aconteceu a acolhida com alegria de receber o novo Responsável Local (RL) e Coordenador Apostólico, Darllan Pereira, que pregou para os irmãos sobre o novo tempo que a Comunidade irá vivenciar em 2022.
Combater a Dispersão
Começando pela liturgia diária, Darllan citou a Carta de São Tiago 1,1-8. Onde encontrou algumas direções de Deus enquanto rezava pela Missão. A primeira delas é ‘Combater a dispersão’.
“A primeira coisa que o demônio quer fazer é nos dispersar, nos dividir. Então, se estivermos distantes, vamos viver a unidade”, disse.
Sempre encontraremos momentos difíceis, mas em Deus podemos ter a alegria e praticá-la.
“Está difícil? Pague com alegria! Peçamos esse dom que é fruto da Ressurreição”, falou.
Darllan ainda reforçou que “o Segredo para viver esse tempo é perseverança, constância, e a radicalidade”. E que quando o Senhor “vê essa disposição, Ele faz a sua Obra”.
Para um novo Ano Apostólico, uma resposta nova!
A graça, a vocação e a eleição de Deus são irrevogáveis, e perseguirão a cada um sempre. Porém depende também da resposta do missionário.
“Podemos responder mal. Então nossa resposta precisa ser forte, generosa. É preciso que meu coração se abra e queira dar uma resposta porque o chamado de Deus é forte, a Graça é forte. Tome posse da Graça, tome posse desse ano! Pra esse Ano apostólico, dê uma resposta nova! Tenha um coração Aberto! Deixe-se golpear pela Graça de Deus. É isso que vai fazer mudar. O Novo acontece dentro de nós!”, afirmou.
Somente é preciso identificar por onde recomeçar: na intimidade com Deus, na vida fraterna, no que for necessário. Recomeçar sem medo.
Recomeço em vista de uma multidão
O novo Responsável Local por fim fez um apelo à Missão de Santo André: é preciso recomeçar!
“Somos chamados a recomeçar em vista do mundo. De uma multidão. Então, abra o coração. Disso dependerão outras pessoas e a Comunidade”, destacou.
“Deus pode construir uma obra de arte inclusive a partir dos escombros do nosso coração”
Papa Francisco
Deus quer surpreender sempre. Porém é preciso Fé e Esperança.
“Só posso ser testemunha se eu ver o Senhor. Precisamos pedir que Deus renove nossa experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz! Em vista de um novo tempo de intensa evangelização. Tomé só pode ver o Senhor quando esteve na Comunidade. Então também nós vamos precisar estar na Obra e tocar o Ressuscitado”, concluiu Darllan, lembrando a todos de pedir uma nova Efusão do Espírito.
O encontro dos Servos Apostólicos se encerrou com uma oração de súplica ao Espírito Santo e a abertura aos dons.
A Missão se reunirá novamente neste sábado, 18, para a Assembleia Jovem presencial, às 16h.