O tema central da Convenção Shalom 40 anos neste domingo é “Amigos dos Pobres”, e um dos momentos previstos na programação é conhecer o testemunho de diversas missões da Comunidade sobre o amor e o serviço aos pobres. Uma das partilhas que será apresentada é da Missão de Varsóvia, na Polônia, que vive a experiência de acolher refugiados ucranianos da guerra contra a Rússia. De acordo com a Responsável Local (RL), Isnayde Barreto, a Missão chegou a trabalhar com cerca de 100 ucranianos (mães e crianças).
> Convenção Shalom 40 anos: confira horários para assistir ao vivo
Ela conta que 98 refugiados foram acolhidos em uma casa de retiro vizinha à casa comunitária. Isso aconteceu logo após a realização de um Cerco de Jericó na Missão. “Nós também acolhemos na nossa casa comunitária cinco jovens e uma mãe com seu filho de seis anos, porque já não havia mais espaço para eles na casa de retiro. A partir dessa experiência começamos algumas ações: aulas de dança para as mães e as crianças, momentos de oficina de pintura para as crianças. Começamos a dividir grupos com os missionários para poder atender cada realidade. Também oferecemos aulas de polonês para as mães porque elas queriam refazer as suas vidas na Polônia e muitas precisavam aprender o idioma”.
Ucraniana participa da Convenção
Para testemunhar os frutos desse serviço, a Missão levou a ucraniana Nathália para a Convenção, mãe de dois adolescentes. Ela vai partilhar um pouco sobre a experiência de encontrar a paz em meio ao sofrimento da guerra. Também a polonesa da Obra Shalom, Gosia Kopania, vai partilhar um pouco sobre o serviço aos refugiados. Coube a ela a missão de ensinar o idioma às mães e jovens acolhidos em Varsóvia.
Serviço aos refugiados renova vocação dos missionários
Para Isnayde, o apostolado com os ucranianos gerou uma renovação vocacional dos missionários. “Nós da missão fomos experimentando que não somente eles recebiam, mas nós também recebemos muito. Eles nos ensinaram muito, a gente cresceu muito. Tem sido uma experiência vocacional poder experimentar de uma forma nova a paz que é Cristo e aprofundar o que nós somos, ministros da paz”, conta.
Ainda de acordo com ela, o serviço aos ucranianos para a Missão foi a concretização de uma das profecias da Escuta do Conselho Geral da Comunidade. “É uma grande graça porque foi uma profecia da Escuta em que o Senhor nos dizia que Ele infundia a Caridade Divina na Comunidade. E, para nós, foi uma grande oportunidade de encarnar e de viver essa profecia nas nossas vidas de uma forma muito concreta. Nós recebemos muito dEle e hoje é uma alegria poder partilhar o que realmente é viver essa Caridade Divina”.
Leia também | Confira detalhes de cada dia da programação da Convenção Shalom 2022
Serviço
Convenção Shalom 40 anos
Data: de 23 a 28 de setembro
Local: Roma
Tema: Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos jovens e Amigos dos pobres
Mais informações: http://comshalom.org/40anos