Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro deste ano, ocorreu o retiro “Homem segundo o coração de Deus” – realizado no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII, localizado na cidade de Palmeira dos Índios.
Voltado para a formação humana e espiritual de homens cristãos, o evento teve como objetivo abordar temas tocantes à masculinidade dentro da fé cristã, aprofundando o papel do homem em seus diversos ambientes de convivência, como a sociedade, a igreja e a família.
O retiro foi ministrado por Carmadélio Sousa, historiador e consagrado de Aliança da Comunidade Católica Shalom, que tem percorrido o país com este retiro. Segundo ele, o retiro é relevante pois fornece subsídios ao enfrentamento dos desafios relacionados à identidade masculina atualmente.
Os participantes, provenientes de diversas cidades de Alagoas e do Estado de Sergipe, relataram diferentes experiências. Todas, porém, possuem um mesmo ponto em comum: o crescimento no conhecimento objetivo de si, em sua maturidade e personalidade masculina.
“Este retiro foi uma das mais especiais providências de Deus em minha vida. Deus deu a graça de perceber o quanto precisava ser formado e lapidado e a grande responsabilidade que temos como autênticos homens cristãos na sociedade, no mundo. Aprendi a respeitar a mim e ao próximo, enxergando minha vida como dom e missão de Deus, como homem e segundo Seu coração. Redescobri o sentido de ser homem Shalom, me enxergar além das minhas misérias e superá-las, amadurecer e fazer a diferença.”, afirmou um dos participantes.
Outros ainda testemunharam um processo de autoconhecimento: “Antes do retiro eu era totalmente cego em algumas questões familiares, depois do retiro Homens segundo o coração de Deus, Deus me fez enxergar a importância da vida familiar, por isso não sou mais menino, devo agir como Homem”. E também de renovação na fé e na caminha cristã: “Mesmo participando da igreja há mais de 25 anos e já tendo participado de diversos encontros e retiros, o retiro “homem segundo o coração de Deus” foi um divisor de águas em minha vida como homem e como cristão.”.
Como visto, o retiro frutificou em grandes graças! E não apenas os homens colheram os frutos, mas também suas famílias: “Meu esposo voltou na certeza de que todo homem deveria viver esse momento, tirar dúvidas e partilhar com os seus irmãos, que vivem, de forma diferente, as mesmas situações. Disse que conseguiu fazer uma autoanálise de todas as fases da vida dele, desde a juventude, até a vida de casado, afirmando que nunca tinha parado para pensar em muitas coisas colocadas. Sobre o pregador, disse que é um formador, ungido de Deus, conhecedor das coisas de Deus e da igreja. Meu esposo é um Belo ‘José’ dentro de suas limitações, mas voltou ainda mais cheio de entusiasmo e felicidade”, contou, feliz, a esposa de um participante.
Obrigado ao pregador Carmadélio Sousa e ao Shalom (Maceió) por nos proporcionar esse retiro maravilhoso, por meio do qual pudemos crescer como homens segundo o coração de Deus.
Deus vos abençoe, Shalom!
Maurício Bulhões
Postulante da Comunidade de Aliança