Institucional

Comunidade Shalom em Recife realiza curso Tecendo o Fio de Ouro

comshalom

“O Autoconhecimento sem a graça de Deus é muito perigoso. O autoconhecimento sem Deus é quase um suicídio. Por que? Quem nos criou? Deus. De onde nós viemos? De Deus. (…) Só quem nos criou pode dizer quem nós somos. Só quem nos ama, pode nos conhecer”, destacou Lidiane Aparecida, ministra do Centro de Formação Recife na formação inaugural do curso Tecendo o Fio de Ouro, nesta quinta-feira (23).

A coordenadorado Centro de Formação e postulante da Comunidade de Aliança, Juliana Ramos, comemorou o número de participantes e comentou estar animada com os frutos do curso.  “A quantidade de pessoas inscritas, 50 pessoas, é uma alegria muito grande! Mostra que é um curso importante, atrativo, que muitas pessoas buscam e precisam”, vibrou Ramos.

4

“A primeira aula foi muito boa, muito dinâmica e interativa. Senti e nós fomos partilhando que, no começo, as pessoas ainda estavam um pouco fechadas, meio desconfiadas. Mas, a partir do momento que a Lidiane foi conduzindo de forma atrativa e dinâmica o grupo foi se soltando, se desarmando e se abrindo ao curso”, resumiu o primeiro encontro Juliana Ramos. O Tecendo o Fio de Ouro está realizado todas quintas-feiras na Cúria Metropolitana, sede da Arquidiocese de Olinda e Recife, bairro das Graças, sempre às 19h30.

Sobre o Tecendo o Fio de Ouro

É um roteiro para a descoberta do amor que Deus tem para com você e você para com Ele. Baseia-se no princípio de que o Ressuscitado que passou pela cruz faz, de fato, novas todas as coisas e todas as áreas de nossa vida. Deste roteiro, espera-se que ajude você a buscar atingir o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo (…) crescendo em todos os sentidos, pela prática sincera da caridade (…) naquele que é a cabeça, Cristo. (Ef 4,13-16)

De Deus, espera-se a graça de não mais vivermos agitados (…) ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores, nem da malignidade de nossas feridas, pecados e imaturidade.

De pessoa, espera-se a cooperação humilde, madura, oracional e disciplinada com este roteiro, por amor a Deus, a você mesmo, ao seu irmão, em busca da verdade, da cura, da maturidade, do reconhecimento e gratidão a Deus com a finalidade de melhor servi-lo e amá-lo e melhor servir e amar a cada irmão e à Igreja.

Do trabalho conjunto destes três parceiros, espera-se o melhor de todos os resultados: o fruto do amor que se dá, prova de toque da maturidade humana e espiritual, prova de autenticidade do relacionamento com Deus, conosco, com os  irmãos, com todo o criado e com as circunstâncias de nossa vida.

Reconciliados com nossa história, cheios de louvor a Deus de quem viemos, com quem vivemos e para quem vamos, conscientes de nossos limites e fraquezas, felizes por poder renunciar às nossas necessidades por amor, gratos por termos sido criados, apoiados no amor de Deus, seremos livres para dizer e viver com coerência e esponsabilidade o sim definitivo que nos inserirá, com e como Maria, na dinâmica e nos desígnios de amor da Trindade.

Mas, por que um roteiro para a história da salvação pessoal e projeto de vida? É roteiro porque traz indicações para a jornada, retiradas da experiência da patrística, dos santos, do magistério da Igreja e da Comunidade Shalom. (Ef 4,14-17).

É história
Por que é nela que Deus se mostra e está fazendo nascer e se desenvolver um projeto de amor e felicidade. (AMEDEO, Cencini. A História Pessoal, Morada do Mistério. São Paulo: Ed. Paulinas, 1999, p.4). Segundo este renomado psicólogo da vida consagrada, é impossível compreender uma pessoa em profundidade sem essa viagem pelo seu passado e uma atenção cuidadosa à sua história. É impossível, outrossim, alguém fazer discernimentos sérios sobre a vontade de Deus em sua vida sem conhecer-se e conhecer a sua história.

É da salvação
Porque, na perspectiva da fé, não tem sentido uma história que não seja para a santificação própria e do mundo inteiro, consequência da acolhida da graça da salvação que nos vem por Jesus Cristo.

É pessoal
Porque, embora o evento da salvação em Jesus Cristo abranja todos os homens, todo o homem e todo o universo, essa mesma salvação concretiza-se de maneira pessoal e única, uma vez que depende do nosso sim para realizar-se plenamente em nós e no
mundo inteiro. E o nosso sim será mais pleno e definitivo na medida em que nosso ser inteiro, corpo, alma e espírito, estejam conformados a Jesus Cristo como fruto de uma experiência pessoal com Cristo Ressuscitado e consequente opção amorosa, radical, definitiva e pessoal por Ele.

É projeto
Porque só se reconstrói o passado tomando a nossa vida em nossas próprias mãos para colocá-la nas mãos de Deus no caminhar de cada dia em direção a Ele, nosso fim último, nossa felicidade plena. É projeto porque só estará definitivamente cumprido no céu e porque visa conformar o próprio projeto de vida pessoal (PVP) à vontade de Deus para nós.

É de vida
Porque é na vivência e na amorosa e feliz luta do dia a dia que se encarna a Caridade, medida da estatura de Cristo, medida do homem maduro e santo.

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.