A cidade de São Paulo é imensa. Sendo uma das mais populosas cidades do planeta, tem cerca de 12.396.3721 habitantes. É a capital do Estado de mesmo nome e também o mais populoso do Brasil, com estimativa de 46.649.132 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021. Tanto o estado como a capital são formados por povos de muitas origens de diversas localidades do Brasil e de outros países.
Num breve passeio por São Paulo, especialmente pela capital, é possível notar, ouvir, perceber, de vários modos, as expressões e culturas distintas que marcam a vida e o modo de ser paulista e paulistano. E foi justamente nesta profusão de expressões e culturas na cidade que um dia foi chamada “Terra da Garoa” Deus, em seu infinito amor, quis manifestar-se a nós por meio do Carisma Shalom.
Primeiros missionários
Os primeiros contatos foram estabelecidos na Diocese de Santo Amaro com o Bispo Dom Fernando Antônio Figueiredo (no momento da escrita deste texto, bispo emérito da referida diocese). Dom Fernando havia manifestado interesse por conhecer a comunidade e externou tal disposição a um seminarista. Tal desejo chegou ao conhecimento do fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, por intermédio da Celeste Ribas, que nos relata com detalhes esses momentos da graça de Deus para a expansão do carisma Shalom no testemunho a seguir.
Diocese de Santo Amaro – Primeira Missão da Região Sudeste do Brasil
“Não poderia ser de outra maneira: a missão Shalom, no Estado de São Paulo, começou como uma pequena semente lançada pela Divina Providência, na hora que Deus quis, contando com seus filhos que, dóceis instrumentos da Sua vontade, acolheram a moção do Senhor. Esta parece ser a metodologia predileta de Deus. Para isto ele se utilizou daqueles que Ele mesmo escolheu, não por serem os melhores, mas por sua divina Misericórdia. Eu me chamo Celeste Ribas e ingressei na Comunidade Católica Shalom em 1990, na Comunidade de Vida, e dela fui membro por alguns anos. De volta à São Paulo em 1995, encontrei um seminarista amigo que me disse que Dom Fernando Figueiredo (hoje bispo emérito da Diocese de Santo Amaro) estava desejoso de ter mais informações sobre a Comunidade Católica Shalom e não sabia com quem falar. Guardei esta informação e a apresentei ao fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo.
Em 1996 aconteceu o meu primeiro encontro com Dom Fernando. Na época não havia material de apoio que pudesse apresentar a Comunidade em números, dados, estatísticas e casas de missão, pois era apenas o princípio da difusão do Carisma. Orientada pelo fundador, Moysés Azevedo, apresentei meu testemunho de vida, contei a experiência que tive como missionária em Fortaleza, Natal e Salvador. Falei de mim e sobre tudo o que vi acontecer ao meu redor em termos de evangelização e formação, marcas fortes desde sempre do Carisma Shalom.
Dom Fernando se encantou e sem muita burocracia perguntou: ‘o que é preciso fazer para que haja uma missão da Comunidade Shalom na diocese de Santo Amaro?’ ‘Basta pedir!’, respondi com simplicidade, mas com muita convicção”, contou Celeste Ribas em um testemunho em julho de 2016.
Desafios do começo da missão
Cabe, contudo, destacar que o desafio era imenso dadas as circunstâncias do contexto vivenciado à época. A casa, espaço físico que abrigaria a primeira missão em Santo Amaro, já estava definida. Entretanto, entre os engajados naquele momento, intensificavam-se as orações e correrias em busca da manifestação da Providência Divina em termos de mobílias, utensílios e todo o necessário para o funcionamento e fruição da vida missionária na então Casa de Retiro que se tornara, a partir daquele momento, no Centro de Espiritualidade Santa Teresa, ou ainda, a Casa Contemplativa. Tanto que os primeiros irmãos missionários a chegarem em Santo Amaro precisaram aguardar por algum período e foram acolhidos pelo Padre Ângelo Moroni (im memorian) no Recanto Nossa Senhora de Lourdes, da Congregação Guanelliana, na região norte de São Paulo, lado oposto da cidade, na vizinhança do Horto Florestal.
Neste mesmo tempo, em Guarulhos – SP, a 50 quilômetros de Santo Amaro, cidade onde a Celeste residia à época, Deus já elegia um povo. Alguns jovens, de diferentes grupos de oração, mas todos com engajamento na RCC. Uns da diocese de Guarulhos e outros da Arquidiocese de São Paulo, tinham uma amiga em comum, a Celeste Ribas.
Sementes para a evangelização na cidade
Em 1996, este grupo de jovens, cerca de 12 pessoas, encontrou-se casualmente com a amiga em comum. Deste encontro e da partilha acerca das dificuldades no trabalho com a evangelização da cidade, surgiu o desejo de orar juntos em intercessão pelo povo que Deus lhes confiava e em busca da vontade do Senhor para suas vidas.
Sem ter qualquer pretensão de vivenciar um chamado específico, as pessoas do referido grupo saíram em busca de um local para reuniões semanais. Encontraram acolhimento na Paróquia São Pedro Apóstolo, na Vila Galvão, em Guarulhos – SP. Na ocasião, o pároco, padre José Simões, generosamente autorizou que as reuniões ocorressem na capela do Santíssimo, uma grande graça por possibilitar que as reuniões ocorressem na presença do Santíssimo Sacramento.
Aos poucos, iam conhecendo o Carisma pela vivência com a maneira de rezar, de se relacionar com o Senhor, de conduzir as orações com que a irmã Celeste,e sua experiência de SER Shalom, transmitia a cada encontro. E com essa forma diferente de rezar, a convivência fraterna, e o modo de SER Shalom ia inflamando cada vez mais o coração daquele pequeno grupo de jovens que contemplavam, aos poucos, um caminho de eleição que o Senhor lhes mostrava com delicadeza.
Todo esse trabalhar de Deus foi acontecendo ao mesmo tempo em que Ele preparava, no silêncio, uma casa missionária na Diocese de Santo Amaro. Enquanto tudo isso acontecia, motivados por Deus por meio de moções e palavras, alguns irmãos deste pequeno grupo, mesmo desempregados e sem condições financeiras, decidiram, pela fé, dar um passo a mais.
Os primeiros vocacionados ao Carisma Shalom
Foi então que, no mês de janeiro de 1997, reunindo forças e recursos que só a Divina Providência pode explicar, estes irmãos e irmãs partiram para uma experiência com o Carisma Shalom em Fortaleza, Ceará, para um Retiro de Líderes. Nesse retiro, vivenciaram dez dias de muitas graças, conheceram um pouco mais o modo de ser Shalom e tiveram seus corações ainda mais tocados por Deus.
Passado o período do retiro, seguiram para uma experiência de 16 dias na Comunidade de Vida, na Casa Mãe, em Fortaleza. Inseridos nos ministérios e no dia-a-dia da missão, sentiram a certeza de que Deus queria algo a mais para cada um deles. A atração ao carisma era tanta que, ao retornarem, em 12 de fevereiro de 1997, alguns já haviam iniciado o caminho no Vocacional Shalom sendo acompanhados por carta por irmãos do Noviciado (hoje, o Discipulado) em Pacajus, Ceará.
E na imensa misericórdia de Deus, Moysés e Dom Fernando Figueiredo, em reunião no mesmo mês de fevereiro definiam a vinda da comunidade para São Paulo. A Casa de Retiros, situada na Rua José Roschel Rodrigues, 1927, no bairro de Parelheiros em São Paulo (SP), até então administrada pela diocese de Santo Amaro, acolheria daquele momento em diante o Carisma Shalom na primeira missão da região sudeste do Brasil.
Tal acontecimento marcou a vida da comunidade, a vida da Igreja, a vida dos irmãos e irmãs que haviam iniciado há pouco o acompanhamento vocacional, e marcaria a vida de um grande número de pessoas tocadas pelo amor do Senhor por meio do Carisma Shalom. Também marcou o nome da casa de retiros, que passou a ser denominada Casa Contemplativa São José.
O tempo passava mais que depressa enquanto se preparavam os ambientes da Casa Contemplativa para o acolhimento dos irmãos e irmãs da Comunidade de Vida que chegariam para doar suas vidas em solo paulistano, que, apesar de estar no outono na ocasião, fazia lembrar do calor e das altas temperaturas nordestinas.
13 de maio de 1997
Enfim, no dia 13 de maio de 1997, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em uma Celebração presidida por Dom Fernando Figueiredo, concelebrada por Padre Marcelo Rossi, Padre Marcelinho e Padre Júlio (atual irmão consagrado na Aliança na Comunidade Católica Shalom), era formalizada a chegada da primeira missão da Comunidade Católica Shalom na região Sudeste do Brasil.
No segundo semestre de 1997, ingressaram na Comunidade Aliança os cinco primeiros irmãos, sendo quatro de Guarulhos e um de Santo Amaro. Eram eles: Alexandre Prado, Celeste Ribas, Clóvis Varo (im memorian), Jandira de Oliveira Costa e Rosilaine Prado.
Esses irmãos se deslocavam, duas vezes por semana, em meio ao trânsito louco de São Paulo e em plena hora do “rush” (congestionamento muito elevado), percorrendo 55 Km (pelo trajeto mais curto – “Corredor Norte-Sul”), podendo chegar a 74 Km caso utilizassem as Marginais Tietê e Pinheiros para atravessar a cidade.
Com certeza, era uma graça especial que recebiam ao beber do Carisma e experimentar o amor incondicional das almas esposas. Só mesmo muito amor, graça e determinação, pois tinham de fazer todo o caminho de volta para suas residências com a alta quilometragem até Guarulhos.
Durante o segundo semestre de 1997, outros irmãos da região de Guarulhos, uma vez por mês, lotavam uma Kombi para ir até a Casa Contemplativa, em Parelheiros, a fim de participar dos encontros vocacionais. Em 1998 os primeiros postulantes para a Comunidade de Vida já eram enviados em missão.
Na Comunidade de Aliança, o Senhor continuava a inflamar cada vez mais os corações. Logo no início de 1998, os primeiros irmãos professavam seu desejo de trilhar o caminho na comunidade.
Primeira celebração de “Recebimento dos Estatutos e Regras de Vida da Comunidade”
De 1998 a 2000, muitos foram os trabalhos para a difusão do carisma na diocese de Santo Amaro, e também em outras regiões como Zona Norte de São Paulo (de onde a divina providência possibilitou germinar a Missão Perdizes em SP) e Guarulhos através da evangelização pela Formação Básica, shows, congressos. Não perdiam a oportunidade de irradiar a vocação por onde passassem.
Nos eventos da Casa Contemplativa reuniam-se pessoas de várias localidades da região metropolitana de SP e também de locais mais distantes. A proximidade e os ensinamentos deixados pelos baluartes da vocação fomentaram muitas amizades entre os que estão no tempo com aqueles que já estão na eternidade com o Senhor.
Os ventos criadores do Santo Espírito seduziam e davam uma força e determinação singulares aos que esperavam confiantemente no amor do Senhor. A vocação inflamava corações e a quantidade de pessoas que passavam a fazer parte da comunidade, deixando-se seduzir pelo Doce Hóspede das almas, crescia.
A primeira Casa Apostólica em Santo Amaro foi inaugurada em 1999, na Rua Atílio Milano, próximo ao Largo 13 de Maio e da estação Santo Amaro – CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A providência divina não desamparou os que nela confiaram. As doações de móveis, utensílios, eletroeletrônicos surgiam. Embora saibamos que, por vezes, as noites escuras e as ofertas de amor possam nos acompanhar nos caminhos.
No ano seguinte, em 2000, com a graça de Deus, vários irmãos, vindos especialmente da região norte da cidade de São Paulo, também de Guarulhos, ingressavam na Comunidade de Aliança. Mesmo com o desafio de suplantar grandes distâncias para chegar até a Casa Apostólica, ou até a Casa Contemplativa, os corações seduzidos e inflamados de amor pelo Amado, diziam “Sim, eu quero. Eu vou”… E a Comunidade Shalom ia crescendo em “São Paulo, a terra da garoa”.
Também em 2000, dois dos nossos primeiros irmãos, Clóvis e Jandira, ingressaram no Discipulado (na época, era chamado de “Noviciado”) na Comunidade de Aliança. Com saudades, lembramos do “Tio Clóvis”. O tempo e a eternidade se mesclam. E no coração, a certeza de que outros tantos irmãos nossos, e destes que estiveram nos primeiros tempos da missão em SP, o Clóvis e o Paulo André, como alguns de nós na eternidade, pedimos que roguem por nós ao Esposo de nossas almas.
O amor misericordioso do Senhor nunca faltou à Comunidade e aos que Ele atraía, e continua atraindo, a si por meio do carisma Shalom. Esse amor do Ressuscitado mantinha, e mantém, os vasos de argila que levam em si o mais sumo bem. A alegria de saber-se amado e a determinação de querer amar o Amor tomava conta dos corações.
Novas vocações
O número dos que se sentiam impelidos a conhecer o carisma e forma de ser e de viver Shalom, tanto como Comunidade de Vida, como Comunidade de Aliança, aumentava a cada dia. A vida missionária no carisma Shalom, com suas consolações e ofertas de amor, ia sendo fecundada naquela região que é, por características de seu território, local de mananciais2 de águas que nascem e irrigam a terra e a vida.
Muitas histórias se sucedem, como a das casas missionárias de Guarulhos e na Zona Norte de São Paulo (no momento da escrita deste texto, Perdizes), numa bela e grande obra do amor de Deus pela humanidade em regiões paulistanas e paulistas.
Há mais histórias de amor e misericórdia do Senhor pela humanidade em nosso tempo e em nosso meio. “Sim, o Senhor fez por nós grandes coisas; ficamos exultantes de alegria!”, mas essas outras histórias seguirão em outros capítulos.
Vamos escrever?
Texto escrito por Faustina Celeste Ribas da Cruz, Jandira de Oliveira Costa e Rosilaine Ferreira do Prado. Abril de 2022.
1 De acordo com documento publicado pelo IBGE: “ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NO BRASIL E UNIDADES DA FEDERAÇÃO COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2021”. Disponível em https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2021/estimativa_dou_2021.pdf.
2 Parelheiros – A totalidade de seu território está situada em área de proteção aos mananciais e a região compreende remanescentes importantes de Mata Atlântica, mantendo grande parte de sua mata nativa, como biodiversidade preservada e área de grande produção agrícola, sendo estratégico para a vida da cidade de São Paulo: equilibra as correntes térmicas com as menores temperaturas e a maior precipitação pluviométrica da cidade. Sua rede hídrica contempla três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings. As duas represas fornecem água para cerca de 25% da população da Região Metropolitana. Disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretari as/subprefeituras/parelheiros/historico/index.php?p=411. Acesso em 29.04.2022.
Muitas saudades dessa Missão onde vivi por três anos e fui testemunha de grandes milagres da providência e do cuidado de Deus pelos seus filhos.