Sem Categoria

Missão Shalom de Brasília inaugura capela Kyrios na capital federal

comshalom

No dia 11 de setembro, enquanto o mundo relembrava os 20 anos do atentado às Torres Gêmeas em Nova Iorque, a cidade de Brasília ganhava um novo sinal de esperança para o Brasil e para o mundo. A missão da capital do país inaugurou a capela Kyrios com a presença de Dom Joel Portella, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que entronizou Jesus eucarístico no novo templo:   

“Hoje somos convidados a olhar o sacrário – onde está Cristo olhando para nós e cuidando de nós – e o ambão, (…) de onde a Palavra de Deus é proclamada – e deve ser proclamada oportuna e inoportunamente. 

Em especial o sacrário, símbolo de missão. Jesus está no sacrário e quer ficar também em você, pra que você produza as obras do espírito por onde você passar. 

Você que ouve a Palavra, a deixa entrar em sua mente e coração, você que se volta para receber do Senhor a consolação e a força: você tem que sair desta igreja pedra uma igreja gente, mais fortalecido na missão. Esta obra da capela é algo muito concreto neste sentido.

Uma coisa que tenho certeza durante este tempo de pandemia é que a Igreja não parou. Eu fiquei impressionado com tudo o que vi aqui e sei que a igreja pedra vai ser igreja gente no anúncio de Jesus aqui em Brasília.

Não ponham limitações à obra de Deus. Que, apesar das minhas limitações, eu seja um missionário que não imponha limites àquilo que o Espírito quer fazer em mim”.      

Eduardo Silva, consagrado de vida e responsável pela arte sacra da capela, veio diretamente da Diaconia, sede do Shalom no Ceará, para executar a missão que lhe foi outorgada. Ele partilhou da experiência da confecção das artes e o significado delas na capela: 

“O senhor nos convidou, guiados pelo Espírito Santo, a mergulhar em um mistério: nós passamos pela cruz (presente na via sacra) e nos encontramos com Jesus Cristo, no sacrário e no altar.  

O ícone (no centro, atrás do altar) traz, para quem o contempla, uma experiência pessoal. É um símbolo que nos ajuda a alcançar o Senhor. O Cristo aqui representado é Rei e Senhor, Ele que traz em Sua mão o estandarte da Cruz que, para nós enquanto carisma, é representado como árvore da vida. Ele é Rei porque dá Sua vida e abre Seu coração para nos lavar, nos purificar, para nos fazer Seu. 

Ao entrar nesta capela, que nos sintamos dentro do coração de Deus”

Com convidados que lotaram os 130 lugares da capela, Roneide Santos, responsável local da missão, comemorou esta vitória de Deus no coração do Brasil. “Com a graça de Deus, a partir do dia 4 de outubro, essa capela terá adoração perpétua. Teremos 24h, todos os dias, para Jesus ser adorado e amado por nós”. 

 

O mistério do senhorio de Jesus em Brasília

Desde a fundação da missão da Comunidade Shalom em Brasília, no dia 22 de abril de 2001, uma palavra se destacava: Kyrius. A palavra tem origem na cultura grega; com ela, os próprios gregos antigos, convertidos ao cristianismo, se referiam a ‘Deus’ ou ‘Senhor’. Em Brasília, o termo ganha uma característica especial, já que é nesta cidade que se encontra o coração do poder, de onde vêm as principais decisões nacionais.

O Kyrius dos primeiros missionários se manifestou novamente nas orações feitas pelo Conselho Local da missão, em 2019, para a reforma da capela no Centro da Asa Sul. “Aqui, em todas as vezes que se reza por uma capela na missão, há um mistério de Deus. Esse é o modo d’Ele falar conosco, que exige intimidade a Ele. Nossa intenção era reformar a capela original, mas, com o Conselho Local reunido, Deus falava para ampliar os espaços sagrados. Foi iniciativa de Deus zelar pelos espaços sagrados”, conta Orlando Machado, consagrado da Comunidade de Aliança e membro do Conselho Local.

Ao pedido de Deus para se alargar as tendas de oração, se somou o pedido do fundador da Comunidade, Moysés Azevedo, à primazia do Sagrado. Em 2018, no Retiro do Conselho Geral da Comunidade, Deus falava desta primazia, uma forma de externar aquilo que a Comunidade traz encarnada em cada missionário.   

“Jesus é o centro e o Senhor de nossas vidas. Alargar o espaço sagrado também é sinal de que a nossa vida é d’Ele, pertence a Ele. Evidenciar a presença de Jesus em nossas vidas através de uma capela maior, toda restaurada e planejada, é mostrar aquilo que nós cremos, que é o senhorio de Jesus em nossas vidas”, explica Roneide Monteiro dos Santos, responsável local pela missão de Brasília.

Com o Kyrios, Jesus quer reforçar, mais uma vez, a missão designada por Ele à Comunidade de Brasília. “Ele é o Senhor da Comunidade, o Senhor da Igreja, o Senhor do nosso país. Nosso país foi fundado pela haste da Cruz de Cristo, assim como a cidade de Brasília. Tudo aqui converge para o senhorio de Jesus. A capela reflete esse senhorio sobre as nossas vidas e a vida de um povo”, frisa Roneide.

A antiga capela tinha apenas 30 m². Com a reforma, foi ampliada para 130 m² – um aumento de quase 5 vezes – com capacidade para abrigar 120 pessoas sentadas. As portas frontais têm abertura total, permitindo que o espaço se estenda para o restante do Centro de Evangelização, unificando os ambientes.

Alargar a capela permite que mais pessoas possam adorar a Jesus, amá-Lo e estar na presença d’Ele, sendo alcançadas, tendo suas vidas convertidas, curadas e salvas.

“Ampliar a capela em que acontece nossa adoração perpétua demonstra o grande desejo da Comunidade em ser mais um sustento espiritual, de intercessão pelo país e pela Igreja. Dessa maneira, toda a Comunidade Shalom entra na dinâmica de comunhão e unidade na oração. Isso nos faz ser ainda mais filhos da Igreja”, finaliza Roneide.

Você deseja colaborar com a reforma da Capela Kyrios?

Contato: Regina Machado (61) 98226-0853

Para fazer sua doação:

Por PIX

Chave: 07.044.456-0029-01

ou

Por transferência bancária

Banco do Brasil

Agência: 1230-0

Conta Corrente: 113464-7

CNPJ: 07.044.456/0029-01

Associação Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.