Sem Categoria

Missionárias da Comunidade partilham sobre as suas experiências com a oração online

Elas tocaram em Jesus através das telas, e isso as preencheu. Confira.

comshalom

Tive uma forte experiência de apaixonamento e de dependência total de Deus na primeira missa Online que participei. Deus ia me dando a experiência de lembrar das missas presenciais que participei sem estar com o coração inteiro na celebração, das vezes que fui desatenta, que não participei dando a Deus a glória.

Assim, fui me percebendo completamente necessitada dEle, com um desejo profundo de participar das Missas Online com qualidade. Isso foi me fazendo perceber que essa situação poderia se perdurar por um tempo, mas que o Senhor não nos desampararia nunca.

Por isso louvo e agradeço pelo empenho da Comunidade em nos dar o Senhor na programação Online que é dada nessa quarentena e, principalmente a Deus, por me fazer parte desta vocação.

Victória Antunes | Missionária da Comunidade Shalom em Belém (PA)

Aqui na missão coordeno um grupo de oração jovem, ou seja, sou do pastoreio jovem. Nesse tempo de quarentena, passei vários dias pensando como aconteceria o meu grupo. Eu sou muito dispersa (muito mesmo) e fiquei me questionando como viver o grupo de oração online – na verdade, meu temor era pelo fato de que eu seria a pessoa a estar a frente.

Algumas pessoas sugeriram como poderia ser o grupo, mas nenhuma opinião deixava o meu coração em paz. Nenhuma mesmo. Como eu disse, sou muito dispersa e portanto, parar nesse tempo é algo difícil pra mim (os pensamentos me roubam e eu viajo daqui até a lua em questão de segundos). Mas parei.

Parei na minha célula – que também foi online. Não era surpresa que seria a celebração de São José, mas a minha surpresa foi saber que a celebração também seria feita nos grupos de oração.

A hora do grupo se aproximava. Pedi pro Rafael – meu núcleo – montar uma motivação (altar com ícone, vela e tal…), para que as ovelhas pudessem ver no momento do grupo. Pedi para a Paula – uma das minhas ovelhas – para me ajudar com a escolha das músicas, para favorecerem a oração. Fui me arrumar como se realmente eu fosse sair de casa para estar com o grupo, ainda que fosse acontecer online.

E assim, começamos o grupo de oração. A ligação caiu. Recomeçamos.

Comecei a conduzir o louvor e vi que eles estavam se abrindo à oração. Eu me abri também. Clamamos o Espírito Santo. Deus começou a falar. E falou. E pacificou o meu coração. E não só o meu, o deles também. Rezamos pedindo a intercessão de São José.

E Deus nos recordava: “eu transformarei o luto em regozijo, e os consolarei após o sofrimento”. Rezamos intercedendo pelas necessidades do grupo. Deus nos recordava mais uma vez que tudo passa. Continuamos rezando.

Quando acabou o grupo, eu estava muito emocionada, porque apesar das dificuldades deste tempo, Deus esteve conosco no nosso grupo de oração online.

Provei da unidade, que faz parte da identidade do meu grupo, que se chama Yashid (unidade Perfeita em Deus).

Provei mais uma vez da alegria que o pastoreio traz para a minha vida por meio das minhas ovelhas. Tive a certeza de que Deus nos dá uma graça especial para este tempo. Não existem desculpas quando se trata de uma decisão do nosso coração. Independe de estarmos vivendo tudo online.

Deus também está ali e só precisa que o nosso coração esteja também. Vivamos este tempo acolhendo as graças que o bom Deus deseja derramar em nós em nossos irmãos!

Karen Favacho | Missionária da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza (CE)

Tempos difíceis sempre nos inspiram uma nova criatividade, uma nova ousadia para vivermos. Essa Quarentena tem suscitado isso para vivermos a nossa rotina de uma forma extraordinária.

Nós, como Comunidade, nos reunimos às segundas e às sextas-feiras em Células Comunitárias com a presença dos irmãos, algo que faz parte do ordinário das nossas vidas, mas que nestes dias estamos impossibilitados de vivê-lo como estávamos acostumados.

No entanto, surge a ousadia de juntar tantas pessoas em uma sala de bate-papo online para rezar pela humanidade, para partilhar da vida e para ouvir a Deus. Nós estávamos distantes, mas não estávamos sós: estamos em comunhão, somos irmãos, somos uma família, somos presença.

Esse era o imperativo que ficava em meu coração durante o encontro. E como foi bom ver os irmãos, mesmo que através de uma tela, e estarmos juntos! A comunhão uns com os outros foi o antídoto da solidão, do isolamento e do individualismo que corremos o risco de cair, especialmente neste tempo.

Como somos uma comunidade carismática de louvor, iniciamos a nossa Célula Online louvando a Deus (sim, mesmo em tempos difíceis temos muito a louvar), cada um na sua casa de frente para uma tela, cantando, erguendo os braços, a voz, e mais do que isso, elevando a alma a Deus.

Nos abrimos aos dons do Espírito Santo e como Deus falou para nós, nos encorajou, nos ergueu das nossas angústias e renovou a nossa esperança. Experimentamos que Ele ultrapassa as paredes de um templo para estar conosco, para nos encontrar. Experimentamos que Deus não precisa de estruturas físicas, de condições perfeitas para se fazer presença, Ele É presença a qualquer tempo e em qualquer lugar e se faz presença através do irmão.

Experimentamos que Deus surpreende sempre com seu amor e cuidado, consolo e misericórdia. Experimentamos Deus que Ele é sempre resposta.

Na nossa Célula Online fomos amados, consolados e novamente chamados, diante da situação deste período, a mais do que falar de esperança, mas como cristãos, a ser esperança, a ser paz, a ser Shalom!

Renata Mano | Missionária da Comunidade Católica Shalom em Natal (RN)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.