Monsenhor Jonas Abib, Shalom!
Somos fruto da sua intercessão. Por isso, com gratidão, louvor e esperança, celebramos a sua Páscoa.
Tantas vezes ouvimos sua voz a nos conduzir, a nos indicar o caminho a seguir. A sua presença, Monsenhor Jonas Abib, em nossa história, é, como a de Nossa Senhora, discreta, fundamental e fecunda. Diante da sua Páscoa, não podemos outra coisa fazer a não ser louvar e bendizer ao Senhor que, em sua vida, tanto nos amou. Nesta página especial, reunimos um pouco de tudo o que Deus fez na nossa história por sua paterna intercessão.
Emmir Nogueira fala sobre a paternidade espiritual de Monsenhor Jonas
Monsenhor Jonas Abib e a Vocação Shalom
Nos primeiros anos da Comunidade Católica Shalom, em 1982, o fundador Moysés Azevedo participou de um retiro coordenado por Padre Jonas Abib em Baturité, a 170 km de Fortaleza, no Ceará.
Em uma palestra do retiro sobre “Deus nos quer Comunidade”, o sacerdote apresentava os tempos atuais, a Obra do Espírito no mundo, gerando novas comunidades, e como Deus trabalhava para fazer com que elas nascessem.
Relatam os Escritos da Comunidade Shalom que, conforme a palestra era dada, os que ali estavam junto a Moysés sentiam-se estupefatos e percebiam que Deus queria fazer, com eles, algo semelhante.
“A Canção Nova foi de grande valia para nós, do acolhimento dos irmãos de que é possível viver uma vida consagrada a Deus na simplicidade e no serviço. Era o impulso que necessitávamos. Através da visita, Deus nos falava e nos indicava o novo caminho que Ele queria para nós… Era algo indefinido, mas novo, original. Voltamos exultantes, sentindo que Deus nos havia dado a direção. Quanto ao tempo, caberia a Ele definir”. (Escritos Shalom – Hist. Parágrafo 74)
Vidas alcançadas pelo testemunho de Monsenhor Jonas Abib
Canção Nova, Shalom e Fogo no Céu
Uma profecia feita por membros de ambas as comunidades apontou que a união da Canção Nova e do Shalom é igual a fogo do céu!
A Comunidade Católica Canção Nova faz parte da história da Comunidade Católica Shalom, e, neste ano, o Ministério Amor e Adoração esteve pela primeira vez nos palcos do Festival Halleluya e cantou ao lado de Missionário Shalom e Entretons.
No show, o vocalista e consagrado da Comunidade Canção Nova, Pedro Pinheiro, recordou a profecia do Padre Fabrício Andrade que dizia que quando essas duas comunidades se unissem haveria um grande fogo do Espírito Santo.
“É inegável o que esta união faz com o Amor e Adoração, o que tem nos dado de presente, o que tem nos dado de unção, e que tem frutificado dentro do nosso ministério”, contou o missionário.
A vocalista Amanda Carvalho destacou que a complementaridade dos carismas está na história das duas Comunidades:
“Monsenhor Jonas Abib e a Luzia [fundadores da Canção Nova] fazem sempre questão de falar que é uma união de almas.”
Amanda ainda contou que encontrou Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, falou que a Canção Nova está em sua vida e em seu coração. Sara Sabará também vocalista de Amor e Adoração resume em uma frase essa experiência: “Que a paz do Senhor esteja sempre conosco. O amor de Cristo nos uniu”.
Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Shalom, certa vez comentou a paternidade do Monsenhor Jonas Abib:
“Nada se constrói só. Uma pessoa sozinha é muito infeliz. Constrói um diálogo muito restrito. Se for olhar minha trajetória, sempre tive pessoas que foram instrumentos de Deus. Estudar em colégios e numa faculdade católica foi essencial. Meu pai talvez tenha sido maior influência, minha mãe me ensinou a rezar, Monsenhor Jonas Abib, que eu chamo de pai, também.”
Momentos especiais com Padre Jonas
Padre Jonas e a música católica
Obrigado, Padre Jonas! Somos eternamente gratos a você!