Notícias

Movimento dos Focolares comemora 80 anos

Hoje, o Movimento está presente em 182 países.

comshalom
Foto: Vatican News
No dia 7 de dezembro, o Papa Francisco recebeu em audiência a presidente Margaret Karram e os dirigentes do Movimento dos Focolares no mundo. Na mesma data, em 1943, nascia o Movimento dos Focolares, dia em que Chiara Lubich se consagrou para sempre a Deus. Há 80 anos, nasceu uma pequena comunidade que, na destruição da Segunda Guerra Mundial, buscava recompor a paz e a unidade entre todos e que rapidamente se difundiu pelo mundo, inserindo-se na corrente dos Novos Carismas da Igreja. No centro da espiritualidade e da ação do Movimento dos Focolares está o Evangelho e, em particular, a oração de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo 17,21).
 
Hoje, o Movimento está presente em 182 países, como sinal da universalidade e da urgência da unidade e da fraternidade nestes tempos fragmentados e trágicos. Fazem parte do Movimento cristãos de diversas Igrejas, fiéis de numerosas religiões e pessoas sem um referencial religioso preciso.
 
Na audiência com o Pontífice também estiveram presentes Jesús Morán, copresidente, e o grupo de dirigentes do Movimento. “Sermos recebidos pelo Santo Padre em 7 de dezembro de 2023, exatamente 80 anos depois daquele primeiro “sim” de Chiara Lubich a Deus, é um dom extraordinário e surpreendente para nós”, explica a Presidente. “Queremos levar ao Papa o amor e o carinho dos milhares de pessoas que vivem o Carisma da Unidade no mundo e renovar o nosso serviço à Igreja nesse caminho sinodal, em colaboração com muitos outros que desejam contribuir para a paz e o amor, a fim de lenir as feridas da humanidade.”
 
Às 18h do mesmo dia, na Basílica de Santa Maria Maggiore, foi celebrada a missa de ação de graças pelos 80 anos de vida do Movimento dos Focolares, presidida pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, com vários outros cardeais, bispos e sacerdotes.
“Esse dia” – explica Margaret Karram – “foi a conclusão de uma peregrinação que quisemos fazer a alguns lugares sagrados e significativos de Assis, Loreto e Roma, para agradecer, pedir perdão e recomeçar com coragem e esperança”.
 

Genfest

Neste clima de comemorações, o Movimento dos Focolares prepara ainda o Genfest, grande evento que deve reunir mais de 6 mil jovens de diversos países em Aparecida (SP) em julho de 2024. O Genfest é um festiva internacional promovido pelos Focolares há 50 anos com o objetivo de despertar o protagonismo dos jovens em prol de um mundo mais unido e fraterno. Nesta edição o tema é “juntos para cuidar”. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.