Shalom

Moysés Azevedo conta testemunhos de irmãos da Obra e da Comunidade Shalom que fizeram sua páscoa

“No dia de hoje precisamos falar de céu”, afirma Moysés Azevedo na tarde deste Domingo de Páscoa. Ele trouxe os testemunhos de Patrycia Menezes, Ronaldo Pereira e Nair Azevedo, entre outros.

comshalom
Foto: comshalom

Cheio de entusiasmo, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom iniciou a pregação do último dia do Retiro de Semana Santa animando os fiéis a bradarem juntos “Cristo Ressuscitou! Aleluia! Sim, verdadeiramente ressuscitou! Aleluia!“. Todos os anos, ele ministra a pregação do Domingo de Páscoa no evento. Desta vez, ele aprofundou o tema do dia com testemunhos emocionantes de irmãos da Obra e da Comunidade Shalom que já fizeram sua páscoa. 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Entre os relatos que o consagrado trouxe, pode-se destacar: Camila Queiroz, Rhapella Vieira, Patricya Menezes e Marinho, membros da Obra Shalom. Além dos missionários, Ronaldo Pereira, Nair Azevedo, Michelle Oliveira e Johana Bogado. 

Veja como foi o 4º dia do Retiro de Semana Santa: 

A força da Ressurreição de Cristo

Moysés introduziu os participantes no tema recordando o ato litúrgico da Vigília Pascal. “Na hora que o coral entoou o Glória, na hora que as luzes se acenderam, o que aconteceu conosco? Uma imensa alegria. Um júbilo na Igreja toda iluminada. Tenho certeza que sentimos o perfume do paraíso naquele momento. Fomos revestidos de uma vida que não se acaba”, ressaltou.

Para ele, o que se celebra no dia de hoje é a eternidade. “O que vimos na celebração é um pálido sinal do que acontece dentro de nós. Cada páscoa inaugura o tempo novo na vida de cada um de nós, a cada páscoa somos recriados. Um tempo novo se inaugura”, garante.  

Além disso, ele explica ainda que a luz pascal é capaz de “iluminar os lugares mais escondidos do meu coração”. Mas, para que o céu seja vivido ainda na terra, ele exorta o fiéis a ancorarem seus corações na eternidade. 

A Ressurreição de Cristo inaugura o céu e cada páscoa é uma antecipação do céu“, afirma

Ele animou os participantes a acreditarem nessa afirmação, afinal, “porque Cristo ressuscitou, somos novas criaturas“. E por isso, ” a alegria da Ressurreição de Cristo deve se sobrepor ao sofrimento“.

“Nada na sua vida foi em vão. Nada é vão e nada será vão se você unir à força da Ressurreição de Cristo. Mãe, não é vã a dor que você tem pelos seus filhos. Esposo e esposa, não é vã a luta que vive. Consagrado que está no caminho da Comunidade, não é vã a sua oferta”, garantiu

Moysés recordou o conselho do Papa Francisco na noite Vigília Pascal do último sábado, 30 de março:

Se nos deixarmos agarrar pelo Ressuscitado, nenhuma derrota, nenhum sofrimento, nenhuma morte poderá deter o nosso caminho rumo à plenitude da vida”.

Leia também | 5 frases do Papa Francisco para a Páscoa de 2024

O que muda o mundo? 

Para exemplificar a fala do Santo Padre, o fundador contou uma história de um jovem policial do século 20, cuja missão era perseguir os cristãos. Ao encontrar uma senhora rezando o terço, ele levantou sua baioneta para agredi-la até morte, mas ficou paralisado diante da prece dela: “Senhor, perdoe esse jovem, mostre o caminho certo. Perdoe-o, meu Deus!“. Diante disso, ele desistiu de matá-la.

Por isso, ele assegura que “a história do mundo não será transformada pelas forças da ideologia. Quem mudou a história do mundo? Foram testemunhas da ressurreição, foram os apóstolos, os santos”.

“Não é ódio, não é a raiva que muda o mundo, é a misericórdia e o perdão. A ressurreição de Cristo dá sentido ao sofrimento humano”, aponta

Testemunhos de céu 

No dia de hoje precisamos falar do céu, da eternidade, porque aqueles que olham para o céu, trazem o céu para a terra“, comenta. Com auxílio de um jovem, Pedro Lucas, que administra o perfil do Instagram  @santosescondidos, Moysés trouxe testemunhos de céu de membros da Obra e da Comunidade. Entre eles, a história de Camila Queiroz, missionária da Comunidade de Aliança, que apesar de ter complicações graves na gestação, decidiu dar prosseguimento a sua gravidez.

“Aqui onde estou está ‘cheio’ de Shalom”

Após o parto, ela ficou internada por 17 dias. Certa noite, a pastora do seu grupo teve um sonho com Camila, em um lugar que parecia ser um evento do carisma, a pastora questionava sua ovelha porquê ela estava lá, se estava doente e ela respondeu que estava muito feliz lá e que “Estou tão feliz e aqui onde estou está cheio de Shalom“. Ao acordar, ela descobriu que durante a madrugada, Camila fez sua páscoa. 

Nós somos vocacionados para isso e a Ressurreição de Cristo nos convida para isso: o céu!“, disse Moysés emocionado. 

Outra testemunho emocionante que o fundador contou foi de sua mãe, Nair Azevedo, que após enfrentar um episódio “muito doloroso” com morte de sua filha mais velha, teve uma experiência com Deus em um seminário de vida. Anos depois, já dentro da vocação Shalom, ao ser interpelada por seu filho para ela se poupar de alguns de compromissos vocacionais por causa de sua idade avançada, ela expressou que a sua alegria era a vivência da vocação. 

Não deixemos que o demônio roube a nossa alegria“, alertou o consagrado. 

“Persevere, no meio do seus limites e fragilidades, porque de grupo de oração em grupo de oração, de célula em célula, de eucaristia em eucaristia, de páscoa em páscoa, de confissão em confissão, estamos sendo recriados milagrosamente”, assegurou Moysés.  

>> Conheça o testemunho da jovem Patricya Meneses de Oliveira

“O céu se mistura com a terra pela força da Ressurreição de Cristo”, afirmou ele.

E essa experiência também testemunhou Marinho, membro da Obra Shalom de Belo Horizonte (MG). Tudo começou quando sua esposa começou a participar do grupo de oração quando ele da casado, pai de dois filhos, Após participar de um seminário, ele teve sua vida transformada e assim decidiu-se pelo grupo de oração. No inicio da pandemia descobriu um câncer, mas o isolamento e a doença não foram um impedimento para ele deixar a Obra. Participava do grupo on-line e relatou que “era experiência semanal de Ressurreição” e que do grupo “conseguia forças para viver o calvário da sua vida”.

A seguir, confira outros testemunhos comentados por Moysés: 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por sᴀɴᴛᴏs ᴇsᴄᴏɴᴅɪᴅᴏs (@santosescondidos)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por sᴀɴᴛᴏs ᴇsᴄᴏɴᴅɪᴅᴏs (@santosescondidos)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por sᴀɴᴛᴏs ᴇsᴄᴏɴᴅɪᴅᴏs (@santosescondidos)

Deus prepara uma nova história

Diante das histórias narradas, Moysés afirma que a Ressurreição de Cristo “nos dá vida nova“. Ele recorda aos participantes a frase de  Santo Agostinho diz que há dois tipos de Ressurreição, a do corpo, quando Cristo vier definitivamente e a Ressurreição do coração que deve acontecer a cada dia. 

Ele também cita a fala do Papa Francisco que afirmou que dos escombros do nosso coração, Deus pode fazer uma obra de arte.  Deus prepara uma nova história. Mesmo dos escombros dos nossos corações, Deus pode fazer uma obra de arte. 

“Essa vida eterna não começa só quando morremos, ela começa aqui e agora”, acrescenta.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Vocacionados à santidade 

Ao fim, ele afirmou que toda sua pregação se resume a dizer que: “o poder da ressurreição de Cristo é em vista de fazer você um homem, uma mulher, uma família, que já vive o céu nesta terra, sendo santo, santa. Ressurreição é fonte de vida e santidade, eu e você somos vocacionados para ela. “Não valerá a pena não ter vivo e buscado ser alcançado pela santidade. 

Moysés deu o exemplo de Nossa Senhora, aquela que “verdadeiramente trouxe o céu para a terra” por meio do seu sim a vontade de Deus. “É assim que a obra de santidade vai acontecendo na vida, pelo ‘sim’ e não pelo ‘se’, destaca.

“A ressurreição de Cristo te vocacionou para a santidade. Somos uma vocação que nasce da experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz”, finaliza

Assista a pregação do Moysés na íntegra:

Inscreva-se agora no curso ‘Vida Nova’ e aprofunde sobre a Ressurreição de Cristo

Estão abertas as inscrições para o curso “Vida Nova – Como viver a partir da Ressurreição?” preparado pela Comunidade Católica Shalom para todos que desejam aprofundar a experiência com Cristo Ressuscitado. A formação é composta por seis módulos, e pode ser utilizada em grupos de oração e também para ser aprofundada de forma pessoal.

Os conteúdos abordados tratam tanto de aspectos humanos como também de aspectos espirituais sobre a caminhada com Jesus. A condução do curso é feita por Padre Franco Galdino, missionário da Comunidade Católica Shalom. 

[Clique e inscreva-se agora no curso Vida Nova]

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.