Shalom

Moysés Azevedo destaca três referências da Comunidade Shalom para o Papa Francisco

“Shalom é… Coragem criativa, acolhimento e impulso missionário.”

comshalom

Para Moysés Azevedo, graça e responsabilidade caracterizam a Missão de Fortaleza, Casa Mãe da Vocação, nesses 40 anos de Shalom. Então, como Deus chama o berço do carisma a viver essa etapa da Sua Obra? Em pregação no Retiro da Grande Comunidade 2022, Moysés destacou três aspectos do carisma Shalom na visão do Papa Francisco. A comunhão com a Igreja e a fidelidade ao carisma perpassam a motivação.

Nós precisamos ser homens e mulheres de esperança. Não podemos perder a forma, mas nos deixar renovar continuamente para que a Comunidade possa, com graça e responsabilidade, continuar a crescer no coração da Comunidade, da Igreja e da Comunidade. (…) Para o bem da Comunidade, da Igreja, em Fortaleza e no mundo inteiro, para o bem da humanidade, deixe-se neste tempo revisitar pelo amor esponsal, pelo fogo do céu, a graça de Deus intervir na sua vida. Não com suas forças, mas a súplica humilde Deus poderá fazer novas todas as coisas. Está em jogo a sua vida, a sua vocação mas também a vida da vocação e da Comunidade.” (Moysés Azevedo)

1. “O vosso nome é Shalom”

“Vosso nome não é um slogan, diz respeito ao encontro pessoal com Jesus Ressuscitado e com o seu amor infinito, não é anunciando, testemunhando outra coisa, mas a Jesus Cristo”, continua o Papa Francisco. Essa é a nossa missão no coração da Igreja e do mundo: reconciliar, isso é a paz. Todas as pessoas são um endereço de Deus para nós, todas são objetos do nosso amor, do nosso carinho e da nossa atenção.

Para fazer outras coisas tem muita gente para fazer, só nós podemos anunciar a paz do Ressuscitado que passou pela cruz. Nós somos testemunhas do carisma Shalom, não de coisas estranhas, não pensamentos estranhos. A ideologia coloca o mal para ser combatido fora de nós. A transformação do mundo passa pela transformação do coração do homem. Não devemos olhar para ninguém senão segundo a lei do Evangelho.

2. “Não vos afasteis dos pastores. Onde há um pastor, há Jesus”

A Comunidade Shalom nasceu aos pés de São João Paulo II e tem devoção e amor filial a ele, ao Papa Bento XVI, que reconheceu nossos estatutos, e ao Papa Francisco, que nos entende, incentiva e anima. A Comunidade Shalom ama os nossos bispos, Dom José Antonio, que compreendeu, sustentou e apoiou a Comunidade. Nós nascemos na Igreja, somos da Igreja e pertencemos a ela, esposa de Cristo. Onde a Comunidade está, ela está em torno dos bispos. Juntos da Igreja, vamos evangelizar o homem de hoje.

3. “Não sois pessoas de museu, mas que caminham com coragem criativa, com acolhimento e impulso missionário”

É assim que a Igreja nos quer: com coragem criativa na nossa forma de ser e de evangelizar. Precisamos continuar nos ofertando, doando, nos comprometendo com a sabedoria de Deus para testemunhar o Evangelho de Deus nesta cidade, assim nós somos animados a continuar amando a todos, não rotulando ninguém, mas anunciando o Evangelho da misericórdia. Foi assim que nós fomos alcançados. Por isso, nós devemos em primeiro lugar fazer cada pessoa experimentar o amor misericordioso de Deus.

Tudo isso em vista de um novo envio na cidade de Fortaleza, no Brasil e no mundo, para ir em busca de pessoas que precisam de recriação. “Shalom é… Coragem criativa, acolhimento e impulso missionário”. É isso, essa é nossa missão! Na Escuta, o Senhor nos dava a imagem de pessoas sendo carregadas pelos braços para dentro da Igreja do Ressuscitado que passou pela cruz. É esse Deus que passa e recria, realiza resgates impossíveis, e assim novas vocações surgem com odor de santidade.

No final da pregação, Moysés Azevedo motivou os irmãos a rezar com essa oração ao Espírito Santo escrita pelo Papa Francisco.

“Vinde, Espírito Santo! Vós que suscitais línguas novas e colocais nos lábios palavras de vida, livrai-nos de nos tornarmos uma Igreja de museu, bela mas muda, com tanto passado e pouco futuro. Vinde estar conosco, para que na experiência sinodal não nos deixemos dominar pelo desencanto, não debilitemos a profecia, não acabemos por reduzir tudo a discussões estéreis. Vinde, Espírito Santo de amor, e abri os nossos corações para a escuta. Vinde, Espírito de santidade, e renovai o santo Povo fiel de Deus. Vinde, Espírito Criador, e renovai a face da terra. Amém!”. (Papa Francisco)

 

-Moysés Azevedo pregou no Retiro da Grande Comunidade da Missão Fortaleza no dia 20 de novembro de 2022


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.