Para Moysés Azevedo, graça e responsabilidade caracterizam a Missão de Fortaleza, Casa Mãe da Vocação, nesses 40 anos de Shalom. Então, como Deus chama o berço do carisma a viver essa etapa da Sua Obra? Em pregação no Retiro da Grande Comunidade 2022, Moysés destacou três aspectos do carisma Shalom na visão do Papa Francisco. A comunhão com a Igreja e a fidelidade ao carisma perpassam a motivação.
“Nós precisamos ser homens e mulheres de esperança. Não podemos perder a forma, mas nos deixar renovar continuamente para que a Comunidade possa, com graça e responsabilidade, continuar a crescer no coração da Comunidade, da Igreja e da Comunidade. (…) Para o bem da Comunidade, da Igreja, em Fortaleza e no mundo inteiro, para o bem da humanidade, deixe-se neste tempo revisitar pelo amor esponsal, pelo fogo do céu, a graça de Deus intervir na sua vida. Não com suas forças, mas a súplica humilde Deus poderá fazer novas todas as coisas. Está em jogo a sua vida, a sua vocação mas também a vida da vocação e da Comunidade.” (Moysés Azevedo)
1. “O vosso nome é Shalom”
“Vosso nome não é um slogan, diz respeito ao encontro pessoal com Jesus Ressuscitado e com o seu amor infinito, não é anunciando, testemunhando outra coisa, mas a Jesus Cristo”, continua o Papa Francisco. Essa é a nossa missão no coração da Igreja e do mundo: reconciliar, isso é a paz. Todas as pessoas são um endereço de Deus para nós, todas são objetos do nosso amor, do nosso carinho e da nossa atenção.
Para fazer outras coisas tem muita gente para fazer, só nós podemos anunciar a paz do Ressuscitado que passou pela cruz. Nós somos testemunhas do carisma Shalom, não de coisas estranhas, não pensamentos estranhos. A ideologia coloca o mal para ser combatido fora de nós. A transformação do mundo passa pela transformação do coração do homem. Não devemos olhar para ninguém senão segundo a lei do Evangelho.
2. “Não vos afasteis dos pastores. Onde há um pastor, há Jesus”
A Comunidade Shalom nasceu aos pés de São João Paulo II e tem devoção e amor filial a ele, ao Papa Bento XVI, que reconheceu nossos estatutos, e ao Papa Francisco, que nos entende, incentiva e anima. A Comunidade Shalom ama os nossos bispos, Dom José Antonio, que compreendeu, sustentou e apoiou a Comunidade. Nós nascemos na Igreja, somos da Igreja e pertencemos a ela, esposa de Cristo. Onde a Comunidade está, ela está em torno dos bispos. Juntos da Igreja, vamos evangelizar o homem de hoje.
3. “Não sois pessoas de museu, mas que caminham com coragem criativa, com acolhimento e impulso missionário”
É assim que a Igreja nos quer: com coragem criativa na nossa forma de ser e de evangelizar. Precisamos continuar nos ofertando, doando, nos comprometendo com a sabedoria de Deus para testemunhar o Evangelho de Deus nesta cidade, assim nós somos animados a continuar amando a todos, não rotulando ninguém, mas anunciando o Evangelho da misericórdia. Foi assim que nós fomos alcançados. Por isso, nós devemos em primeiro lugar fazer cada pessoa experimentar o amor misericordioso de Deus.
Tudo isso em vista de um novo envio na cidade de Fortaleza, no Brasil e no mundo, para ir em busca de pessoas que precisam de recriação. “Shalom é… Coragem criativa, acolhimento e impulso missionário”. É isso, essa é nossa missão! Na Escuta, o Senhor nos dava a imagem de pessoas sendo carregadas pelos braços para dentro da Igreja do Ressuscitado que passou pela cruz. É esse Deus que passa e recria, realiza resgates impossíveis, e assim novas vocações surgem com odor de santidade.
No final da pregação, Moysés Azevedo motivou os irmãos a rezar com essa oração ao Espírito Santo escrita pelo Papa Francisco.
“Vinde, Espírito Santo! Vós que suscitais línguas novas e colocais nos lábios palavras de vida, livrai-nos de nos tornarmos uma Igreja de museu, bela mas muda, com tanto passado e pouco futuro. Vinde estar conosco, para que na experiência sinodal não nos deixemos dominar pelo desencanto, não debilitemos a profecia, não acabemos por reduzir tudo a discussões estéreis. Vinde, Espírito Santo de amor, e abri os nossos corações para a escuta. Vinde, Espírito de santidade, e renovai o santo Povo fiel de Deus. Vinde, Espírito Criador, e renovai a face da terra. Amém!”. (Papa Francisco)
-Moysés Azevedo pregou no Retiro da Grande Comunidade da Missão Fortaleza no dia 20 de novembro de 2022