Monsenhor Jonas Abib fez sua páscoa na noite do dia de Nossa Senhora de Guadalupe, 12 de dezembro. Na manhã seguinte, a Comunidade Canção Nova iniciou uma programação na Sede em Cachoeira Paulista com transmissão online, para que missionários, sacerdotes, amigos, familiares e todos aqueles que foram alcançados pela ação evangelizadora da Canção Nova no mundo inteiro, pudessem velar o corpo, rezar e se despedir do padre.
Leia também | Comunidade Shalom manifesta pesar pelo falecimento de Monsenhor Jonas Abib
Ao longo desses três dias de funeral, missionários do Shalom em Aparecida e de outras cidades do estado de São Paulo e Rio de Janeiro, puderam se despedir. E hoje, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundadores da Comunidade Shalom, Gabriella Dias e Pe. Saulo Dantas, assistentes do fundador e moderador geral, estão presentes no velório e logo mais no sepultamento do Monsenhor, marcado para às 15h. Ao meio dia, participaram de uma Missa presidida por Dom Alberto Taveira, que foi voltada às Novas Comunidades.
Assista a seguir o momento em que Moysés e Emmir se despedem do Monsenhor Jonas:
Paternidade Espiritual
Padre Jonas Abib se tornou ao longo dos anos um dos evangelizadores mais conhecidos e respeitados da América Latina. Além de fundador da Comunidade Canção Nova, ele foi um dos pioneiros da Renovação Carismática Católica no Brasil. O sacerdote exerceu uma paternidade espiritual efetiva na vida dos fundadores da Comunidade Shalom e por diversas vezes, os ensinou, motivou e inspirou.
“Temos imenso carinho e gratidão ao Padre Jonas Abib. Em nossa história, pudemos sempre experimentar sua amizade, sua proximidade e da paternidade espiritual, especialmente em nossos primeiros passos como Comunidade”, afirmou Moysés Azevedo.
Já Emmir Nogueira, cofundadora da comunidade, ressaltou que é impossível descrever o que o Monsenhor foi para o Carisma Shalom e também para a vida pessoal dela. “O tipo de legado que Padre Jonas nos deixou não se conjuga no tempo passado, é sempre presente”, afirma Emmir.
A cofundadora recorda que tudo que o Monsenhor contribuiu para a Vocação Shalom foi feita com caridade, graça, afeto, presença e isso não tem passado nem futuro,só o presente.
“É um momento de grande dor, afinal, como Comunidade Shalom perdemos uma pessoa com grande influência para a Vocação e para a Igreja, porém, ganhamos um intercessor no céu”.
Ouça a seguir a entrevista completa com Emmir Nogueira:
Comunhão de dois Carismas
Viviane Lopes é consagrada da Comunidade de Aliança Shalom, mora em Cachoeira Paulista e está presente no funeral. A missionária afirma que mesmo sendo shalom, pode ‘beber’ do carisma da Canção Nova: “sinto-me muito agraciada porque quatro dos meus filhos estudam no Insituto Canção Nova e também participam diariamente da Santa Missa no Santuário. Posso experimentar dessa grande graça de unidade entre Shalom e Canção Nova também na missão delas como comunidades novas”. Ainda reforçou:
“Ministrar o batismo no Espírito Santo, o encontro com a pessoa de Jesus Cristo, é a resposta para todas realidades mais difíceis de todos os tempos. O Padre Jonas e sua morte nos arrastam para o céu, para um desejo ardente de santidade, de um vida nova, e de sermos esses que levam adiante a missão de levar o batismo no Espírito Santo como comunidades carismáticas”.
Leia mais | A unidade entre Carismas permite uma Igreja em saída
Despedida
Moysés e Emmir tiveram a oportunidade de estar bem próximos do túmulo do Monsenhor no momento do sepultamento, o que reforça a amizade entre as duas Comunidades. Ao Monsenhor Jonas Abib toda a gratidão da Comunidade Católica Shalom.