O Papa Francisco nomeou, nesta terça-feira (25), os membros oficiais para o recém-criado Dicastério para a Evangelização. Esse novo departamento do Vaticano será responsável pelas questões fundamentais da evangelização no mundo e na instituição, além de acompanhar e apoiar as novas Igrejas particulares.
Entre os membros nomeados pelo Santo Padre, está Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom. O missionário, que, desde 2019, serve como membro do Dicastério para os Leigos, a Família e Vida, passa a ser também membro do novo Dicastério para a Evangelização. Vale recordar que Moysés Azevedo colaborou como consultor no antigo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que teve suas responsabilidades absorvidas pelo novo dicastério do Vaticano.
Sobre a nomeação, Moysés comentou o seguinte:
“Recebo com o espírito de humildade e de serviço, de humildade porque tudo é graça e de serviço porque, como fundador e moderador-geral da Comunidade Católica de Shalom, entendo que um Carisma é dado para edificar a Igreja e é colocando este Carisma a serviço da Igreja e a serviço da evangelização do mundo de hoje que nós podemos cumprir a nossa missão com alegria e responsabilidade”.
Moysés ainda recordou as palavras do Papa na Evangelii Gaudium. O Santo Padre convida os cristãos a anunciar a alegria do Evangelho a todos. Para isso, segundo o missionário, é preciso ter consciência da responsabilidade dessa missão, principalmente, diante dos desafios que a humanidade enfrenta atualmente. “A humanidade tem sede de conhecer a pessoa viva de Jesus Cristo e apresentá-lo é parte essencial da missão da Igreja, porque a Igreja existe para evangelizar”, reforçou Moysés.
Entenda a missão do novo Dicastério para a Evangelização
Com a promulgação da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, que deu início a implementação da reforma na Cúria Romana, em março de 2022, o Papa Francisco unificou a Congregação para a Evangelização dos Povos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, formando, assim, o novo Dicastério para a Evangelização.
“O Dicastério está ao serviço da obra de evangelização, para que Cristo, luz dos povos, seja conhecido e testemunhado em palavras e obras e se edifique o seu Corpo místico, que é a Igreja. O Dicastério é competente pelas questões fundamentais da evangelização no mundo e pela instituição, acompanhamento e apoio das novas Igrejas particulares, sem prejuízo da competência do Dicastério para as Igrejas Orientais”, explica o documento da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium.
Vale destacar que esse organismo é presidido diretamente pelo próprio Papa. Além disso, o novo serviço é constituído por duas seções: uma delas diz respeito às questões fundamentais da evangelização no mundo e a outra diz respeito à primeira evangelização e às novas Igrejas particulares nos territórios de sua competência. Cada uma das duas seções é regida em nome do Santo Padre e por sua autoridade.
A primeira seção que trata da evangelização no mundo tem como missão:
“[…] estudar, em colaboração com as Igrejas particulares, as Conferências episcopais e as Estruturas hierárquicas orientais, os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, as questões fundamentais da evangelização e do desenvolvimento de um anúncio eficaz do Evangelho, individuando as suas formas, instrumentos e linguagem adequados. A Seção recolhe as experiências mais significativas no campo da evangelização, colocando-as à disposição da Igreja inteira.” (Praedicate Evangelium)
Já a segunda seção que aborda a primeira evangelização deve tratar do:
“[…] anúncio do Evangelho e o aprofundamento da vida de fé nos territórios de primeira evangelização e trata de tudo o que diz respeito quer à ereção de Circunscrições eclesiásticas ou suas modificações, quer à sua provisão e executa as demais tarefas à semelhança do que realiza o Dicastério para os Bispos no âmbito da sua competência” (Praedicate Evangelium).
Moysés Azevedo fará parte da seção sobre a evangelização no mundo
A seção que Moysés Azevedo fará parte no novo Dicastério para a Evangelização irá tratar diferentes questões do Batismo à vida missionária de cada cristão. Para isso, alguns tópicos que serão da competência do novo organismo já foram mencionados no documento que lhe deu origem. A seguir, confira algumas questões de responsabilidade da seção do dicastério que Moysés Azevedo passa a fazer parte.
1 – Anúncio do Evangelho nos tempos de hoje
As questões fundamentais da evangelização e do desenvolvimento de um anúncio eficaz do Evangelho, individuando as suas formas, instrumentos e linguagem adequados. A Seção recolhe as experiências mais significativas no campo da evangelização, colocando-as à disposição da Igreja inteira. Além disso, estimula a reflexão sobre a história da evangelização e da missão, especialmente nas suas relações com as vicissitudes políticas, sociais e culturais que marcaram e condicionaram a pregação do Evangelho.
2 – Piedade Popular
Por meio de estudos e intercâmbios de experiências, a Seção apoia as Igrejas particulares no processo de inculturação da Boa Nova de Jesus Cristo nas diversas culturas e etnias e da evangelização das mesmas, prestando particular atenção à piedade popular.
3 – Santuários
A ereção de santuários internacionais e a aprovação dos respetivos estatutos, conforme as disposições canônicas, e o devido cuidado, em colaboração com os Bispos diocesanos/eparquias. Além disso, é missão do dicastério tratar das conferências episcopais e das estruturas hierárquicas orientais, da promoção de uma pastoral orgânica dos santuários como centros propulsores da evangelização permanente.
4 – Discernimento dos sinais dos tempos
O dicastério deve promover a evangelização através do discernimento dos sinais dos tempos, além de estudar e promover a contribuição renovadora do Evangelho no encontro com as culturas e com tudo o que diz respeito à promoção da dignidade humana e da liberdade religiosa.
5 – Dia Mundial dos Pobres
Uma vez que a evangelização implica uma opção fundamental pelos pobres, o dicastério cuida do Dia Mundial dos Pobres, assiste e apoia as iniciativas para anunciar o Evangelho nesse contexto.
6 – Catequese
A Seção é competente para a catequese, colocando-se ao serviço das Igrejas particulares no seu dever de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo a quem, depois de receber o Batismo, leva no dia a dia uma vida cristã, a quem, embora demostrando uma certa fé, não conhece adequadamente os seus fundamentos, a quem sente a necessidade de aprofundar mais e melhor o ensinamento recebido e a todos os que abandonaram a fé ou não a professam.
7 – Cada batizado é um evangelizador: discípulo missionário
Dado que cada membro do Povo de Deus, em virtude do Batismo recebido, é discípulo-missionário do Evangelho, a Seção apoia o crescimento de tal consciência e responsabilidade, para que cada um colabore eficazmente na obra missionária com a vida quotidiana, por meio da oração, do testemunho e das obras.
8 – Anúncio da Misericórdia Divina: missionários da misericórdia
A evangelização implementa-se por meio de múltiplas modalidades e expressões, particularmente através do anúncio da misericórdia divina. Para isso, contribui de forma peculiar para a ação específica dos Missionários da Misericórdia, para os quais a Seção promove e apoia a formação e dá critérios de ação pastoral.
Membros nomeados para a seção Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo
- Luis Antonio G. Tagle, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares
- José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação
- Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida
- Lazzaro You Heung-sik, Prefeito do Dicastério para o Clero
- Josip Bozanić, Arcebispo de Zagreb (Croácia)
- Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Guadalajara (México)
- Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo (Brasil)
- Timothy Michael Dolan, Arcebispo de Nova York (Estados Unidos da América)
- Matteo Maria Zuppi, Arcebispo de Bolonha (Itália)
- Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, Arcebispo de Goa e Damão (Índia)
- Claudio Gugerotti, Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais
- Leo William Cushley, Arcebispo de Saint Andrews e Edimburgo (Grã-Bretanha)
- Benoît Comlan Messan Alowonou, Bispo de Kpalimé (Togo)
- Eugene Robert Sylva, Vigário Episcopal para Projetos Especiais e para a Catedral da Diocese de Paterson (Estados Unidos da América)
- Irmã Maria Eliane Azevedo da Silva, M.S.C., Superiora Geral (Brasil)
- Paolo Ruffini, Prefeito do Dicastério para a Comunicação
- Moysés Louro de Azevedo Filho, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom (Brasil)
- Marta Maria Carla Cartabia, Presidente Emérita do Tribunal Constitucional Italiano e Docente do Departamento de Estudos Jurídicos “A. Sraffa” da Universidade Bocconi de Milão (Itália)
- María Ascensión Romero Antón, Membro da Equipe Internacional Responsável do Caminho Neocatecumenal.
Saiba mais: o novo Dicastério unifica a precedente Congregação para a Evangelização dos Povos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.