Sem Categoria

Moysés Azevedo é nomeado membro do Dicastério para a Evangelização

Papa Francisco unificou a Congregação para a Evangelização dos Povos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, formando, assim, o novo Dicastério para a Evangelização.

comshalom
Moysés em audiência privada com Papa Francisco (Imagem/Vatican Media)

O Papa Francisco nomeou, nesta terça-feira (25), os membros oficiais para o recém-criado Dicastério para a Evangelização. Esse novo departamento do Vaticano será responsável pelas questões fundamentais da evangelização no mundo e na instituição, além de acompanhar e apoiar as novas Igrejas particulares.

Entre os membros nomeados pelo Santo Padre, está Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom. O missionário, que, desde 2019, serve como membro do Dicastério para os Leigos, a Família e Vida, passa a ser também membro do novo Dicastério para a Evangelização. Vale recordar que Moysés Azevedo colaborou como consultor no antigo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que teve suas responsabilidades absorvidas pelo novo dicastério do Vaticano. 

Sobre a nomeação, Moysés comentou o seguinte:

“Recebo com o espírito de humildade e de serviço, de humildade porque tudo é graça e de serviço porque, como fundador e moderador-geral da Comunidade Católica de Shalom, entendo que um Carisma é dado para edificar a Igreja e é colocando este Carisma a serviço da Igreja e a serviço da evangelização do mundo de hoje que nós podemos cumprir a nossa missão com alegria e responsabilidade”.

Moysés ainda recordou as palavras do Papa na Evangelii Gaudium. O Santo Padre convida os cristãos a anunciar a alegria do Evangelho a todos. Para isso, segundo o missionário, é preciso ter consciência da responsabilidade dessa missão, principalmente, diante dos desafios que a humanidade enfrenta atualmente. “A humanidade tem sede de conhecer a pessoa viva de Jesus Cristo e apresentá-lo é parte essencial da missão da Igreja, porque a Igreja existe para evangelizar”, reforçou Moysés.

Entenda a missão do novo Dicastério para a Evangelização

Com a promulgação da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, que deu início a implementação da reforma na Cúria Romana, em março de 2022, o Papa Francisco unificou a Congregação para a Evangelização dos Povos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, formando, assim, o novo Dicastério para a Evangelização.

“O Dicastério está ao serviço da obra de evangelização, para que Cristo, luz dos povos, seja conhecido e testemunhado em palavras e obras e se edifique o seu Corpo místico, que é a Igreja. O Dicastério é competente pelas questões fundamentais da evangelização no mundo e pela instituição, acompanhamento e apoio das novas Igrejas particulares, sem prejuízo da competência do Dicastério para as Igrejas Orientais”, explica o documento da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium.

Vale destacar que esse organismo é presidido diretamente pelo próprio Papa. Além disso, o novo serviço é constituído por duas seções: uma delas diz respeito às questões fundamentais da evangelização no mundo e a outra diz respeito à primeira evangelização e às novas Igrejas particulares nos territórios de sua competência. Cada uma das duas seções é regida em nome do Santo Padre e por sua autoridade.

A primeira seção que trata da evangelização no mundo tem como missão:

“[…] estudar, em colaboração com as Igrejas particulares, as Conferências episcopais e as Estruturas hierárquicas orientais, os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, as questões fundamentais da evangelização e do desenvolvimento de um anúncio eficaz do Evangelho, individuando as suas formas, instrumentos e linguagem adequados. A Seção recolhe as experiências mais significativas no campo da evangelização, colocando-as à disposição da Igreja inteira.” (Praedicate Evangelium)

Já a segunda seção que aborda a primeira evangelização deve tratar do: 

“[…] anúncio do Evangelho e o aprofundamento da vida de fé nos territórios de primeira evangelização e trata de tudo o que diz respeito quer à ereção de Circunscrições eclesiásticas ou suas modificações, quer à sua provisão e executa as demais tarefas à semelhança do que realiza o Dicastério para os Bispos no âmbito da sua competência” (Praedicate Evangelium).

Moysés Azevedo fará parte da seção sobre a evangelização no mundo

A seção que Moysés Azevedo fará parte no novo Dicastério para a Evangelização irá tratar diferentes questões do Batismo à vida missionária de cada cristão. Para isso, alguns tópicos que serão da competência do novo organismo já foram mencionados no documento que lhe deu origem. A seguir, confira algumas questões de responsabilidade da seção do dicastério que Moysés Azevedo passa a fazer parte. 

1 – Anúncio do Evangelho nos tempos de hoje

As questões fundamentais da evangelização e do desenvolvimento de um anúncio eficaz do Evangelho, individuando as suas formas, instrumentos e linguagem adequados. A Seção recolhe as experiências mais significativas no campo da evangelização, colocando-as à disposição da Igreja inteira. Além disso, estimula a reflexão sobre a história da evangelização e da missão, especialmente nas suas relações com as vicissitudes políticas, sociais e culturais que marcaram e condicionaram a pregação do Evangelho.

2 – Piedade Popular

Por meio de estudos e intercâmbios de experiências, a Seção apoia as Igrejas particulares no processo de inculturação da Boa Nova de Jesus Cristo nas diversas culturas e etnias e da evangelização das mesmas, prestando particular atenção à piedade popular.

3 – Santuários

A ereção de santuários internacionais e a aprovação dos respetivos estatutos, conforme as disposições canônicas, e o devido cuidado, em colaboração com os Bispos diocesanos/eparquias. Além disso, é missão do dicastério tratar das conferências episcopais e das estruturas hierárquicas orientais, da promoção de uma pastoral orgânica dos santuários como centros propulsores da evangelização permanente.

4 – Discernimento dos sinais dos tempos

O dicastério deve promover a evangelização através do discernimento dos sinais dos tempos, além de estudar e promover a contribuição renovadora do Evangelho no encontro com as culturas e com tudo o que diz respeito à promoção da dignidade humana e da liberdade religiosa.

5 – Dia Mundial dos Pobres

Uma vez que a evangelização implica uma opção fundamental pelos pobres, o dicastério cuida do Dia Mundial dos Pobres, assiste e apoia as iniciativas para anunciar o Evangelho nesse contexto.

6 – Catequese

A Seção é competente para a catequese, colocando-se ao serviço das Igrejas particulares no seu dever de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo a quem, depois de receber o Batismo, leva no dia a dia uma vida cristã, a quem, embora demostrando uma certa fé, não conhece adequadamente os seus fundamentos, a quem sente a necessidade de aprofundar mais e melhor o ensinamento recebido e a todos os que abandonaram a fé ou não a professam.

7 – Cada batizado é um evangelizador: discípulo missionário

Dado que cada membro do Povo de Deus, em virtude do Batismo recebido, é discípulo-missionário do Evangelho, a Seção apoia o crescimento de tal consciência e responsabilidade, para que cada um colabore eficazmente na obra missionária com a vida quotidiana, por meio da oração, do testemunho e das obras.

8 – Anúncio da Misericórdia Divina: missionários da misericórdia

A evangelização implementa-se por meio de múltiplas modalidades e expressões, particularmente através do anúncio da misericórdia divina. Para isso, contribui de forma peculiar para a ação específica dos Missionários da Misericórdia, para os quais a Seção promove e apoia a formação e dá critérios de ação pastoral.

Membros nomeados para a seção Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo

  1. Luis Antonio G. Tagle, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares
  2. José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação
  3. Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida
  4. Lazzaro You Heung-sik, Prefeito do Dicastério para o Clero
  5. Josip Bozanić, Arcebispo de Zagreb (Croácia)
  6. Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Guadalajara (México)
  7. Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo (Brasil)
  8. Timothy Michael Dolan, Arcebispo de Nova York (Estados Unidos da América)
  9. Matteo Maria Zuppi, Arcebispo de Bolonha (Itália)
  10. Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, Arcebispo de Goa e Damão (Índia)
  11. Claudio Gugerotti, Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais
  12. Leo William Cushley, Arcebispo de Saint Andrews e Edimburgo (Grã-Bretanha)
  13. Benoît Comlan Messan Alowonou, Bispo de Kpalimé (Togo)
  14. Eugene Robert Sylva, Vigário Episcopal para Projetos Especiais e para a Catedral da Diocese de Paterson (Estados Unidos da América)
  15. Irmã Maria Eliane Azevedo da Silva, M.S.C., Superiora Geral (Brasil)
  16. Paolo Ruffini, Prefeito do Dicastério para a Comunicação
  17. Moysés Louro de Azevedo Filho, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom (Brasil)
  18. Marta Maria Carla Cartabia, Presidente Emérita do Tribunal Constitucional Italiano e Docente do Departamento de Estudos Jurídicos “A. Sraffa” da Universidade Bocconi de Milão (Itália)
  19. María Ascensión Romero Antón, Membro da Equipe Internacional Responsável do Caminho Neocatecumenal.

Saiba mais: o novo Dicastério unifica a precedente Congregação para a Evangelização dos Povos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.