Shalom

Moysés Azevedo explica como funcionará a Assembleia Geral Ordinária 2024

Principal órgão de discernimento da Comunidade, a partir desse ano, será realizada a cada cinco anos.

comshalom

Em 2024, a Comunidade Católica Shalom realizará a Assembleia Geral Ordinária, órgão máximo de discernimento, que após o novo decreto da Santa Sé, passa a ser realizado a cada cinco anos.

A partir da reunião é produzido um documento com as orientações para a ação da Comunidade, que nortearão os próximos anos. Na noite da última segunda-feira, 19 de fevereiro, o fundador Moysés Azevedo explicou aos membros das Missões reunidos em videoconferência como funcionará o encontro deste ano.

Celebrar uma Assembleia Geral é receber uma graça do coração de Deus. E nós, como Comunidade, vamos acolher essa graça, vamos perscrutar do coração de Deus essa graça, vamos procurar entender e decodificar essa graça para assumi-la e, como um talento de Deus, multiplica-la nos próximos cinco anos da Comunidade”, disse.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Segundo Moysés, além de avaliar as ações da Comunidade nos anos anteriores e aprovar o documento com o direcionamento para os anos seguintes, a Assembleia Geral também elege os novos membros do conselho geral e há a nomeação dos novos assistentes da Comunidade. 

Ele recordou ainda que o Conselho Geral deve ser composto por missionários que representem a Comunidade de Vida, a Comunidade de Aliança, bem como os estados de vida presentes na vocação, sacerdócio, celibato pelo reino dos céus e matrimônio. 

Em seu discurso, o fundador também destacou três aspectos para que todos os membros da vocação participem bem da fase preparatória. Segundo ele, é necessário: interceder, participar ativamente e com senso de responsabilidade do processo de escuta e eleger os temas que serão trabalhados

Mudanças exigidas pela Santa Sé

De acordo com Moysés Azevedo, a Santa Sé instituiu um novo decreto com normas que orientam a organização do governo das Associações Internacionais de Fiéis, na qual a Comunidade Católica Shalom se inclui. Com isso, algumas medidas deverão ser adaptadas a partir deste ano. Veja a seguir algumas mudanças:

– Mandatos de governo serão de cinco anos e não mais seis como anteriormente;

– Membros do Conselho Geral só poderão ser reeleitos uma vez. Antes a Comunidade permitia que os membros nomeados fossem reeleitos sem tempo limite;

– As normas da Santa Sé permitem que o fundador permaneça como Moderador Geral. Para o próximo mandato esse pedido foi feito pela Comunidade e acatado pela Santa Sé.

Moysés também lembrou que participam da Assembleia os membros de direito (Moderador e Conselho Geral), membros nomeados pelo Conselho Geral e membros eleitos de Promessas Temporárias e Definitivas pelos seus pares.

Por fim, o fundador da Comunidade pediu que todos os membros permaneçam em oração pelo encontro que acontecerá entre os dias 16 e 30 de agosto.

Etapas da Assembleia Geral 2024

A Assembleia é um grande começo, é uma linha de largada para acolher a vontade de Deus“, declarou Padre Saulo Dantas, sacerdote da Comunidade Vida responsável pela Comissão que organiza o encontro. Ele ainda detalhou as etapas da preparação para a Assembleia.

Confira abaixo as datas:

19 de fevereiro a 10 de março: Preparação inicial com aprofundamento da escuta de Deus e dos irmãos por meio de videoconferência com o fundador da Comunidade e momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento. A votação para os membros eleitos está prevista para dia 10 de março. 

11 de março a 15 de agosto: Elaboração do documento de trabalho e divulgação da lista dos membros da Assembleia Geral 2024.

16 a 30 de agosto: Realização da Assembleia Geral 2024.

Responsável pela Comissão organizadora da Assembleia Geral 2024, Pe. Saulo Dantas detalha etapas. Foto: Reprodução Youtube

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.