Shalom

Moysés Azevedo fala sobre a coragem que vem do Espírito Santo

“Coragem, derramo sobre vós o meu Espírito”, foi o tema da pregação ministrada por Moysés Azevedo no último dia do Renascer 2024.

comshalom
Foto: Comunicação Shalom Fortaleza

Para os participantes do Renascer On-line e de Fortaleza (CE), a terça-feira de Carnaval, 13, foi marcada por uma experiência forte com Espírito Santo de Deus. A pregação da manhã foi ministrada pelo fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, que em seu discurso abordou sobre a coragem que é fruto de uma experiência com o Paráclito. 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Espírito de coragem 

O fundador iniciou a pregação convidando os participantes a refletirem sobre a coragem que é “dom e virtude do Espírito Santo”.

“Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor. Sua alegria se encontrará no temor do Senhor”, Isaías 11, 1-3

Ao meditar sobre a passagem de Isaías, o pregador afirmou que “quando o profeta fala desse atributo do Espírito Santo, fala do que Ele é e do Ele faz. Ele não nos dá dons de fora dele, mas de quem ele é“.

Moysés ainda explica que o Espírito do Senhor nos comunica a coragem que tem duas dimensões: a fortaleza, “que nos faz fortes para enfrentar e superar os desafios da vida, e também a parresia e a ousadia, “que nos fazem ter a audácia de testemunhar e anunciar o evangelho“.

É ela que auxilia a escolher o que é bom na vida, no dia-a-dia, que ajuda a vencer os medos. “Quem deixa o Espírito Santo agir, tem a coragem de vencer as provações, tribulações e desafios da vida. Ele nos capacita a amar“, assegura o missionário. 

Para Moysés, somente o Espírito Santo tem a propriedade de dar ao homem a coragem de enfrentar e superar as provações da vida.

Força do Espírito Santo 

 Em seguida, o missionário preparou os participantes para viverem o momento ápice do Seminário, a Efusão, que é o batismo de dons no Espírito Santo, salientando que a terceira pessoa da Santíssima Trindade não é uma energia, nem força abstrata, mas sim a promessa do Pai celeste para a humanidade.

… descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo”, Atos 1, 8b.

Moysés incentivou o público a repetir o versículo: “Eu serei batizado no Espírito Santo”. Além disso, frisou que “A promessa do Pai de Deus, para ser realizada, só depende do nosso pobre coração, não depende da nossa perfeição”.

Ele explicou também que para receber o Espírito não é preciso ser bom, mas querer, “com um coração arrependido e sincero e Deus transformará seu coração”.

Se você escuta o chamado do Senhor, essa promessa é para ti!”, afirmou o consagrado.

O batismo no Espírito Santo é a oportunidade da sua vida de mudar, não com suas forças, mas com a do Espírito Santo“, comenta o missionário.

História de amor com o Divino 

Quando dizemos que queremos ser cheios do Espírito Santo, estamos dizendo que queremos abrir o nosso coração para que o amor divino da Santíssima Trindade arda dentro dos nossos corações, nos incendei e nos transforme”, explica Moysés. 

Moysés levou o público a um fazer um questionamento pessoal: “Se o amor humano é capaz de mudar a vida da gente, … imagine o que o amor divino, quando incendeia o coração humano, pode fazer”. Ele definiu o Espírito Santo como esse “Amor Divino” que “nos eleva, nunca nos abaixa, um amor eterno”. 

“O Espírito é o amor divino que pode fazer a grande transformação na sua vida. As mudanças na sua vida que você já tentou inúmeras vezes, o amor divino deseja e faz no seu coração”, garante ele. 

Por meio da experiência com Seminário de Vida é possível começar ou recomeçar essa história de amor com o amor divino.

Deus é apaixonado por você

Outro questionamento que o consagrado fez ao público foi sobre o conceito que algumas pessoas possuem de quem é Deus. Ele alerta que sem uma experiência com o Espírito, se tem uma imagem distorcida do Senhor, em que ele é visto como um “patrão severo, autoritário e castigador“. 

Em contrapartida, com o toque divino, “o Espírito nos concede a verdade de quem é Deus”.

Um Deus apaixonado por nós. Temos que entender quem é Deus e a relação que Ele quer ter conosco. Não basta termos um entendimento intelectual com Deus“, afirma Moysés. 

Desse modo, animou-os a experimentarem do “fogo do amor do Deus apaixonado por si e assim ter o coração inflamado para se viver apaixonado por Jesus“.  

Ainda sobre esse ponto, ele citou um trecho do discurso do Papa Bento XVI na Audiência Geral de 15 de junho de 2011:

“Certamente, o fogo de Deus, o fogo do amor queima, transforma, purifica, mas precisamente assim não destrói, e sim cria a verdade do nosso ser, recria nosso coração. E assim, realmente vivos pela graça do fogo do Espírito Santo, do amor de Deus, somos adoradores em espírito e verdade”.

Além disso, Moysés recordou as parábolas do Bom Pastor e também do Filho Pródigo para afirmar que Deus é um pai de amor e de misericórdia que deseja o arrependimento.

“O Espírito Santo vem nos tirar a visão errada que temos do pai e nos dar a visão do Pai que nos protege, que quer que sejamos filhos diante da sua presença”, comenta o consagrado.

Ao dar o próprio testemunho, Moysés assegurou que a experiência com o Espírito transforma vidas. “É isso que o Espírito Santo deseja fazer, lhe dar uma vida nova”, disse ele.

Reencontro Renascer 

O carnaval acabou, mas o Renascer foi só o começo da sua jornada de amizade com Deus. Para todos os participantes do retiro que aconteceu em diversas cidades do Brasil e do exterior e também no formato on-line, a Comunidade Shalom realizará o Reencontro do Renascer.

>> Confira aqui quais os locais do Reencontro

Veja também:

Renascer 2024: “Estava na internet e pedi a Deus uma luz”

6 frases de Carmadélio sobre o senhorio de Cristo no Renascer 2024

Gabriella Dias destaca a importância da fé para acertar o alvo

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.