Notícias

Moysés Azevedo fala sobre a esperança viva e a âncora no céu

O que é a esperança, ou melhor, quem é a sua esperança? Nesta pregação Moysés falou da esperança que é viva, que é Jesus ressuscitado, que nos conduz a viver de uma forma diferente da lógica natural. Lançamos a nossa esperança, como uma âncora, não no fundo do mar, mas no céu; e por esta esperança, atraímos o céu para a nossa vida cotidiana.

comshalom
FOTO: COMSHALOM | FÓRUM SHALOM 2023

O fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, pregou na manhã deste domingo (10), no Fórum Shalom trazendo aos participantes uma nova oportunidade de refletir sobre a virtude da esperança. Com o tema da ‘esperança viva’, Moysés, falou da esperança como força de ressurreição e de testemunho. 

“A esperança não é algo, a esperança é alguém, é uma pessoa. Sabemos que ela é uma virtude teologal, mas ela vem de uma pessoa e é uma pessoa. A esperança é Jesus Cristo”.

Ao falar da esperança que é Jesus, Moysés afirmou que , “desde a criação existia em nós a esperança em potência” e que foi o caminho da salvação que nos permitiu transformá-la em ato: “Jesus ressuscitado é a nossa esperança, ele nos abriu as portas da plena felicidade“. 

“A esperança é a mais humilde das virtudes, mas é a mais forte. A nossa esperança tem um rosto, o rosto do Senhor ressuscitado que vem com grande poder na glória” – Papa Francisco

Além de manifestar grande poder, podemos experimentar também uma grande ternura e doçura da parte de Deus. Ele é onipotente, nos ama de forma incondicional e é fiel. Diante de tanto amor derramado sobre nós por esses atributos de Deus, somos convidados e não olhar o mundo de forma natural, porque o Senhor ressuscitado nos dá uma nova forma de olhar o mundo. Como não nos alegrar e encher de esperança diante do cuidado de um Deus tão grandioso? Por isso podemos afirmar que não fomos destinados à morte e a desesperança, podemos afirmar: “eu não sou só, nem inútil, nem abandonado“.

Leia mais| Saiba mais sobre a Escola de Pregadores no Fórum Shalom 2023

Nossa âncora

Utilizando a figura da âncora para falar da esperança, Moysés citou a Carta aos Hebreus e o catecismo da Igreja, para dar um caminho vivo e progressivo ao cristão que cultiva essa virtude. O Catecismo da Igreja diz que “a esperança é a ancora da alma, inabalável e segura que penetra onde entrou Jesus como nosso precursor”. Podemos então nos perguntar: onde Jesus entrou? Ele entrou na eternidade, no céu, por isso a nossa âncora não se fixa no fundo do mar, como naturalmente se poderia pensar; nossa âncora vai fixar-se no céu, porque nossa esperança viva nos faz enxergar nossa vida de forma sobrenatural.

A esperança faz com que eu traga a eternidade para o meu hoje. Eu trago a potência da ressurreição para a vida ordinária“. Olhar a vida sob a ótica da esperança cristã, nos ajuda a ter uma nova atitude em relação ao nosso cotidiano, os pequenos acontecimentos podem ser preenchidos pela eternidade, porque se estou ancorado no céu, eu trago o céu para a minha vida.  

A esperança também nos dá um caminho seguro para a alegria. É necessário testemunhar que nossa esperança está fixa na vida eterna de forma alegre, transparecendo a todos que estão ao nosso redor que a nossa busca é feliz, que nossa esperança não é vã: “Você não é dono das suas emoções, mas é dono dos músculos da sua face. Sua face não é sua, é dos outros. Isto não é falsidade, é caridade”.

Leia mais| O que esperar da carta apostólica do Papa Francisco sobre Santa Teresinha do Menino Jesus

Moysés trouxe o exemplo do mártir vietnamita Paulo Le-Bao-Thin, que foi preso e, mesmo vivendo em um contexto terrível, conseguia encontrar esperança: 

“Este cárcere é realmente a imagem do inferno eterno: além de suplícios de todo o gênero, tais como algemas, grilhões, cadeias de ferro, tenho de suportar o ódio, as agressões, calúnias, palavras indecorosas, repreensões, maldades, juramentos falsos, e, além disso, as angústias e a tristeza. Mas Deus, que outrora libertou os três jovens da fornalha ardente, está sempre comigo e libertou-me destas tribulações, convertendo-as em suave doçura, porque é eterna a sua misericórdia. […] Escrevo todas estas coisas, para que estejam unidas a vossa e a minha fé. No meio da tempestade, lanço a âncora que me permitirá subir até ao trono de Deus: a esperança viva que está no meu coração” – Paulo Le-Bao-Thin.

“O grande segredo da vida é fixar a esperança no Senhor. Ela nos faz ter a força e a potência para viver os desafios da vida, já com a certeza da vitória. Pela esperança, a vitória já nos foi dada”, afirma o fundador. Devemos olhar os desafios da vida com os óculos da esperança cristã e nos lembrar que só Deus pode transformar o mal em bem pela fé em Cristo.

Oração, perseverança e caridade

O Catecismo também nos ensina que “a esperança exprime-se e nutre-se na oração”. Pela oração sou introduzido no céu e eu levo ao céu aqueles por quem eu rezo. Só reza quem tem esperança. Eu lanço meu olhar para o céu e minha esperança se nutre. Quanto mais eu rezo, mais aumenta a minha esperança, mais desejo o céu, mais o meu coração se dilata e enche de amor divino. “A oração é a esperança em ato”, afirmou Moysés. Eram esses os ‘desejos imensos’ que Santa Teresinha trazia em seu coração, a sua esperança na santidade a fazia aspirar grandes coisas. “A esperança torna-se sinônimo de desejo de santidade quando compreendemos que Deus nos comunica sua santidade”. Quanto mais entramos na presença de Deus, mais aumenta em nós o desejo de santidade. É o próprio Deus que faz este desejo crescer. A esperança na santidade nunca é vã, devemos tomar cuidado com a ausência desta virtude, pois o desespero e a desesperança na santidade é obra do demônio.

Devemos nos lembrar sempre que a esperança cristã não é aquela natural, ela não engana! E como ela não engana e é viva, algo pode mudar em nossa vida a qualquer momento, hoje, agora! A esperança protege contra o desânimo e o abatimento. Ela não é passiva, porque se nós cremos na potência da vida, não somos nós que fazemos crescer, mas cooperamos com a ação da graça. Contando o testemunho de conversão de Charles Péguy, que era ateu e se converteu, Moysés falou sobre a esperança que nos faz perseverar. Charles, após sua experiência com Deus, intercedia pela conversão de sua esposa e para que ela permitisse que seus filhos fossem batizados. Ele continuou intercedendo e a graça só foi alcançada após a morte dele. No tempo de Deus, o fruto de perseverar na esperança sempre vem! É esta perseverança que não nos permite desistir, que nos faz continuar: “A vida cristã é isso, recomeçar todos os dias. Porque eu espero na graça de Deus, e posso sempre recomeçar”.

A esperança traz um estilo divino para a nossa vida, isso significa não viver para si mesmo e sim viver para Deus e para os outros: “Antecipamos a caridade do céu na nossa vida”. Vivemos em um mundo desesperado, que investe no que passa. Precisamos anunciar a razão da nossa esperança.  Quem sabe em quem colocou a esperança não é indiferente a alguém, sente-se um distribuidor da esperança. Não podemos perder a esperança em ninguém, porque Deus não perde a esperança em nós. Devemos olhar os jovens, os pobres, cada um, com a esperança do Ressuscitado. “Devemos dar a esperança que recebemos”.

 

Acompanhe trecho da pregação “Uma esperança viva”, com Moysés Azevedo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

 Clique aqui e avalie o Fórum Shalom 2023. 

Leve as pregações para sua casa

A plataforma de vídeos Shalom Play disponibilizará as pregações do Fórum Shalom 2023. Para quem desejar, pode adquirir o conteúdo por apenas R$ 29,90 (preço promocional durante a realização do evento). 

Os cem primeiros a adquirir, terão como bônus as palestras do Congresso Shalom 2021. Acesse nossa plataforma e garanta o seu lugar.

Clique aqui e adquira as pregações doFórum Shalom 2023 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.