Shalom

Moysés Azevedo fala sobre oferta de vida e missionariedade no CJS 2023

O fundador da Comunidade Shalom pregou sobre o tema “Com Maria, partir em missão” no Congresso de Jovens Shalom.

comshalom
“Com Maria, partir em missão. Todo nosso caminho parte de uma experiência com Deus” (Imagem/Comshalom)

Antes da chegada do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, os jovens puderam dançar e louvar com todos os jovens das Missões e Obras presentes.

Cristo ressuscitou. Aleluia. (Sim, verdadeiramente ressuscitou, aleluia). Cristo ressuscitou mesmo. Como é bom podermos estar juntos de novo, após todo esse período de pandemia, estamos reunidos em nome do Senhor. Nesse período nos encontramos de forma online e como Deus providenciou, mas é muito bom ver vocês, é muito bom estarmos juntos.” Assim começou o momento de Moysés Azevedo no Congresso de Jovens Shalom Belém 2023. O consagrado estava no dia anterior em uma reunião com o Papa Francisco, e afirma que trouxe com ele, a bênção do Santo Padre.

Moysés aprofundou sobre o tema: “Com Maria, partir em missão!” Trouxe cinco pontos principais: Gratuidade da eleição divina, oferta total, fogo do céu, ir apressadamente como Nossa Senhora e missão. Confira algumas reflexões do fundador:

Gratuidade da eleição divina

“Analogamente, Deus também nos elegeu e nos escolheu. E porque Deus nos escolheu? Não temos méritos, mas ele nos escolheu por um amor gratuito e desinteressado. Ele escolheu porque Ele quis. É um mistério. Deve brotar em nós uma gratidão imensurável.”

“Nossa Senhora com essa escolha e esse amor, não teve outra resposta  a não ser o Fiat! Nossa Senhora deu a vida dela, deu de graça o que de graça recebeu. Ela precisava corresponder a este amor. ‘Cumpra-se na minha vida, na sua vontade, toma minha vida, aqui está a alegria e a felicidade da minha vida”. 

Oferta total

“Essa deve ser a alegria da sua vida, a oferta de vida. Transforme esse desejo de ofertar em vida, em carne, ser por amor e felicidade. Que a nossa resposta seja a doação total, essa é a única resposta de amor e único caminho de felicidade. A felicidade inteira, infinita, inteira, consiste em ofertar, doar, não há palavras, mas amar a Deus como somos amados por Ele.”

“Aquele que quiser ganhar sua vida, vai perdê-la e aquele que perder a vida por causa de mim, por amor a mim, vai ganhá-la. Esse é o caminho que Jesus nos mostra para a felicidade.”

“Shalom é uma vida ofertada, por amor ao Nosso Senhor, como a Virgem  Maria viveu, se entregou e nos ensina. Precisa do fogo do céu para essa oferta de vida. E poder proclamar nos lábios o que está no coração inflamado deste amor. Mesmo que não sinta nada, perseverar por amor, permanecer com os filhos em Jesus e Maria.” 

“No Shalom somos chamados a entrar nesse ritmo, aqueles que chegam em nossos grupo de oração, Centro de Evangelização,  na Obra, são convidados a se deixar alcançar pelo fogo de Deus que cura nosso egoísmo e nos liberta do amor próprio e experimentar a alegria, uma vida ofertada, não é um peso, mas fonte de vida e de felicidade.”

Fogo do céu

“Centralize seu olhar e seu coração em Deus, mesmo com os pecados, ir na procissão, seguir o caminho. Valeu a pena vir de Roma para cá para ver vocês. Não faça do projeto de vida de vocês, vocês mesmo, põe o projeto de vida de vocês em Deus, nos outros, na humanidade, alarguem, não sejam mesquinhos, o plano de Deus é grande para sua vida.”

“Deus tem um plano muito maior. Que isso arda em seu coração,  uma oferta total. Quando entra na dinâmica de vida, nessa procissão, por amor, escolhendo não viver para si mesmo. Há uma explosão de eternidade. Por isso ofereço tudo.”

“Seus dons, fragilidades, seu desejo de céu, de ser santo. Oferte suas decepções. Que o fogo do céu possa te fazer sempre recomeçar e levantar sempre. Sonhe alto, lance os olhos, escolha não viver para si, mas viver para Deus e para os outros. Nada menos que tudo. De tudo de si, saiba que o fogo do céu virá sobre sua vida, e suas escolhas.”

“A oferta sincera e total traz fogo do céu. Nós ofertamos nossa vida em Cristo, com Cristo e por Cristo, do jeito que for, e o ES vem e santifica a nossa oferta.”

A cada dia rezar: Jesus, dá-me a tua graça para que hoje eu não viva para mim mesmo, mas para Ti e para os outros. Vem Espírito Santo!’. 

Maria partiu apressadamente

“Maria levantou-se e partiu apressadamente ao encontro da prima que precisava dela.”

“A experiência de Deus nunca nos deixa paralisado, a experiência de Deus nos coloca em movimento, imediatamente ao outro. Entrar nessa dinâmica missionária é fruto da nossa oferta é ação da graça em nós.”

A corda do Círio significa que vamos seguir os passos dele, nós acreditamos no que o filho dela diz, mesmo na minha fraqueza, mesmo se eu cair, eu me levanto, que o meu olhar está lá. (Imagem/Comshalom)

“Maria partiu apressadamente, pq Deus tem pressa, quem ama não adia, Deus tem pressa para realizar a obra na nossa vida. Deus tem pressa, porque nos ama apaixonadamente. Quem ama tem pressa. Ele tem pressa em nos fazer sair missionários. E se Deus não agir apressadamente, quem vai agir é o mundo.”

Missão!

“Deus nos quer ofertando a vida pq quem não oferta fica estéril. Deus tem pressa, pois há uma urgência na humanidade que sofre. Os jovens são os que mais sofrem. Por isso o melhor evangelizador de um jovem é outro jovem. Nós sem nenhum mérito recebemos o segredo da Vida: Jesus Cristo!”

“As feridas dos homens deste tempo também doem em nós, mas temos um remédio que salva, temos a experiência de Cristo em sua vida. Mesmo frágil e limitado, a graça de Deus pode operar maravilhas.”

“Mesmo fraco e limitado, a evangelização não é na sua força, é o que te chama que dá o remédio do que está te curando. Vamos ao encontro das chagas do mundo, Deus tem pressa, pois o mundo sofre, e nós somos chamados a ser remédio para o mundo.”

Encerrou o momento de partilha acolhendo alguns jovens que trouxeram perguntas. O bate-papo gerou grandes reflexões e motivou a Juventude Shalom a permanecer e perseverar com Deus, na oferta total de vida que gera sentido de vida feliz e fecunda. Logo após houve a tradicional Celebração com a Cruz.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.