A esponsalidade com a humanidade foi o tema do primeiro momento de formação do Retiro Shalom 40 anos – Escuta desta terça-feira, 23 de agosto. Partindo das moções do retiro de escuta do Conselho Geral da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo explicou que Deus quer dar aos membros uma esponsalidade com a humanidade.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
“A universalidade do amor esponsal nos impulsiona a amar, especialmente aquele que está mais longe, o mais pecador. Esse amor desperta em nós uma esponsalidade com a humanidade. Amamos tanto a Cristo que não podemos não amar quem ele ama. Queremos olhar as pessoas com os olhos de Cristo”.
Desejo de consolar o coração do homem
De acordo com Moysés, o amor de Cristo interpela a querer consolar o coração do homem. “. O amor esponsal deve plantar e fazer crescer em nós esse desejo de tirar a dor do mundo. Jesus ardeu de amor na cruz e na Cruz com seu amor divino tira o pecado do mundo. O amor deve nos impulsionar a amar como ele ama”.
E continuou, “Uma alma inflamada de amor esponsal vai crescendo nesse movimento. Ela vai se abrindo, vai deixando se interpelar pela dor do mundo. A dor de ninguém pode nos ser indiferente. O amor esponsal vai plantando em nós essa urgência de consolar o coração dos homens”.
Comunhão das formas de vida para a missão
Por fim, Moysés explicou que os estados de vida se complementam na missão e convidou, especialmente as famílias, a não renunciarem ao estado missionário. “Se a familia é uma igreja doméstica ou ela está em estado de saída ou ela adoece. A familia que sai de si, entra na dinâmica da missão é uma família feliz, fecunda e verdadeiramente está nessa dinâmica de oferta. Uma oferta ou é missionária ou não é oferta”.
O Retiro Shalom 40 anos – Escuta é voltado para a Comunidade Vida e Aliança. O encontro virtual, que aconteceu de 20 a 23 de agosto, apresentou a partilha daquilo que Deus falou para o Conselho Geral durante o Retiro de Escuta deste ano.