Neste domingo (10), os membros da Obra e da Comunidade Católica Shalom estiveram reunidos no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, no Ceará, durante o Encontro Geral da Obra, um dos eventos da programação do aniversário de 40 anos da Vocação Shalom. Na ocasião, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, pregou para os participantes, que, antes mesmo dele começar sua formação, ofereceram um presente especial e emocionante ao missionário.
“Olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”. Com essas palavras do Santo Padre, Moysés deu início à sua fala. O fundador destacou a importância do “fazer memória”. Nesse ato tão simples, é possível contemplar a fidelidade de Deus em meio às inconstâncias do seu povo. Moysés ainda reforçou que a misericórdia de Deus nunca faltou e, confiante nessa verdade, é possível afirmar que ela também não faltará nunca.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Um dom encarnado em um povo diferente
Moysés explicou ainda que o Carisma Shalom não é um dom abstrato, é, na verdade, encarnado na vida do povo. “Esse povo somos nós, a nossa história está apenas começando… O que são 40 anos diante de Deus…”, pontuou o fundador. Por isso, segundo o missionário, o tempo de aniversário é o momento certo para abraçar o presente com paixão e com coragem, vivendo a identidade que Deus deu para a Comunidade.
De modo particular, Moysés animou ainda os membros da Comunidade com 40, 30, 35 anos de caminhada a passar a “chama do Carisma” para os mais novos. E esse movimento é algo muito simples: “nós precisamos ser quem nós somos, precisamos ter consciência da nossa identidade, nós somos um povo que recebeu de Deus um Carisma.”
“Shalom, tu não és maior do que ninguém, tu não és melhor do que ninguém, mas tu és diferente, e esta diferença, que é a tua vocação, é o que te salva”, explicou o fundador.
40 anos de Vocação Shalom: tempo de conversão
Ainda de acordo com o consagrado, os 40 anos da Vocação Shalom é tempo de conversão e de aprofundar a experiência com Deus. Por isso, Moysés orientou os membros da Obra e da Comunidade a voltar à vida de oração, ao encontro com Jesus Ressuscitado. “Tudo nasce desse encontro com Jesus na oração”, enfatizou.
Inclusive, a oferta de vida é fruto da vida de oração. Ele explicou também que o Shalom é um povo que oferta a sua vida, porque esse movimento de oferta nasceu na entrega total de Cristo por amor à humanidade. E foi apoiado nessa experiência que ele pode, em 1980, ofertar a sua vida a Deus e a Igreja em prol da evangelização.
Leia também | 40 anos da Vocação Shalom: Olhar o passado com gratidão, o presente com paixão e o futuro com esperança
Uma homenagem especial
Antes mesmo de começar a pregação, Moysés Azevedo foi surpreendido por uma homenagem de gratidão: os participantes do Encontro Geral da Obra cantaram a música Oferta para o fundador. Com voz forte e muita alegria, crianças, jovens, famílias, homens e mulheres entoaram a música para expressar o desejo de renovar a oferta de vida junto com o consagrado.
E todos os membros da Obra e da Comunidade terão uma ótima oportunidade para viver essa experiência na Convenção Shalom 40 anos, que será realizada em Roma no mês de setembro, do dia 23 ao dia 28. Na ocasião, diante do Santo Padre, toda a Comunidade poderá renovar a oferta de vida em prol da evangelização dos jovens, dos pobres e todos os homens.
Celebre conosco, ajude-nos a evangelizar
A Comunidade Católica Shalom celebra em 2022 o jubileu de 40 anos. Existe em cada membro uma grande alegria! O Senhor nos convida e nos insere em uma grande procissão. No mês de julho, em especial dia 9 de julho, aniversário da Vocação, teremos uma coleta especial em vista da construção da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, a primeira igreja da Comunidade Shalom!
Leia também
5 momentos marcantes para a Comunidade Shalom