Shalom

Moysés no CJS: Quando Deus deseja fazer uma reviravolta, Ele chama jovens

“Apaixonar-se por Deus significa apaixonar-se pela Vontade de Deus”.

comshalom

Na segunda parte de sua pregação no Congresso de Jovens Shalom, o CJS, em São Paulo-SP, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, falou aos jovens que forneceria algumas dicas para quem quer ter a coragem de dizer sim a Deus.

A primeira delas é a Vida de Oração. Essa, nasce de uma experiência de Deus, ou seja, começa a partir de um encontro pessoal com o Senhor e da consciência de que se é amado por Deus. “O que é a vida de oração senão me relacionar com Aquele que me amou e se entregou por mim?”, indagou.

Nosso fundador afirmou também que quanto mais frágeis somos, mais precisamos de vida de oração. De uma autêntica, sincera, decidida e sistemática vida de oração. isto é, encontrar-se com o Senhor todos os dias. “Se você não encher seu coração do Espírito Santo, vai estar enchendo de si mesmo”. Disse ainda que apenas na presença de Deus temos coragem de dizer sim aos planos Dele. “Não é ser santo com nossas forças. É deixar que Deus nos faça santos”, disse.

A segunda dica é o Desejo de Santidade. Para Moysés, é preciso desejar a santidade com toda nossa força, ainda que saibamos que somos fracos e pecadores. Mas, desejando a santidade, Deus virá em nosso auxílio. “Santidade e Misericórdia andam juntas”, disse.

Depois, ajoelhando-se no palco, nosso fundador fez um apelo à multidão: “Nunca perca a esperança da Santidade! Nunca, nunca, nunca. Nunca perca a esperança da santidade. Se você perder essa esperança, você perdeu a si mesmo… A misericórdia existe para quem é pecador mesmo. Deus nunca vai desistir de nós. Se o amor humano, tão belo, é capaz de transformar a vida de alguém, quanto mais o amor divino”.

Durante a pregação que deixou os jovens bastante envolvidos, afirmou que, desejando a santidade, é preciso Discernimento para não escolher a própria vontade. Para realizar um bom discernimento, é preciso oração, é preciso cruz, porque nosso discernimento passa pela cruz, e, por fim, acompanhamento, porque ninguém discerne sozinho. “Apaixonar-se por Deus significa apaixonar-se pela Vontade de Deus”. Moysés ainda citou a profecia que diz que Deus está semeando a graça do Celibato a muitos membros da Comunidade Shalom, que esse é um tempo forte de derramamento do amor esponsal e conta com uma intercessora especial: a Virgem Maria.

A terceira dica é a Oferta de Vida. O fundador lembrou que “quem quiser ganhar a sua vida vai perdê-la” e que é preciso “morrer com Cristo na Cruz para Ressuscitar com Ele”. Assim, não existe outro modo. É sair de si, viver para os outros, viver para Deus.

A quarta dica para viver a santidade e ter coragem de dizer Sim à vontade de Deus é a Parresia. É preciso ardor apostólico, é preciso coragem de alçar voo, um desejo ardente de dar de graça o que de graça recebemos e olhar para a humanidade com compaixão. Não podemos ser indiferentes às dores da humanidade. “É preciso manter os olhos fixos em Jesus, a mão esquerda nos irmãos, e com a mão direita salvando, tirando os jovens das drogas, resgatando, evangelizando, contagiando com o amor de Deus”.

Para finalizar a pregação, Moysés destacou como que ao longo da história Deus confiou a jovens grandes missões. Citou o profeta Jeremias, também Samuel, São Francisco, Santa Teresinha, São José de Anchieta, entre outros. “Quando Deus deseja fazer uma reviravolta, Ele chama um jovem. Então, por favor, seja generoso à voz de Deus. Ele nunca te decepcionará. No final, poderemos dizer tal qual Santa Teresinha: ‘Tu superastes, Senhor, todas as minhas expectativas”, concluiu.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.