Formação

Na confirmação, se recebe o Espírito Santo

comshalom

 

 Sefixarmos nossa atenção nos Apóstolos, antes e depois da vinda do Espírito Santoem Pentecostes, vamos observar algumas diferenças importantes: antes, tinhammedo e agora pregam a palavra de Deus com decisão; os que eram incultos eignorantes, depois falam dos mistérios de Deus e línguas estranhas. Estamudança tão surpreendente é produzida porque, naquele dia, receberam aplenitude do Espírito Santo.

 De maneirasemelhante, os fiéis recebem também a plenitude do Espírito Santo no sacramentoda confirmação. Este tema pode servir para conhecer melhor a natureza e osefeitos do sacramento e, se ainda não foi recebido, para preparar-se bem com avontade de recebe-lo o quanto antes.

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1. Os Apóstolosreceberam a plenitude do Espírito Santo em Pentecostes; nós, na confirmação

Os Apóstolos já tinham recebido o Espírito Santo antes daascensão do Senhor aos céus; na tarde da ressurreição Jesus apareceu-lhes no Cenáculo,soprou sobre eles, dizendo: “Recebei o Espírito Santo” (João 20,22). Mas emPentecostes encheram-se do Espírito Santo e de dons excepcionais (cf. Atos dosApóstolos, 2, 1-4).

 Também nósrecebemos no Batismo o Espírito Santo junto com a graça, mas o Senhor instituiuo sacramento da confirmação que é necessário para a plenitude da graçabatismal. A confirmação une mais intimamente à Igreja e enriquece com umafortaleza especial do Espírito Santo; de forma que nos comprometemos muitomais, como autenticas testemunhas de Cristo, a estender e defender a fé cristãcom nossas palavras e obras, a mostrar-nos perante os demais como verdadeirosdiscípulos de Cristo.

2. Efeitos do sacramento da confirmação

De maneira parecida ao que sucedeu aos Apóstolos no dia dePentecostes, este sacramento produz na alma estes frutos:

a) Aumenta a graça. A vida da graça que se recebe pelaprimeira vez no batismo adquire um novo empenho com a confirmação: há umcrescimento e um aprofundamento da graça batismal.

b) Imprime caráter. A confirmação imprime uma marcaespiritual indelével –o caráter-, para ser testemunhas de Cristo ecolaboradores de seu Reino; por isso, só se pode receber este sacramento umavez na vida.

c) Fortalece a fé. A palavra confirmação significafortalecimento; com este sacramento nossa fé em Jesus Cristo ficafortalecida.

d) Nos faz testemunhas de Cristo. A confirmação nos dáforças para defender a fé e de nos defender-nos dos inimigos exteriores danossa salvação: o demônio, o mau exemplo e inclusive as perseguições, abertasou disfarçadas, que podem acontecer a nós, cristãos. Nos dá vigor paraconfessar com firmeza nossa fé sendo testemunhas de Cristo, colaborando nasantificação do mundo e atuando como apóstolos onde vivemos e trabalhamos.

3. Ministro, sujeito, matéria e forma do sacramento daconfirmação

Ministro ordinário deste sacramento é o Bispo;extraordinário, o presbítero que goza desta faculdade pelo direito comum ou por concessão peculiarda autoridade competente; em perigo de morte, o pároco ou qualquer presbítero.

 O sujeitoé toda pessoa batizada que não tenha recebido este sacramento anteriormente.Para recebe-lo deve-se estar na graça de Deus, conhecer os principais mistériosda fé e acercar-se do sacramento reverência e devoção.

 A matériaé a unção na fronte com o crisma (mistura de azeite e bálsamo consagrada pelobispo), que se faz enquanto se impõe a mão. A unção significa um dos efeitos dosacramento: robustecer a fé.

 A forma éconstituída pelas palavras que pronuncia o ministro: “N. recebe por este sinalo Dom do Espírito Santo”. O crismando responde “Amém”.

4. Estimar muito a confirmação

Posto que a confirmação faz do fiel cristão uma testemunhade Jesus Cristo, desenvolvendo e aperfeiçoando as graças recebidas nobatismo, é preciso lutar por manter os frutos do sacramento. Só assim seremosfortes para confessar com inteireza a fé cristã. E o conseguiremos se acudirmoscom freqüência aos sacramentos da penitência e da eucaristia.

 Ordinariamente, a vida cristã se desenvolve em circunstâncias correntese normais; só em circunstâncias extraordinárias, o Senhor pode nos pedir oheroísmo do martírio, derramando o sangue para confessar a fé em Jesus Cristo. Semdúvida, o Senhor pede a todos o esforçar-se em pequenas lutas da vida diária:trato com os pais e irmãos, trabalho bem feito e oferecido a Deus, ajudagenerosa e desinteressada aos companheiros, fidelidade à doutrina de JesusCristo e difusão da fé com o exemplo, a amizade e os bons conselhos.

 PROPÓSITOS DE VIDA CRISTÃ:

– Alimentar o desejo de receber o sacramento da confirmação,caso não o tenha ainda recebido. Caso contrário, ser agradecido a Deus por estesacramento, dom do Espírito Santo.

– Procurar viver como verdadeiro cristão, com valentia, semrespeitos humanos, consciente de que a confirmação faz ao fiel “testemunha deCristo”.

Autor: Jayme Pujoll e Jesus Sanches Biela
Fonte: Livro "Curso de Catequesis" da EditoraPalabra, España


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.