Me chamo Rafaela e namoro com o Edcarlos pela segunda vez, e nesse novo tempo a 3 meses…Somos missionários da Comunidade de Vida e atualmente eu moro em Sobral, Ceará e ele está na missão de Nazareth em Israel.
Peraí, eu vou explicar isso… Nós nos conhecemos no dia 2 de agosto de 2012, em um ensaio de música na paróquia, ele foi tocar baixo e eu fui cantar. E ali começou um caminho de grande amizade. Digo que naquele dia o que me chamou atenção foi a forma como ele me percebeu, eu cantava uma música e ele sugeriu que mudássemos o tom, pois eu conseguiria cantar melhor e soltar mais a voz, ninguém nunca tinha tido aquela atitude comigo. Desde então a música foi um dos assuntos que nos cercava.
Ele namorava na época, então a certeza de que só seríamos amigos era grande. Depois de um tempo ele terminou o relacionamento e a nossa amizade continuou a crescer.
Tivemos o nosso primeiro beijo, ficamos um tempo e depois começamos a namorar. Namoramos um pouco mais de 3 anos e nesse tempo crescemos muito no amor ao outro e a Deus. Vivíamos na castidade e costumávamos servir nos retiros de fim de semana. Viajamos para JMJ 2013 no Rio, conhecemos a Comunidade em 2014 e ali descobrimos a nossa vocação. Nos lançamos ainda mais na aventura de amar e servir a Deus, nossos finais de semana eram recheados de evangelização, retiros e grupo de oração.
Nesse tempo ingressamos no vocacional, fizemos experiências vocacionais. Terminamos o namoro. Lembro que na minha experiência vocacional, Deus dizia que não era o tempo para viver aquilo e hoje ao ver nosso namoro vejo que o tempo realmente não era aquele, mas o hoje de Deus em nossas vidas estando na Comunidade.
Logo depois enviamos carta pra Comunidade de Vida e ingressamos. Ao ingressar na Comunidade cada um foi morar em um canto diferente, ele em Teresina e eu em Belo Horizonte, nesse tempo a gente não conversava, cada um foi seguindo seu caminho formativo, aquilo que Deus conduzia a cada tempo no postulantado, discipulado e consagração.
Voltamos a nos falar e como sempre fomos amigos, isso sempre foi uma marca forte entre nós, não imaginei que levaria ao caminho de namoro. Fomos conversando e percebendo que tinha algo a mais, a vontade de conversar, querer saber como o outro estava crescia.
Fomos partilhando com nossas autoridades, logo depois foi liberada nossa caminhada. Tempo de aprofundar e renovar aquela amizade que ao longo do caminho percebemos que não tinha sumido, mas ainda estava dentro de nós. Foi um tempo de refinar o amor, os sentimentos que tínhamos um pelo outro, tempo de silêncio, escuta de Deus e muita oração, não era tempo de declarações, era tempo de guardar tudo e conversar só com Jesus e partilhar com as autoridades.
O Pedido!
Depois de alguns meses fomos vendo que Deus e nós queríamos um passo a mais, expressamos isso aos que nos acompanhavam. E então chegou o grande dia, eu não sabia que o namoro tinha sido liberado e na comunidade se avisa ao rapaz e ele faz o pedido.
“Se amor é decisão, eu decidi te amar
Você veio em minha vida pra me completar
E de Deus iremos ser
Lado a lado em qualquer situação
Sendo um só coração”(Canção de Ricardo Sá)
Era uma sexta feira, eu tinha ido servir no Shalom, e Edcarlos me falou que tinha gravado uma pregação e queria que eu desse uma olhada, queria minha opinião. Ao chegar em casa, acessei o link e era um vídeo que começava com “Oi Rafa”, eu pensei “minha nossa, não é uma pregação é um pedido!” E ali ele foi contando nossa história desde que nos conhecemos e cantando músicas que nos marcaram e meu coração se enchia de alegria, comecei a chorar, a Karina, irmã que divide o quarto comigo, me olhava e não estava entendia nada e no final do vídeo tinha o tão esperado pedido, minha nossa meu coração parece que ia pular.
Liguei pra ele e disse: “Sim, mil vezes sim!”, a casa comunitária dele estava perto na hora da vide chamada e começaram a fazer a maior festa. Terminei a ligação e sai do quarto, toquei o sino (que usamos para os momentos comunitários, importantes, para nos conduzir em cada momento do dia e nos avisa a próxima atividade que teremos), todas as irmãs vieram pra sala e eu disse: “Estou namorando”. Tudo tinha a experiência de algo novo, como se fosse a primeira vez que acontecia.
Conexão Sobral – Nazareth
E começamos um novo caminho, antes de 10min a 15min era fácil se ver e hoje vivendo um fuso horário de 6h para se falar. Nesse tempo vamos aprendendo como expressar o nosso amor, se fazer presente mesmo na distância, a criatividade é uma grande amiga.
O receio ao pensar como será namorar a distância e quando nos veremos existem, mas vai crescendo em nós a certeza de que Deus conduz todas as coisas e que sua providência rege as nossas vidas. Tem horas que a saudade vem com tudo, é normal, faz parte, nos ensina, nos educa e nos amadurece, prepara pro caminho de santidade que Deus tem para nós.
Nosso dia de namoro é aos domingos, hoje usamos o Duo para nos comunicar, mas no iniciozinho íamos tentando vários aplicativos. Às vezes a internet ajuda, outras não e esses são desafios nesse tempo. No nosso namoro sempre rezamos, mas tenho um dia dedicado a oração, a ouvir o que Deus quer de nós e para nós.
No período de caminhada Nossa Senhora e São José foram grandes auxílios para nós e continuam sendo nossos intercessores no caminho do namoro. Nesse caminho de namoro tenho colhido muitas graças que me ajudam muito na vida missionária, comunitária.
O amor tem a capacidade de nos trazer para fora, o melhor de nós e o que precisa ser melhorado vem à tona. A atenção e o cuidado com o outro, a saída de si para a criatividade, para ir além do cansaço, para tirar sempre um tempo para mandar uma mensagem, saber como o outro estar e essas são marcas que vão alcançando o relacionamento com as outras pessoas também e é belo como o relacionamento com Deus no centro não nos fecha em nosso mundo, mas alarga o nosso olhar para ele.
Sou muito alcançada pelo amor, cuidado, o olhar que Ed tem sobre mim, ele é alguém que me conhece antes e depois da minha experiência com Deus, ele me escolhe e não me condena ou paralisa no meu passado, mesmo sabendo de muitas escolhas erradas que fiz no caminho, mas me ama pelo que sou e se alegra pelos passos que tenho dado.
É muito bom ter alguém ao seu lado que te conhece, te escolhe e te ama todos os dias seja por palavras, ações ou pela oração. Agradeço muito a Deus por Ed na minha vida e por perceber que eu tenho que amar Deus cada vez mais e muito mais, para que eu possa amar aquele que Ele colocou ao meu lado.
Vale a pena esperar, vale a pena confiar. Deus é o maior interessado na nossa felicidade. Não precisamos ter medo!
Rafaela Maia – Consagrada da Comunidade de Vida Shalom
Que lindos! Me emocionei! Que Deus continue os abençoando! Muito feliz por vocês! 😍
Parabéns ao casal, que Jesus com a intercessão de Nossa Senhora e São José continue os fortalecendo, rumo ao altar, sejam muito felizes. Sou a mãe da Emília, mora também em Nazareth. Shalom.
Linda é emocionante história de Amor …
Que Deud continue a abençoar esta união.
Fui colega de sua mãe Inês no Ginásio Padre Ovídio.
Feliz Dia dos Namorados
Bjs
Me surpreendi com a história.de vcs. E aprendi. Hoje que Deus escolhe um ao outro como imagem e semelhança.amem. que eu encontre o meu José.
Lindos demais! Amo vocês!!
Rafa e Ed, Deus abençoe mais ainda o amor de vcs. Como não amar esse casal?
Lindos, casal ícone. Bjs😘😍