No Fórum Carismático Shalom 2013, “Fé e Misericórdia junto aos pobres” será tema de pregação
Viver a fé e a misericórdia junto aos pobres tem sido um ensinamento constante do Papa Francisco. A temática será aprofundada no Fórum Carismático Shalom 2013, que tem início nesta quinta-feira, dia 15, e se estenderá até o domingo. Em uma sociedade marcada pela ‘ostentação’, Papa Francisco choca o mundo com a sua humildade. Com quase oito meses de pontificado, já é possível perceber a ternura e a simplicidade do sucessor de Pedro.
Desde o momento de sua eleição, Francisco deu sinais do que viria a ser o seu pontificado. Na noite do dia 13 de março de 2013, Jorge Mário Bergoglio apresentou-se na sacada da Basílica de São Pedro e, em um gesto de humildade, inclinou a cabeça e pediu que a multidão à espera do novo papa rezasse por ele antes de abençoá-la. Ao explicar o motivo da escolha do nome Francisco, ele contou que se lembrou de São Francisco de Assis, após ter ouvido a frase que o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Claudio Hummes, disse-lhe: “Não se esqueça dos pobres”.
Ele não se esqueceu!
Durante a primeira audiência na Sala Paulo VI, Francisco declarou: “Ah, como eu gostaria de uma Igreja pobre e pelos pobres”.
Seus discursos e homilias estão sempre cheios de clamor para que sejamos misericordiosos, saibamos sair de nossas zonas de conforto e possamos visitar as pessoas que sofrem nas periferias existenciais: “Não podemos seguir Jesus pelo caminho da caridade se antes não nos amarmos uns aos outros, se não nos esforçarmos por colaborar, por nos compreendermos e perdoarmos reciprocamente, reconhecendo cada um os próprios limites e erros. Devemos praticar as obras de misericórdia, mas com misericórdia! Com o coração nelas. As obras de caridade com caridade, com ternura e sempre com humildade!”.
Além das palavras, os atos de Francisco chamam a atenção da sociedade. Durante sua vinda ao Brasil, na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, Francisco rejeitou as regalias, hospedou-se na Residência Apostólica do Sumaré, transitou em carro popular, mandou retirar os vidros de proteção do papa-móvel, visitou favelas, aproximou-se do povo. Já em Roma, as ligações e cartas enviadas por Francisco – gestos comuns de seu dia-a-dia – espantam a mídia.
Em uma de suas últimas audiências abençoou e abraçou um homem acometido de enfermidade que o desfigurava. Ali estava Francisco cobrindo aquele homem com acolhimento e amor, mostrando ao mundo onde podemos encontrar Cristo.
Em apenas oito meses como Papa, Francisco conseguiu, por meio de suas palavras e atos, que as pessoas voltem o olhar para os mais necessitados.
A Comunidade Católica Shalom, através do Fórum Carismático deseja reforçar essa mensagem de Fé e Misericórdia.
Faça sua inscrição: comshalom.org|forum
Mayara Raulino