Formação

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi”: testemunho de Adler

comshalom
Ao reler a história da Igreja, percebe-se a confirmação do que os santos disseram: ela é o jardim de Deus. Assim, a metáfora também pode designar a Comunidade Católica Shalom, como expressão do Espírito Santo na mesma Igreja. O Shalom é um imenso jardim com os três estados de vida: matrimônio, celibato e sacerdócio. Este último foi instituído pelo próprio Cristo.
Hoje, a Comunidade conta com 48 membros em formação para o sacerdócio. A formação e o acompanhamento dos seminaristas são promovidos por benfeitores que contribuem financeiramente e por meio da intercessão. Saiba como ajudar aqui.
Entre as doçuras e as exigências da vivência da vocação, esses jovens foram encontrando na oferta de suas vidas ao sacerdócio uma resposta de gratidão a Deus. É o que atesta o seminarista Adler Trindade Americano da Costa em testemunho:

adler
Adler e a mãe

“Sou natural de Salvador, mas fui criado no Rio de Janeiro. Quando eu era pequeno, chegava a dizer que queria ser padre, médico e motorista de ônibus. Nasci numa família muito católica. Tenho uma tia freira na África, que sempre que vinha ao Brasil, trazia medalhas, terços e fui aprendendo a rezar desde pequeno. Acredito que foi nesse tempo que nasceu minha vocação. Fiz a Primeira Eucaristia, participava das Missas dominicais, rezava o Terço.

Na adolescência me afastei um pouco, por andar com colegas que gostavam de festas e outras diversões. Fui trocando as orações e Missas pelas festas. Em pouco tempo, me vi buscando a felicidade fora de Deus: nas festas, drogas e em tudo o que o mundo ia oferecendo. Cheguei a sair de casa duas vezes, por não querer mais dar satisfações para a minha mãe.

Em 2002, no Carnaval, tive uma forte experiência de Deus. Senti que Deus me dizia: ‘Meu filho, volta para a casa. Tua mãe te ama. Não te criei pra você estar nesse mundo de pecado, de drogas. Te criei para você me amar e me servir’. No mesmo dia voltei para casa da minha mãe e recomeçou uma linda história de amor. Deus não desistiu de mim.

Comecei a participar de um grupo de jovens e ali fui conhecendo e experimentando o amor que Deus tinha por mim. ‘És precioso a meus olhos. Eu te aprecio e te amo.’ (Is 43). Conheci a Comunidade Católica Shalom no Rio de Janeiro e fui me encantando com a forma de ser missionário. Ingressei na Comunidade em 2003 e, em 2006,  comecei os meus estudos em direção ao chamado que desde pequeno já sentia. Numa adoração, perguntei ao Senhor o que Ele queria para a minha vida. Abri a Bíblia com fé e o versículo que eu li foi ‘O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre’ (Sl 109,4). Na caminhada, outra palavra que me acompanha é: ‘Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi’ (Jo 15,16).

Hoje, estou no 3º ano de Teologia, moro em Aquiraz (CE), fiz minhas promessas definitivas e sou muito feliz por ser um escolhido, não porque mereço, mas por infinita misericórdia de Deus, que chama aqueles que Ele quer para ser instrumentos de seu amor e de sua bondade!”

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.