Fragilidades humanas, alegrias, conflitos, perdas, amor – muito amor. Esses temas compõem o enredo do espetáculo “Lolek”, da Comunidade Católica Shalom. O musical narra a trajetória de Karol Wojtyla, o beato João Paulo II, desde a infância até o pontificado, com destaque para a formação humana do jovem que se permitiu atrair pelo amor divino. Após turnê no Rio de Janeiro, onde fez parte da programação da Jornada Mundial da Juventude, e em Cachoeira Paulista, na Comunidade Canção Nova, “Lolek” se apresenta durante o Congresso de Jovens Shalom, em Fortaleza, de 20 a 22 de setembro.
Lolek é o apelido de Karol Wojtyla, equivalente a “Carlinhos” em português. “O que estava por trás de sua formação? Imagine só, procurar fragilidade humana em João Paulo II para colocá-la em cena. É um grande desafio mas, ao mesmo tempo, é fantástico ver o grande dom que é a graça de Deus entrar na humanidade”, afirma o diretor e roteirista Wilde Fábio Alencar.
O musical retrata João Paulo II com intimidade e ternura. O enredo traz momentos como a morte do pai, que também se chamava Karol; a mudança para Cracóvia; a descoberta dos estudos, da palavra e do teatro. Logo após a perda do pai, Lolek encontra o alfaiate que, através de um livro, desperta nele o chamado para o sacerdócio. Na cena do primeiro discurso como pontífice, suas palavras são apresentadas na canção “Não tenhas medo”, síntese da mensagem central do espetáculo.
Gratidão
“Vimos tua vida ser consumida por amor a nós. Teu silêncio é um grito de amor, que ressoa em nós e nos reúne de todas as nações!” (Trecho do espetáculo Lolek)
Durante o pontificado de João Paulo II, a Igreja deu especial atenção à santidade como vocação universal, chamado de Deus para todos os homens e mulheres. Foi durante viagem do pontífice a Fortaleza, em 9 de julho de 1980, que o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Louro de Azevedo, entregou-lhe carta em que colocava sua vida e juventude à serviço da evangelização. Exatamente dois anos mais tarde, o Shalom foi fundado.
“É uma forte experiência de eleição e gratidão levar ao palco a vida de um homem que foi pai de tantas vocações. Fazer parte deste espetáculo é ser sinal de esperança para muitos, desejo este do coração de Deus, e nossa missão. De forma especial, neste tempo em que a Igreja celebra a alegria do anúncio da canonização do beato João Paulo II, enxergamos o “Lolek” como uma profecia divina, na qual Deus nos inseriu. Agora, pela turnê, o Senhor nos impulsiona a ir e dizer ao jovem e ao homem de hoje, juntamente com João Paulo II: não tenhas medo!”, destaca Clésia Silva, missionária e diretora da Companhia de Artes Shalom.
Ficha técnica
A produção conta com trilha sonora do músico potiguar Eduardo Taufic que assina outros espetáculos como “O Canto das Írias”, “A Paixão de Cristo” e “Filho de Deus Menino Meu”.
Na dança, Milza Gama desenvolveu o trabalho de preparação corporal através de aulas de dança contemporânea, corporeidade, exercícios físicos e conscientização corporal, além do conteúdo teórico. Atuaram Ari Souza, no canto popular, e Maninha Motta, no canto lírico. No teatro, Magno Freitas e Andréia Pires colaboraram com aulas teóricas e oficinas teatrais.
Após a apresentação em Fortaleza, “Lolek” segue para o sul do Brasil, retornando ao Nordeste no final do ano.
Emanuele Sales