Institucional

“Eu não tinha terminado a novena, mas já tinha a graça alcançada”, por Lucília Araújo

comshalom

LucíliaSou Lucília Araújo, membro da Comunidade de Vida Shalom. João Paulo II, pra mim, é um grande amigo no Céu, amigo a quem confio minhas dores e alegrias, com quem compartilho minha vida. Até os 16 anos, eu não era uma jovem de Igreja, então a figura de João Paulo II era algo muito distante da minha realidade, até que no ano 2000, ano do Grande Jubileu, tive minha primeira experiência com Deus e tenho convicção que foi resposta da oração do Santo Padre:

“Pela vossa graça, ó Pai, que o Ano Jubilar seja tempo de conversão profunda e feliz regresso a Vós”

De fato foi um feliz regressar a Deus, uma conversão profunda, minha vida havia mudado por completo e ali, em meio aos jovens do meu grupo de oração, fui conhecendo quem era João Paulo II, o Papa peregrino, o Papa das Jornadas, o Papa da Nova Evangelização, o Papa sob cujos seus pés tinha nascido minha vocação, pela oferta de um jovem apaixonado por Deus. Fui, assim, tornando-me “a juventude do Papa”. Comecei a ler encíclicas, cartas, ouvir o Ângelus.

O fato mais forte aconteceu no ano de 2005, ano da sua páscoa e do meu ingresso na Comunidade de Vida. Eu vivia uma realidade desafiante, sentia cada vez mais forte no meu coração o desejo de ofertar minha vida pela evangelização. Meus pais eram contra minha decisão e foi gerada uma forte tensão familiar. Fui expulsa de casa, meus pais faziam de tudo pra que eu voltasse atrás. Depois de alguns dias vivendo a possibilidade voltar pra casa de meus pais, enquanto organizava as coisas relativas à viagem, pois estava indo morar em São Paulo, acompanhava cada notícia pela TV. Na Páscoa, ao ver a última imagem do Papa incansável que, com muito esforço, abençoava a praça de Roma, eu dizia no meu coração: “pela Igreja, pelos Jovens, pelos Homens ele se consumiu; pela Igreja, pelos Jovens, pelos Homens me consumirei, como João Paulo II, me consumirei”. No sábado, dia 2 de abril, fui ao Shalom para me despedir de alguns amigos. Por volta das 16h daquele dia, alguém me disse: “nosso Papa morreu”. Senti-me atordoada como quem não quer acreditar e fui pra casa.

Todos os jornais traziam imagens de Roma lotada de fiéis, e ali mesmo fiz uma oração em lágrimas entregando ao meu Amigo minha vocação, pedindo que ele intercedesse por mim pra que eu fosse fiel até as últimas consequências como ele foi. Hoje, tenho nove anos de Comunidade, caminho para as promessas definitivas no Carisma e sei que sempre em momentos de tentação ou provação, posso dizer: “não há quem tenha recorrido a vós e fosse por vós desamparado”.

Outro fato que conto com muita alegria, pela fidelidade deste Amigo, ocorreu em 2011, quando eu desejava muito ir a Jornada Mundial da Juventude em Madri. Como membro da Comunidade de Vida, eu só podia contar com a providência, e na Semana Santa, tendo sido anunciada a beatificação de João Paulo II para o dia 27 de abril, resolvi rezar a oração a ele como uma novena que deveria se concluir na beatificação. Iniciei minha novena na Sexta-Feira da Paixão e, no Sábado Santo, recebi a ligação de uma pessoa da missão onde morava, que iria para a Jornada, comunicando-me que por um imprevisto não poderia ir, e queria que eu a representasse. Para isso, ela me daria 50% da viagem. Mais ou menos uma semana depois, o Padre responsável pelo setor da juventude da diocese onde me encontrava perguntou-me quanto eu já tinha para a Jornada, e me ofereceu o que faltava. Eu não tinha terminado a novena, mas já tinha a graça alcançada. Por isso, realmente, posso dizer que sempre que recorro à sua intercessão não sou desamparada. E mais uma vez confio a João Paulo II minha vocação pela Igreja, pelos Jovens, pelos Homens, até as últimas consequências, me consumirei.

Lucília Araújo

A Comunidade Shalom lança a “Peregrinação Shalom”, pacotes de viagens para a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, que acontecerá em 27 de abril de 2014, no Vaticano. Há tipos diferentes de pacotes, desde os que oferecem hospedagem em escolas àqueles contratados com agências de viagens, que reservam quartos em hotéis de Roma. Para mais informações, clique aqui.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.