Shalom

Nasci Pobre, vivi na pobreza e quero morrer pobre

São Pio X

Celebramos hoje, um papa que mereceu ser reconhecido por santo
pela sua humildade típicas das almas abençoada…

comshalom

Nascido em 1835 no norte da Itália, de família simples e religiosa, o pequeno José com muito esforço e sacrifício e com apoio dos seus pais entrou para o Seminário. Ele se definia como “um pobre vigário da roça”.
José Sarto percorreu com muita simplicidade o caminho que o Espirito Santo traçou na pequena aldeia de Vigário até o Papado.

Ganhou o nome de Papa Pio X em 1903 chamava atenção pela modéstia sua vivencia na pobreza que o possibilitava sua vivencia da sua ideia e coragem ” Restaurar todas as coisas de Cristo” . São Pio X foi papa de 1903 a 1914, na pastoral realizou reformas litúrgica, favoreceu a comunhão diária entre os fieis e crianças. Isto foi o suficiente para que começasse a ser chamado de o “papa da Eucaristia”.
São Pio X defendia os fracos e oprimidos como fez ao denunciar os maus entendimentos aos quais eram submetidos os indígenas nas plantações de borracha do Peru. Onde visitava todos os domingos nos pátios, esquinas ou praças do Vaticano para pregar e Explicar o Evangelho. Em uma audiência publica, um participante lhe mostrou seu braço paralisado e lhe pediu que o curasse. O Papa se aproximou sorridente, tocou o braço e disse: “Sim, sim”. E o homem ficou curado.
São Pio X faleceu vitima de bronquite em 20 de agosto aos 79 anos, deixando para a igreja um testemunho de quem pregava a pobreza e vivia
Em 1954 Papa Pio X foi canalizado pelo Papa Pio Xll.

Curiosidades

Primeiro a abrir o refeitório papal às visitas – No século XIX foi um escândalo que o Papa Pio X deixasse de jantar sozinho e convidasse amigos e conhecidos para comer com ele. Embora hoje em dia vemos essas atitudes no Papa Francisco, foi Pio X quem rompeu a tradição de que os Pontífices comessem sozinhos.

Redigiu um catecismo para a Itália – “Outro ramo importante foi o da formação doutrinal do Povo de Deus. Desde os anos em que era pároco, tinha redigido pessoalmente um catecismo e, durante o Episcopado em Mântua, trabalhara a fim de que se chegasse a um catecismo único, se não universal, pelo menos italiano”, comentou Bento XVI em 2010.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.