Notícias

No balanço da rede: voluntários do Espaço de Paz chegam em Chaves (PA)

Confira como foi a primeira impressão dos missionários.

comshalom

No último final de semana, três voluntários chegaram no município de Chaves (PA) que fica localizado na Ilha do Marajó. André Luiz, Benedito Pereira e Socorrinha Mouta, todos missionários da Comunidade de Aliança Shalom, passarão um ano de voluntariado no Espaço de Paz, que atualmente passa pelas últimos ajustes. 

Para chegar na “terra dos búfalos”, os missionários fizeram uma viagem de barco de oito horas partindo de Macapá (PA), atravessando o rio Amazonas. A embarcação que comporta cerca de oitenta pessoas é bem segura (dispondo de colete salva vidas para todos) e confortável, dispõe de banheiros, cozinha, sala de jantar e oferece gratuitamente alimentação para os passageiros. 

O “assento” nas embarcações que transportam de Macapá para Chaves são as redes. Isso possibilita que a viagem se torne mais agradável.

Benedito, que é engenheiro agrônomo, natural de Fortaleza (CE) embarcou pela primeira vez. Ele conta que apesar do medo inicial, foi uma experiência única. “Senti uma brisa gelada no rosto que me trouxe uma certa paz interior. Com a viagem, contemplando a natureza entrei no movimento de saída não só fisicamente, mas saída de si“, revela o voluntário. André Luiz, educador físico vindo da missão de Santa Amaro (SP), também fez a viagem pela primeira vez: “Atravessar o rio Amazonas contemplando a natureza, para mim foi algo muito novo, pois nunca vivi nada parecido. Foi uma viagem super tranquila“.

Os dois rapazes não apenas estão inseridos nos trabalhos com o Espaço de Paz, mas também residem nele, já que a estrutura foi pensada para acolher voluntários. 

Você também pode ser um VOLUNTÁRIO no Espaço de Paz!

Estão abertas as inscrições do Programa de Voluntariado Shalom (PVS) para a Expedição de Chaves (PA) que acontecerá nos dias 20 de junho a 03 de julho de 2022. No edital estão sendo disponibilizadas vagas para sacerdotes e profissionais das áreas da saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e educadores físico), da educação (pedagogos, biólogos, técnicos em informática, músicos e cozinheiros) e também para outras pessoas que desejarem dispor de seu tempo e dons para a população marajoara. 

Clique aqui para conferir o Edital.

Sonho de Deus que se concretiza

O Espaço de Paz foi construído para ser um local onde voluntários do mundo todo, dispondo de seus dons e profissões contribuirão com promoção da cultura de paz e construção de uma nova sociedade em Chaves. Ele é dividido da seguinte forma, a primeira comporta: um dormitório masculino, um escritório de administração, sala de atendimento para jovens, sala de oficina de violão, sala de apoio pedagógico, sala das artes, dois banheiros para jovens (um feminino e um masculino), um banheiro para deficientes físicos, 1 sala de trabalho apostólico (RL, economato, apostólica), além de refeitório, cozinha industrial e área de manejo do açaí. Já a segunda comporta: uma sala de reuniões, dois banheiros infantis (um feminino e um masculino), um banheiro infantil para deficiente físico, brinquedoteca, sala de apoio pedagógico (português e matemática), sala pra artes infantis, Capela e área central para convivência.

Para Ana Geska, coordenadora apostólica da Missão, o Espaço é um sonho divino. “Eu pude ver desde os alicerces e a benção da pedra fundamental dada neste lugar até o presente momento de como se encontra. E que presente tem sido tudo que foi erguido não só de forma estrutural, mas as vidas que já sinalizam o novo: nossas crianças, nossos jovens que hoje já habitam o Espaço e que já se sentem pertencente a ele. Todo os laços de amizades cultivados, construído conosco. Isso muito me alegra, pois tudo que hoje vejo e sinto é só uma amostra do que virá, do que Deus ainda nos fará viver após sua inauguração oficial“, afirma a missionária. 

Os missionários já estão finalizando os últimos ajustes na Capela.

Atualmente o Espaço de Paz passa pelos últimos ajustes para a inauguração que acontecerá dia 17 de março a partir das 17h com a Santa Missa. A data é também uma comemoração aos vinte e seis anos da fundação da Comunidade Shalom em Chaves, por isso a missão aguarda para esse dia a presença do clero, nas pessoas do Bispo da prelazia do Marajó Dom Evaristo Pascoal Spengler e do Bispo emérito Dom José Luís Azcona.

São esperadas ainda algumas autoridades da Comunidade Shalom, como o fundador Moysés Azevedo, a assessora de Promoção Humana Jeovana Freitas e outros. É aguardada também a presença dos profissionais que ficaram a frente da obra a arquiteta Lívia Rios e os engenheiros João Batista Silva e Alexandre Guimarães. Além de autoridades públicas, como prefeito de Chaves, Sr. José Ribamar, o promotor Mário César Arrais, o presidente do conselho de assistência social Danilo de Paula. 

 

Por Socorrinha Mouta


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.