Institucional

Shalom realiza evangelização em praça em Ananindeua

comshalom

DSC08626

“Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”

Debaixo de chuva fina, crianças, jovens e adultos da Comunidade Católica Shalom e algumas pessoas da região da Cidade Nova, em Ananindeua, acompanhavam atentos cada detalhe da missa “campal”, presidida pelo padre Waldir, na Praça da Bíblia.

Com o palco servindo de altar, os ritos da celebração eucarística eram atentamente observados pela igreja que se fazia ali. A chuva, ora forte ora fraca, não os dispersava, nem mesmo a falha, corrigida até o final da missa, dos aparelhos de sons.
Tudo parecia estar em harmonia com a Liturgia do dia. As leituras, o Salmo e o Evangelho anunciados no domingo (16) eram como alimento e, consequentemente, renovação das pessoas ali presentes. Desde Eclesiástico, no qual se anuncia a necessidade de se guardar os mandamentos, até o Evangelho de Mateus, que é enfático ao declarar que o sim e o não do Cristão devem ser fixos, jamais inconstantes.

A homilia, diante dessa liturgia especial do tempo comum, perdurou por quase uma hora. Ao falar sobre a importância do mundo conhecer a verdade, que é Deus, e que somos nós, a igreja, responsáveis por anunciar essa verdade, com a ajuda do Espírito Santo, o padre atraía as pessoas, conquistando, renovando e animando o “sim” de cada um. Com o avanço da noite, o corpo da igreja só fazia aumentar. A hóstia consagrada tocou a todos, mesmo sem sentirem em suas bocas o gosto do trigo embebido de vinho: corpo e sangue de Jesus Cristo.

A benção final dada pelo Pe. Waldir foi mais um incentivo aos representantes da Comunidade para saírem e anunciarem o Renascer 2014 a todos os cantos ao redor da Praça da Bíblia. E pouco a pouco, rumo a diferentes direções partiram os membros da missão Shalom Belém parando pessoas, entregando junto com sorrisos largos os panfletos do Renascer.

Eu sou livre!

DSC08755O fim da celebração e o início da divulgação não findaram a programação da noite. Para os membros da Comunidade, era necessário mostrar àquelas pessoas que o ‘mundo’ onde estavam havia perdido em grande parte a sua essência: Deus. E nada melhor do que a arte para renová-los do chamado do Deus da Verdade.

No palco, anteriormente configurado altar, jovens do ministério de arte da Comunidade Católica Shalom encenaram o espetáculo “O Canto das Írias”, que traduz a experiência da transformação do homem ao se distanciar de Deus, fazendo-o esquecer da sua essência mais preciosa: a vida.

Os olhares atentos ao redor do palco interagiam com gestos ora alegres ora tristes, a cada momento da peça. Na fase inicial, quando o homem vivia junto da verdade (Deus) a percepção que se fazia do público era de pessoas imaginando a possibilidade de uma vida assim, junto com Deus.

Quando, porém, o enredo passa a anunciar a queda do homem e a sua vida de transformação, o receio e o medo entraram em sintonia com o bailar das Írias e a música alta e as palavras fortemente proferidas pelos narradores do espetáculo.

A aparição de Jesus, no entanto, deu a todos um ar de esperança. E após um longo diálogo, onde Jesus demonstrava todo o amor àquele filho pervertido pelo mal, o público começara a respirar aliviado quando pela mão o Cristo convida seu filho a caminhar de volta para a verdade.

O caminho, todavia, ainda apresentava dificuldades, revelava fraquezas, quedas, mas que pouco a pouco eram vencidas, pois as mãos de Jesus eram seguras como a rocha. No fim do caminho que antecede a passagem para a ressurreição do homem, Jesus carregava seu filho e, sem retirar-lhe a dor que o momento exige, o faz ressuscitar.

A transformação, agora positiva, leva o público a aplaudir incontrolavelmente mesmo antes do fim da peça. O espetáculo apresentou, ainda, um repertório musical acompanhado por um bailar, alegre e cheio de cor, que liricamente representava a esperança fundamental para nossa caminhada terrena.

A realização da missa campal, da evangelização e do Canto das Írias, faz parte da campanha de Divulgação do Renascer 2014. O encontro de Carnaval da Comunidade Católica Shalom acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de março na Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), na Cidade Nova VIII, na Estrada da Providência.

É válido lembrar que a entrada é franca! Não fique de fora dessa e venha para o Renascer 2014!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.