Formação

Nossa Senhora Aparecida, mãe do Rei dos reis e Rainha do Brasil

A devoção que é aclamada como protetora da nação brasileira, foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, no atual estado de São Paulo, em 1717, e proclamada Padroeira do Brasil em 1930 por Papa Pio XI.

comshalom

A Virgem Maria, Mãe de Jesus, disse em seu Magnificat que todas as nações a chamariam de “Bem-aventurada” (cf. Lc 1,46-56). Tudo porque o Poderoso, o Deus glorioso, realizou nela grandes coisas, Ele que é santo, santo, mil vezes santo. Sempre achei curiosos os vários títulos ou “santos apelidos” que a Virgem Maria recebe pelo mundo afora. No Brasil, ela é honrada e homenageada neste 12 de outubro com o título de Nossa Senhora Aparecida.

Esta data é tão importante para o país, que se tornou feriado nacional. Mas como foi que Nossa Senhora alcançou o patamar de padroeira do Brasil com este título de “Aparecida”? Tudo começou por meio de um milagroso acontecimento: a imagem da Virgem foi surpreendentemente encontrada por três pescadores em outubro de 1717, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. 

O governador das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, Dom Pedro de Almeida Portugal e Vasconcelos, estava de passagem por aquela região e alguns pescadores foram convocados para pescar bons peixes para serem oferecidos ao governador em um banquete. Domingos Alves Garcia, seu filho João Alves e Felipe Pedroso, entretanto, nada pescaram naquele dia. De repente, na rede de João Alves, apareceu o corpo de uma imagem barroca e, lançando novamente a sua rede, a cabeça da imagem de Nossa Senhora da Conceição surgiu. A partir desta “captura” da imagem, muitos peixes surgiram e aqueles homens puderam milagrosamente oferecer belos pescados ao governador.

A princípio, a imagem “aparecida” foi conservada em uma pequena capela, entretanto, a quantidade de romeiros atraídos pelos inúmeros relatos de milagres atribuídos aos méritos da Virgem Santa foi tão grande, que em pouco tempo o local se transformou em uma igreja e, por fim, atualmente é um grande santuário. A cidade que se formou a partir daquele povoado leva também o nome da santa: Aparecida do Norte.

Veja também| Aprenda a rezar as principais orações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida

Atualmente, a cidade de Aparecida é o principal ponto de turismo religioso do país, reunindo anualmente por volta de 12 milhões de romeiros. O Santuário Nacional já foi visitado pelos três últimos Papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Os sinais da graça de Deus, por meio dessa Serva Santa

Mas nem sempre foi assim. Segundo alguns historiadores, a devoção a Nossa Senhora Aparecida demorou para efetivamente se espalhar pelo Brasil. Os missionários da Congregação Redentorista, que se instalaram em Aparecida em 1895, tiveram grande papel na divulgação nacional dessa devoção. Em 1868, a Princesa Isabel, que apresentava dificuldades para engravidar, foi até Aparecida pedir a intercessão da Mãe de Jesus. Pouco tempo depois, suas orações foram atendidas de forma fecunda: a princesa teve três filhos, que garantiriam a sucessão imperial.

Como forma de agradecer a graça alcançada, ela retornou a Aparecida em novembro de 1888, e doou uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis e um manto azul. Esta mesma coroa foi utilizada em 1904, durante uma cerimônia na qual um representante do Papa a coroou como Rainha do Brasil. Alguns historiadores acreditam que o ocorrido teve forte influência da Princesa Isabel junto ao Vaticano. 

Título de Padroeira do Brasil

Entretanto, Nossa Senhora Aparecida só se tornou oficialmente padroeira do Brasil alguns anos depois, em 16 de julho de 1930, através de um decreto do Papa Pio XI. O ato apenas legitimou algo que os brasileiros já levavam no coração. Em 31 de maio de 1931, a imagem foi em romaria até o Rio de Janeiro, a então capital federal, onde foi realizada uma Missa solene na qual se oficializou o decreto papal.

Então, no dia 30 de junho de 1980, data em que João Paulo II desembarcava pela primeira vez no Brasil, o presidente João Figueiredo declarou, a partir do decreto de Lei n° 6.802, o dia 12 de outubro como feriado nacional para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Na ocasião foi proferida uma belíssima oração, que ainda hoje é recitada por milhões de brasileiros.

Termine, sua leitura proferindo essa prece, suplicando graças e intervenções de Deus, por meio dessa santa e fiel serva. 

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.  Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja!” 

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós.

Continue lendo:

Nossa Senhora Aparecida, há 90 anos como padroeira do Brasil

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.