A festa da Purificação de Nossa Senhora é uma das maiores comemorações da Igreja Católica Romana, ocorrendo no dia 2 de fevereiro
A devoção a Maria Santíssima com a invocação Nossa Senhora da Luz teve seu início no século XV. Surgiu em meio a uma história singela e singular: ao ser aprisionado pelos mouros, um senhor português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, invocou com fé a proteção da Mãe de Deus, a qual o libertou.
Origem devocional
Hoje conheceremos um pouco a história de Nossa Senhora da Luz (também chamada de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Candelária ou Nossa Senhora da Purificação). Sob essas designações, é particularmente cultuada em Portugal e Brasil, em Curitiba, em especial, cultua-se uma devoção maior, por Nossa Senhora da Luz, ser padroeira da capital paranaense, apesar de o surgimento do culto ter sido nas Ilhas Canárias, na Espanha.
A origem da devoção à Senhora da Luz tem início na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício e, assim, purificar-se.
Desta forma, São José e a Santíssima Virgem Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever. Este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria lhes proferido a Profecia de Simeão: “Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo” (Lc 2, 29-33).
Com base na festa da apresentação de Jesus/purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão, que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram, geralmente, celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o fato.
Maria é portadora da Luz, Maria é também a nossa Luz. Por meio dela, e com ela, podemos contemplar a salvação, podemos sair das trevas que escurece nossas vidas, quando tudo parecer escuro, assombroso e sem sentido, peça a Nossa Senhora da Luz, clareza, sabedoria, e que pela intercessão dela, você possa sentir-se iluminado a continuar. Firme, amparado, fiel e feliz. Pois, com ela chegaremos de forma segura a Jesus.
Oração à Nossa Senhora da Luz
Ó Senhora da Luz, dona de todas as graças,
cobre-nos com o teu manto resplandecente,
pois tu és a luz que nos guia pelas trevas
e, pela tua imensa misericórdia,
nos dás força e alento para seguir o nosso rumo,
que nos leva até a ti, ó Cheia de Graça.
Nossa Senhora, pelo Espírito Santo iluminada,
Mãe de Nosso Senhor, nossa fonte de luz,
tu és a nossa força e o nosso caminho
e nos proteges por entre montanhas e vales,
pelos desertos e ilhas, no sofrimento e na tortura,
nas perseguições que sofremos.
Ó Nossa Senhora da Luz, nossa Mãe,
cobre-nos com a tua interminável glória
e continue a iluminar o nosso caminho
com a tua interminável e Divina Luz,
que outra coisa não queremos ver,
senão as maravilhas da tua presença.
Ó Nossa Senhora da Luz, Mãe de Deus,
ajuda-nos, com a tua bondade infinita,
a enfrentar todos os perigos e tentações,
para que com a tua preciosa ajuda,
sigamos nosso caminho com a tua luz
e longe da escuridão das trevas.
Amém!