A devoção a Nossa Senhora do Rosário é uma das mais antigas na história da Igreja Católica e há registros de que a primeira aparição da santa teria sido registrada em 1208, a São Domingos de Gusmão. Nossas Senhora teria aconselhado a São Domingos a rezar o Rosário como forma de conversão da humanidade.
A data escolhida para celebrar Nossa Senhora do Rosário remete à Batalha de Lepanto, ocorrida em 1571, quando uma esquadra de navios da Liga Santa derrotou o Império Otomano, no largo de Lepanto, na Grécia. Naquele dia, cristão recitavam o rosário e, através da intercessão de Maria, alcançaram a vitória.
Acredita-se que a oração do rosário surge com os monges anacoretas, nos primeiros séculos do cristianismo, que usavam pedrinhas para contar o número das orações. A oração do rosário, mais à frente, foi inspirada por Nossa Senhora a São Domingos. Na época, os fiéis eram pouco alfabetizados e não conseguiam ler a palavra de Deus para rezar. Foi então que ele ensinou aos cristãos a rezar 150 Ave-Marias, conhecida como a saudação angélica. Assim ele formou os agrupamentos de 50 Ave-Marias e seus mistérios, conhecidos como: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Ela lhe disse que muitas graças e milagres seriam alcançados por meio desse modo e reafirmou os ditos a São Domingos.
Contemplação dos Mistérios do Rosário
Atualmente o Santo Rosário é dividido em quatro conjuntos de mistérios, onde contemplamos os momentos da vida de Jesus e de Maria. Os quatro conjuntos de Mistérios são:
Mistérios Gozosos nos quais se contemplam a anunciação do Anjo a Maria; a visita de Maria a sua prima Isabel; o nascimento de Jesus em Belém; a apresentação de Jesus no templo; e Jesus perdido e achado no templo entre os doutores da lei.
Mistérios Dolorosos nos quais se contemplam a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras; a flagelação de Jesus; a Coroação de Espinhos; Jesus carrega a Cruz até o Calvário; a Crucificação e morte de Jesus.
Mistérios Gloriosos nos quais se contemplam a Ressurreição de Jesus; a sua Ascensão ao Céu; a vinda do Espírito Santo Sobre os Apóstolos e Maria; a Assunção de Maria ao Céu; a coroação de Maria.
Mistérios Luminosos foram escritos pelo próprio Papa João Paulo II, em sua carta apostólica, Rosarium Virginis Mariae, no ano de 2002. Nestes mistérios contemplam-se toda a Vida pública de Jesus: o Batismo no Rio Jordão; o Milagre nas bodas de Caná; a proclamação do Reino do Céu e o convite a Conversão; a Transfiguração de Jesus no Tabor; a Instituição da Eucaristia.
Nossa Senhora do Rosário, Rogai por nós!