Com imenso pesar, a Comunidade Católica Shalom recebe a notícia do falecimento do Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero e o responsável pela aprovação dos Estatutos da Comunidade em nível Diocesano na Páscoa de 1998. Dom Cláudio tinha 87 anos e morreu em sua residência, na capital paulista, onde permanecia em cuidados médicos após um quadro irreversível de câncer.
Comunidade Shalom e Dom Cláudio Hummes
Em 21 de julho de 1996, Papa João Paulo II nomeou Dom Cláudio Hummes como Arcebispo de Fortaleza, capital do Ceará. Ao longo da nossa história Dom Claudio Hummes teve uma colaboração significativa, em especial durante nossos primeiros anos de fundação, tendo acesso aos primeiros escritos da Comunidade, em 1998. No ano seguinte, seguindo sua orientação, a Comunidade Shalom viveu uma Assembleia Geral para aprovação dos nossos estatutos e envio para a Associação Privada de Fiéis.
“ 17. Na terça-feira, 14 de abril, D. Cláudio Hummes assinou o Decreto de Reconhecimento e Aprovação da Associação Privada de Fiéis Comunidade Católica Shalom, cuja cópia precede o texto dos nossos Estatutos.
18. No decreto, D. Cláudio Hummes reconhece e aprova a Comunidade Católica Shalom como Associação Privada de Fiéis, segundo os cânones 298 e 299 do CIC -Código de Direito Canônico-, em condição ad experimentum por um período de sete anos.” (Histórico da CCCH, §§ 17,18)
No dia 9 de maio de 2012, a Missa de abertura da Convenção Shalom 30 anos foi presidida por Dom Cláudio Hummes. Na homilia ele dizia que a Comunidade Shalom era a resposta evangelizadora para o mundo de hoje e que “é necessário viver como santos”.
Bom pastor
Grandes foram os momentos que a presença e apoio do Cardeal Hummes marcou e abençoou a Comunidade Católica Shalom. Na semana em que celebramos os 40 anos da Vocação Shalom, a Comunidade Católica Shalom, especialmente a Missão de São Paulo, rendem graças ao Senhor pelo dom da vida de Dom Cláudio, pelo zeloso pastoreio com a Comunidade e todo o povo de Deus.
Breno Dias, responsável local da Missão São Paulo afirma que Dom Cláudio sempre foi muito solícito com os trabalhos da Missão, “sempre nos acolheu e orientou como pai. Como conhecedor do Carisma, sempre nos incentivou a fidelidade aos planos de Deus, ao ardor missionário e a dedicação aos jovens e aos pobres”. De acordo com o responsável local, toda a Missão se compromete a rezar pelo descanso eterno do Cardeal, e ainda pede a Deus que o acolha em Sua misericórdia e faça dar bons frutos, os muitos anos de dedicação e generoso serviço a Deus e a Igreja.
Fica na memória a imagem do pastor que acolheu com cuidado misericordioso as populações mais vulneráveis de São Paulo, onde foi arcebispo por quase uma década. Dom Cláudio deixa um legado de amor ao próximo, dedicação integral à Igreja e trabalho de evangelização.
Confiantes na ressurreição e unidos em oração recordamos com fé e esperança as palavras do Cardeal na Missa de abertura da Convenção dos 30 anos do Shalom, em Roma: “Sejam firmes e perseverantes em seu Carisma, vão em busca. Não fiquem esperando, ide! ”. Que essas palavras continuem ecoando em nossos corações.
-Colab. Missão Shalom São Paulo, Perdizes