Oração

Novena dos Namorados

Uma novena para os namorados rezarem juntos.

comshalom

O Dia dos Namorados está chegando e o Comshalom disponibiliza para os casais de namorados uma novena para que rezem juntos. Confira:

1°dia   Ι   2°dia   Ι   3°dia   Ι   4°dia   Ι   5°dia   Ι   6°dia   Ι   7 °dia   Ι   8°dia   Ι   9°dia

1º DIA – PACIÊNCIA

Reflexão

Tobias e Sara é um casal que realmente quer uma felicidade autêntica e duradoura e acredita que o Amor não tem pressa, é calmo. Quando Deus chama para algo muito maior do que possa imaginar e desejar o egoísmo, a alma pode sentir sua fragilidade, medo do desconhecido, aversão à renúncia. Assim se faz necessário, antes de tudo, dilatar os horizontes e o coração, para superar tudo e levantar o voo de uma vocação santa, como é o matrimônio. Certos de que não é uma batalha na qual se luta só, ambos homem e mulher, com a ajuda de Deus e da Virgem Maria, Senhora da Paciência, reconhecem que necessitam da graça, que aos poucos vai dissipando o egoísmo, o desejo desenfreado do prazer, a pressa ansiosa e afobada, a fim de produzir um relacionamento maduro. Para tão grandiosa obra, se requer paciência para entender os propósitos de Deus e para superar as naturais inclinações e, sobretudo, para desejar um Amor grande, capaz de assegurar a felicidade ao longo de toda uma vida. “A paciência tudo alcança”. (Santa Teresa D’Avila, Caminho de Perfeição).

Homem

Deus, Meu Senhor, ajuda-me a entender que não estou abandonado a mercê de minha própria sorte e que acima de tudo, Tu me amas e tens para mim um destino sobrenatural, uma vocação santa e feliz. Dá-me Paciência, que é um fruto do Espírito Santo, para que eu aprenda a esperar a realização silenciosa e misteriosa da sua graça, e possa amadurecer e ser capaz de ser fiel à sua vontade. Minha Mãe, Senhora da Caridade, ajuda-me a cuidar da tua filha amando-a e respeitando-a todos os dias da minha vida.

Mulher

Deus, Meu Senhor, ajuda-me a entender que nunca estou sozinha, e que tenho uma Mãezinha Amorosa e Paciente que me fortalece e me ensina a imitá-La. Dá-me a Paciência, que é fruto do Espírito Santo, para que aprenda a esperar a realização silenciosa e misteriosa da sua graça, afim de que possa amadurecer e ser capaz de ser fiel à sua vontade. Ajuda-me, Nossa Senhora da Caridade, a dilatar meu coração para vencer o medo, a ansiedade e a insegurança que me faz demasiadamente frágil às tentações. Ajuda-me a cuidar do teu filho amando-o e respeitando-o todos os dias da minha vida.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão. 3 Ave-Marias.
 

2º DIA – BONDADE

Reflexão

Para alcançar um relacionamento maduro é necessário um amor sereno e forte, capaz de trazer alegria, perdão. Ao longo de uma vida, só se é capaz de viver ao lado de alguém bondoso, amável e alegre, pois a maior parte do tempo não se vive de carícias e sim de companheirismo. Daí que o namoro (e o noivado) é um período fundamentalmente de conhecimento e de avaliação. Não é possível amar longe do Amor. Por isso convém alguns questionamentos: fico mais próximo de Deus quando estou com ele(a)? Depois que nos encontramos penso em Deus? Será que meu namorado(a), noivo(a) é capaz de tratar-me com a delicadeza que necessito para suportar os fardos dessa vida com coragem e alegria, ou é irritado(a) e ciumento(a)? Será que me leva a crescer, a confiar em Deus e em mim mesmo(a) ou é o primeiro(a) a desconfiar ou a desanimar-me? Meu relacionamento tem me levado a ser uma pessoa mais dócil e amável com meus familiares e amigos? Ele(a) é capaz de amar e conviver com aqueles que são importantes e essenciais na minha vida? Desde que comecei a me relacionar com ele(a), afastei-me de Deus e dos meus amigos? Deus é bom, e quer a felicidade dos seus filhos, por isso, ao redor deles, sempre colocará pessoas bondosas e amáveis, pessoas que quando estão perto são capazes de suscitar os sentimentos mais nobres da alma, a descobrir talentos, que ajudam a vislumbrar um largo horizonte.

Homem

Meu Deus de bondade, ajuda-me a ser uma pessoa dócil e amável. Uma pessoa capaz de edificar os que estão ao meu redor, de elevar sentimentos e sobretudo, de aproximar as pessoas de Ti, especialmente a quem eu desejo estar ao lado todos os dias da minha vida. Minha Mãe, Senhora da Caridade, receba todos os meus pensamentos vãos, desordenados e estranhos, e purifica-os antes de apresentá-los ao teu Filho, Jesus. Ajuda-me a ser compreensivo para perdoar as limitações e defeitos dos que estão ao meu lado, e principalmente, ajudá-los a crescer.

Mulher

Deus de Bondade, ajuda-me a ser uma pessoa bondosa, alegre e generosa, afasta para longe de mim todo ciúme inútil, toda irritação desproporcional e toda carência subjetiva. Dá-me o amar com que queres que eu Te ame. Minha Mãe, Senhora da Caridade, receba todos os meus pensamentos vãos, desordenados e estranhos, e purifica-os antes de apresentá-los ao teu Filho, Jesus. Ajuda-me a ser compreensiva para perdoar as limitações e defeitos dos que estão ao meu lado, e principalmente a ajudá-los a crescer.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão. 3 Ave-Marias.
 

3º DIA

Reflexão

O Senhor conhece seus filhos antes mesmo de serem gerados no ventre materno (cf. Jr 1,5), por isso os dá uma vocação, e se essa vocação é o matrimônio, Ele pensa e também escolhe alguém para ajudá-lo, de modo muito especial, a ir para o céu, alguém amado na mesma medida. Portanto, alguém que também se deve ajudar a levar para o céu com toda a generosidade da alma. O fruto de um relacionamento distante de Deus, é uma dependência prejudicial que gera apego, ciúme e até mesmo inveja, ao passo que o amor proveniente do Amor, produz generosidade, esforço contínuo em fazer crescer quem está ao lado. Aproximar de Deus em primeiro lugar e não apenas buscar a própria felicidade, mas fazer feliz.

Homem

Jesus Cristo, meu Senhor, ajuda-me a dilatar o meu coração, tornando-o tão grande que possa ser capaz de renúncia e sacrifício, a fim de que eu possa fazer feliz minha namorada (ou noiva), dissipando toda inveja e egoísmo. Minha Mãe, Senhora da Caridade, ajuda-me a lembrar acima de tudo que não posso ir para o céu sozinho, e ensina-me a cuidar e proteger a tua filha, a quem me confiastes a tarefa de, com meu amor, aproximar de Ti.

Mulher

Jesus Cristo, Meu Senhor, ajuda-me a crescer na virtude da generosidade, a fim de ter um coração tão grande que dissipe para bem longe o ciúme e a insegurança, a fim de que eu possa, seguindo o teu exemplo, através do meu carinho e afeto, fazer crescer e amadurecer meu namorado (ou noivo). Minha Mãe, Senhora da Caridade, ajuda-me a lembrar que não posso ir para o céu sozinha, e ensina-me a cuidar e proteger o teu filho, a quem me confiastes a tarefa de, com meu amor, aproximar de Ti.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão. 3 Ave-Marias.
 

4º DIA – HUMILDADE

Reflexão

A humildade é a virtude que aperfeiçoa todas as outras, e sem a qual nenhuma delas amadurece e cria raízes, por isso torna capaz de reconhecer os erros, a pedir ajuda, a pedir perdão e sobretudo, a perdoar. “Não és humilde quando te humilhas, mas quando te humilham e o aceitas por Cristo.” (São Josemaria Escrivá, Caminho, 594).

Homem

Jesus Cristo, meu Redentor, que neste mundo soubestes ser humilde. Tu, sendo Deus, soubestes pedir o auxílio dos teus amigos, pedistes água à samaritana quando tivestes sede (cf. Jo 4, 7), aceitastes a ajuda do Cirineu quando a cruz te sobrecarregava (cf. Lc 23, 26), ajuda-me pedir auxílio, perdão e a reconhecer que sem Ti não consigo ser fiel a minha vocação. Minha Mãe, Senhora da Caridade, ajuda-me a não ser arrogante e sim dócil. Tu que não cometestes nenhum pecado e soubestes conviver com todos os homens e mulheres pecadores, amando-os e aceitando-os como filhos, ajuda-me a amar e perdoar as limitações e defeitos dos que me cercam, e também a pedir perdão todas as vezes que for necessário, seja para Deus, no sacramento da confissão, seja para os meus irmãos, com humildade e verdade.

Mulher

Jesus Cristo, Meu Senhor, és manso e humilde de coração, por isso aceitastes a acolhida dos teus amigos neste mundo, como em Betânia (cf. Mt 21,17) e na casa de Zaqueu (cf. Lc 19, 5), tornai o meu coração semelhante ao Teu, para que também eu compreenda que necessito de ajuda e de correção, para amadurecer e crescer na virtude da humildade. Minha Mãe, Senhora da Caridade, ajuda-me a não ser arrogante e sim dócil. Tu que não cometestes nenhum pecado e soubestes conviver com todos os homens e mulheres pecadores, amando-os e aceitando-os como filhos, ajuda-me a amar e perdoar as limitações e defeitos dos que me cercam e também a pedir perdão todas as vezes que for necessário, seja para Deus, no sacramento da confissão, seja para os meus irmãos, com humildade e verdade.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão. 3 Ave-Marias.
 

5º DIA – DELICADEZA

Reflexão

O mundo de hoje está cheio de gente arrogante e grosseira. Essa é a conseqüência de um mundo sem Cristo. Pois o encontro pessoal com Jesus sempre leva a amar os outros, pois isso mandou “que nos amemos uns aos outros” (cf. 2 Jo 5). Quando se tem fé que Deus escolhe as pessoas que estão a volta, acredita-se que elas manifestam a delicadeza do próprio Deus, que nunca abandona e está sempre a tratar com bondade seus filhos amados. Não é possível planejar estar ao lado a vida inteira de quem é grosseiro, escandaloso, pois no mundo já existe gente o suficiente dessa forma. Por isso deve-se crer, que Deus escolheu alguém dócil e delicado(a), alguém que ajude a suportar os dissabores da vida com espírito sempre jovem e animado. A delicadeza, além de ser um sinal de saúde espiritual, é uma virtude indispensável para a convivência a dois, e mais ainda, para uma família feliz.

Homem

Meu Deus, ajuda-me a tratar com delicadeza e afeto a minha namorada, tornando os seus caminhos na Terra mais agradáveis e felizes. Ajuda-me a moderar o meu temperamento, a fim de que consiga expressar meus sentimentos com afabilidade, e afasta de mim toda grosseria, escândalo e intolerância. Minha Mãezinha, Senhora da Caridade, “doce me amare sicut Christi amavit” – ensina-me a amar como Cristo amou. Com uma delicadeza sóbria e bela, ajuda-me a corrigir sem brigar e a amar sem me apegar.

Mulher

Meu Deus e Senhor, ajuda-me a moderar o meu temperamento, tornando-me discreta e delicada. Dá-me sabedoria para tratar o meu namorado como queres que eu o trate. Minha Mãezinha, Senhora da Caridade, “doce me amare sicut Christi amavit” – ensina-me a amar como Cristo amou. Com uma delicadeza sóbria e bela, ajuda-me a corrigir sem brigar e a amar sem me apegar.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão. 3 Ave-Marias.
 

6º DIA – CASTIDADE

Reflexão

O tempo amadurece o sentimento e a graça amadurece o amor. A castidade é a virtude que leva o coração aos mais altos cumes da generosidade, porque garante liberdade e, sobretudo, a visão de Deus, “Bem aventurados os puros porque verão a Deus” (cf. Mt 5). A castidade dilata o coração e o torna capaz de não procurar apenas os próprios interesses e prazeres, e Deus a concede a quem pede com humildade. É por não viver esse dom, que tantos homens e mulheres não acreditam mais na felicidade matrimonial. A castidade no namoro (ou noivado), amadurece a alma e a prepara para o sacramento do matrimônio, para a fidelidade e para a busca da felicidade do outro. “É necessária uma cruzada de virilidade e de pureza, que enfrente e anule o trabalho selvagem daqueles que pensam que o homem é uma besta. – E essa cruzada é obra vossa.” (São Josemaria Escrivá, Caminho – 121).

Homem

Senhor, meu Deus, dá-me o dom da santa pureza, a fim de que eu seja capaz da entrega generosa e límpida. Ajuda-me a dissipar o rastro viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio, ajuda-me com a tua graça, a amadurecer para ser fiel ao matrimônio. Minha Mãe, Virgem fiel, purifica o meu coração, para que possa ser casto e comprometido em aproximar a minha namorada (ou noiva) do teu Filho Jesus, seja através das minhas palavras, como também de todo o meu comportamento. Ajuda-me a todas as vezes que nos encontrarmos, ter presente que sempre estás conosco nos ajudando e amando.

Mulher

Meu Jesus, ajuda-me com tua graça, a dizer “não” todas as vezes que for necessário, para que um dia possa, diante do teu altar, dizer um grande SIM ao verdadeiro amor. Torna-me segura e madura, para testemunhar que o verdadeiro amor é puro e fiel. Minha Mãe, Virgem fiel, purifica o meu coração, para que possa ser casta e comprometida em aproximar a meu namorado (ou noivo) do teu Filho Jesus, seja através das minhas palavras, como também de todo o meu comportamento. Ajuda-me a todas as vezes que nos encontrarmos, ter presente que sempre estás conosco nos ajudando e amando.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão. 3 Ave-Marias.
 

7º DIA – PERDÃO

Reflexão

O perdão, diferentemente de outras realidades, não é algo natural do homem e sim sobrenatural, logo não se pode perdoar sem ter presente que essa graça vem exclusivamente de Deus, o que não isenta de responsabilidade pessoal, pois para que Deus dê algo é necessário pedir e, sobretudo querer, desejar. Quem não consegue perdoar, também não consegue sentir-se perdoado por Deus. Isso está inscrito na própria oração ensinada por Jesus “perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. É por isso que este mundo está cheio de gente ressentida, magoada e que, justamente por isso, não conseguem ser felizes, pois arrastam uma pedra que não são capazes de carregar. A maturidade, que também poderia ser chamada de santidade, passa pela cura que vem através do perdão, só é verdadeiramente livre quem sabe pedir perdão a Deus, aos irmãos e também quem é capaz de perdoar. “Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.“ (Lc 6, 37).

Homem

Jesus Cristo, meu Redentor, que na Cruz soubestes perdoar e desculpar os que te condenaram e crucificaram, dá-me um coração humilde, capaz de reconhecer meus defeitos e de te pedir perdão na confissão e aos meus irmãos sempre que necessário. Ajuda-me a ter uma vida mortificada, a fim de que seja transigente e compreensivo com os defeitos dos outros, em especial aos da minha namorada (ou noiva) e intransigente comigo mesmo. Minha Mãe, Senhora do Amor Perfeito, Tu que não pudestes usufruir de nenhum de teus atributos de santidade, a não ser em favor daqueles que crucificaram teu Filho, ajuda-me a gastar a minha vida em amar e perdoar, perdoar e amar.

Mulher

Jesus Cristo, meu Senhor, que me ensinastes a chamar a Deus de Pai, dá-me um coração de filha, a fim de que possa sempre confiar na tua misericórdia e nunca te ocultar nada. Ajuda-me a ter vida sacramental, para que, através do influxo sobrenatural da tua graça em minha alma, eu seja madura e santa. Minha Mãe, Senhora do amor perfeito, Tu que não pudestes usufruir de nenhum de teus atributos de santidade, a não ser em favor daqueles que crucificaram teu Filho, ajuda-me a gastar a minha vida em amar e perdoar, perdoar e amar.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão. 3 Ave-Marias.
 

8º DIA – SINCERIDADE

Reflexão

Sinceridade significa sem cera, transparência, idoneidade, lealdade. É uma virtude, na qual se apoia qualquer relacionamento humano, sem ela não se pode construir uma amizade e ainda mais, o amor conjugal. O pai da mentira é o diabo e é sempre ele quem ajuda a mentir e depois ajuda ainda mais a revelar, é o acusador. Ao longo de um relacionamento duradouro é necessário conhecer para poder amar. Por isso não se pode apaixonar por alguém que não existe e muito menos deixar transparecer uma máscara, que com o tempo sempre cairá e causará decepção. O importante é ter presente que o único juízo que realmente vale, o de Deus, é ter alma límpida e transparente para um Deus que não olha apenas como espectador voraz esperando a queda, mas de um Deus Emanuel (Deus conosco), que olha e sobretudo ama e ajuda.

Homem

Deus Espírito Santo, és o paráclito (advogado), ajuda-me a apresentar-me sempre com sinceridade diante do Pai e também dos meus irmãos cá na Terra. Ensina-me a não ter um conceito demasiado bom de mim mesmo, mas com a tua graça renovadora, ajuda-me a enxergar o que devo mudar. Quero sempre ter presente, que Deus me olha e me ama como sou, incondicionalmente. Minha Mãe, Virgem Maria, ajuda-me a crescer na virtude da sinceridade, a amar sempre o que é verdadeiro, belo, uno e bom e com o teu amor de Mãe, dissipa toda vergonha oriunda do pecado, que me impede de ser verdadeiro e simples.

Mulher

Espírito Santo, Deus consolador, ajuda-me a enxergar a verdade sobre mim mesma e sobre os planos de Deus. Dá-me a consciência de filha, que me ajuda a chamar Deus de Abá (Papaizinho), e a ter sempre presente que meus defeitos e pecados precisam ser aceitos para depois serem perdoados. Se me ajudas, posso chegar a ser santa e muito sincera com Deus e com meus irmãos. Minha Mãe, Virgem Maria, ajuda-me a crescer na virtude da sinceridade, a amar sempre o que é verdadeiro, belo, uno e bom e com o teu amor de Mãe, dissipa toda vergonha, oriunda do pecado, que me impede de ser verdadeira e simples.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão. 3 Ave-Marias.
 

9º DIA – CONFIANÇA

Reflexão

A confiança é fruto da esperança e da certeza que Deus nunca perde batalhas, e que está empenhado em fazer seus filhos felizes e muito santos. O encontro pessoal com Cristo, conduz à certeza de que nunca se está só, que não se luta abandonado, e que não se caminha para o vazio existencial e sim para um destino sobrenatural, uma vocação santa, generosa e feliz. Jesus prometeu aos seus discípulos que nunca estariam sós “estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (cf. Mt 28, 20). Essa certeza os acompanhou durante toda a vida, por isso foram capazes de cumprir a missão, num primeiro momento espantosa, de evangelizar o mundo todo. O fato é que a promessa de Jesus continua valendo, é até o fim dos tempos, por isso há motivos de sobra para confiar e ter esperança.

Homem

Meu Deus e meu Pai, sei que estás sempre comigo, por isso confio que nunca estarei abandonado a mercê da sorte e nem às ciladas do demônio. Por isso, ao finalizar esta novena, quero entregar meu passado à tua misericórdia, meu presente à tua graça e meu futuro à tua providência. Minha Mãe, Senhora da Esperança e do Amor, ajuda-me a confiar cada vez mais e a conhecer minha vocação, e se ela for o matrimônio, ajuda-me a ser fiel e dócil para que possa corresponder com paciência, bondade, generosidade, humildade, delicadeza, castidade, perdão, sinceridade e confiança, a fim de chegar ao termo da vida na presença do teu Filho Jesus.

Mulher

Meu Deus e meu Pai, sei que tu me sondas, que estás comigo em cada instante da minha vida. Por isso, ao finalizar esta novena, quero entregar meu passado à tua misericórdia, meu presente à tua graça e meu futuro à tua providência. Minha Mãe, Senhora da Esperança e do Amor, ajuda-me a confiar cada vez mais e a conhecer minha vocação, e se ela for o matrimônio, ajuda-me a ser fiel e dócil para que possa corresponder com paciência, bondade, generosidade, humildade, delicadeza, castidade, perdão, sinceridade e confiança, a fim de chegar ao termo da vida na presença do teu Filho, Jesus.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão. 3 Ave-Marias.
 
VEJA TAMBÉM
 
 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Rezei essa novena com a minha namorada. Foi muito interessante e tivemos muitos aprendizados. É sempre bom orar com a pessoa que ama 🙏

  2. Estou fazendo a novena com meu noivo todas as vezes que nos encontramos, está sendo edificante. Peçamos a Deus que ilumine nossa trajetória até o dia do tão sonhado “sim”. Amém!!