O Retiro de Avaliação das ações de evangelização da Comunidade Católica Shalom acontece na Diaconia, em Aquiraz – CE, de 21 de outubro até 2 de novembro. O encontro conta com a presença do novo Conselho Geral, eleito na Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2019, e dos acompanhadores regionais das missões no Brasil e no mundo. O fundador Moysés Azevedo partilhou sobre esse tempo de discernimento e pediu a intercessão da Comunidade.
De acordo com Moysés, o encontro é marcado principalmente pela oração, pois, além de avaliar as ações, os participantes têm a importante missão de discernir as novas fundações da Comunidade. “Por isso, uma das marcas fortes é a súplica do Espírito Santo para que Ele possa nos ajudar a discernir”, destaca o fundador. Ele ainda explica que o discernimento é um dom que precisa ser suplicado pelos participantes para que a Comunidade possa permanecer no centro da Vontade de Deus, dando frutos para a Igreja.
Durante o retiro, os acompanhadores regionais partilham sobre a experiência de evangelização vivenciada nos últimos anos no Brasil, na América do Norte, na América Latina, na Europa, na Ásia, na África e na Oceania. O momento de avaliação é baseado na escuta atenta dos participantes. Em seguida, começa o processo de discernimento em relação aos apelos da Igreja e aos apelos do Espírito sobre as novas fundações da Comunidade. Feito isso, os membros começam a aprofundar temas que surgem durante o encontro em vista de definir os rumos do ano seguinte.
“Nós pedimos a oração de todos para que nós possamos estar atentos à voz e à moção do Espírito, para que nós possamos nos mover segundo o Espírito e, portanto, segundo a vontade de Deus, para continuarmos dando frutos, e frutos que venham verdadeiramente do coração de Deus”, ressalta Moysés. Nesse sentido, a oração do Santo Rosário tendo esse encontro como intenção pode ser um eficaz instrumento de intercessão.