O observatório tem o objetivo de analisar casos que já estão em andamento, os que já ocorreram, mas ainda aguardam um pronunciamento da Igreja a respeito da autenticidade dos fenômenos místicos ligados à figura da Virgem Maria.
De acordo com as informações do Vatican News, a Pontifícia Academia Mariana Internacional (Pami) reúne todos os observatórios. O objetivo “é dar apoio concreto ao estudo, autenticação e divulgação correta de tais eventos, sempre em harmonia com o magistério eclesiástico, as autoridades competentes e as normas em vigor pela Santa Sé sobre o assunto“, explica Pe. Stefano Cecchin (Ofm), presidente da Pontifícia.
O Observatório irá operar de forma sistemática, estratégica, multidisciplinar e qualificada, também em colaboração com especialistas e pesquisadores, personalidades de alto nível no campo científico e autoridades eclesiásticas. Este esclarecimento é importante, porque muitas vezes mensagens geram confusão, espalham cenários apocalípticos ansiosos ou mesmo acusações contra o Papa e a Igreja.
Equipe e novos comitês
O Observatório contém um Comitê Diretivo e um Comitê Científico Central. O primeiro inclui, além do Pe. Stefano Cecchin e o Ir. Cecchin. Marco Mendoza, Secretário do PAMI, Irmã Daniela del Gaudio, Professora de Eclesiologia e Mariologia em vários Ateneu Pontifício (PUA, PUSC, APRA, Seraphicum) como Diretor, e Padre Raffaele Di Muro, dos Frades Menores Conventuais, Decano da Pontifícia Faculdade Teológica “São Boaventura” que editou o Dicionário de Fenômenos Místicos Cristãos como Diretor Adjunto.
Em breve serão criados comitês científicos locais, com a lógica de uma rede operacional que pode ampliar cada vez mais seu alcance. O Observatório inicia oficialmente as atividades com primeira reunião neste sábado, 15, na sede da Academia.
O objetivo do Observatório é também o de “agir com eficiência e capilaridade, ativar comissões nacionais e internacionais para avaliar e estudar aparições e fenômenos místicos relatados em várias áreas do mundo, para promover atividades de atualização e treinamento sobre esses tipos de eventos e seus múltiplos significados espirituais e culturais, promover atividades de divulgação e consultoria de alto nível, especialmente a serviço das Igrejas locais e dos bispos, mas também atividades de pesquisa transdisciplinar em conjunto com instituições acadêmicas, tanto leigas como eclesiásticas, e a publicação dos resultados da pesquisa realizada“, como explica o presidente da Pami.
“É importante esclarecer, porque muitas vezes mensagens geram confusão, espalham cenários apocalípticos ansiosos ou mesmo acusações contra o Papa e a Igreja. Como poderia Maria, Mãe da Igreja, minar sua integridade ou semear medo e oposição, Ela que é Mãe da Misericórdia e Rainha da Paz?”. Da mesma forma, conclui Pe. Cecchin, “é importante dar apoio ao treinamento, pois lidar com certos casos requer uma preparação adequada”.
CNPJ: 07.044.456/0001-00 | Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5 | Ag. 1369-2 –
Banco do Brasil | PIX: comshalom@comshalom.org