Mundo

Número de desempregados no mundo aumenta

comshalom
Foto: ONU/Jawad Jalali
Foto: ONU/Jawad Jalali
Foto: ONU/Jawad Jalali

A fraca recuperação da economia mundial não provocou uma melhora nos mercados de trabalho, com o desemprego global em 2013 chegando a quase 202 milhões, afirma o relatório “Tendências Mundiais de Emprego 2014″, lançado nesta segunda-feira (20) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo o documento, o crescimento do emprego continua lento, o desemprego continua aumentando – sobretudo entre os jovens – e um grande número de potenciais trabalhadores desalentados permanece fora do mercado de trabalho.

Muitos setores estão produzindo ganhos, mas estes são investidos sobretudo nos mercados de ativos e não na economia real, prejudicando assim as perspectivas de emprego no longo prazo.

Se a tendência atual continuar, serão criados 200 milhões de empregos adicionais em 2018. Isto é inferior ao necessário para absorver o número crescente de trabalhadores que ingressam no mercado laboral.

O relatório destaca a necessidade imediata de integrar os jovens à força de trabalho. Na atualidade, cerca de 74,5 milhões de homens e mulheres com menos de 25 anos estão desempregados, uma taxa mundial de desemprego superior a 13 por cento, mais do que o dobro da taxa de desemprego geral em nível mundial.

“O que necessitamos com urgência é repensar as políticas. Devemos intensificar nossos esforços para acelerar a geração de empregos e apoiar as empresas que criam empregos”, declarou o Diretor Geral da OIT, Guy Ryder.

Tendências Mundiais de Emprego: dados

  • O número de desempregados em nível mundial aumentou 5 milhões em 2013 e superou 202 milhões de pessoas, o que representa uma taxa de desemprego mundial de 6%.
  • Cerca de 23 milhões de trabalhadores abandonaram o mercado em 2013.
  • Estima-se que o número de pessoas em busca de trabalho aumentará em mais de 13 milhões até 2018.
  • Cerca de 74,5 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos estão desempregadas. Isto representa uma taxa de desemprego juvenil de 13,1 por cento.
  • Cerca de 839 milhões de trabalhadores viviam com suas famílias com menos de 2 dólares diários em 2013.
  • 375 milhões de trabalhadores viviam com suas famílias com menos de 1,25 dólar por dia em 2013.

Fonte: ONU


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.