De acordo com o Centro Internacional de Peregrinação de Santiago de Compostela, na Espanha, a catedral registrou um número recorde de peregrinos desde janeiro deste ano. Mais de 200 mil pessoas peregrinaram para o santuário em que as relíquias de São Tiago, o Grande, estão guardadas. Esse movimento de peregrinação mais intenso se deu a partir do dia 25 de julho.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Informações oficiais apontam que 1.600 peregrinos visitaram o santuário em janeiro de 2022 e o número não parou de aumentar. Em abril, o número de visitantes chegou a 48.000. Vale ressaltar que essa é primeira vez, desde o início da pandemia, que o Centro de Peregrinação mais antigo da Europa assiste a um fluxo tão grande de peregrinos vindos de diferentes lugares do mundo. Contudo, é importante destacar que a maioria dos peregrinos é da Espanha.
História da Peregrinação de Santigo de Compostela
O Centro de Peregrinação fica na região da Galiza, noroeste da Espanha. A caminhada até o local histórico começou no século IX. Em 814, o túmulo com as relíquias de São Tiago foi descoberto e o rei Afonso II das Astúrias e da Galiza ordenou que uma capela fosse construída no local.
Conforme a tradição, o apóstolo havia evangelizado a Espanha. Por esse motivo, seus seguidores transportaram secretamente suas relíquias da Terra Santa para Compostela. Demorou 100 anos para a construção da Catedral de Santiago, que começou em 1075. A Catedral foi construída principalmente com granito inspirado na igreja francesa de Saint Serin. O local é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1993.
Leia também | Aplicativo Hallow alcança marca de 3,75 milhões de downloads