“Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas” (cf. Jo 13, 26-27).
A Judas, Jesus faz a honra do pão molhado, sinal de distinção afetiva. A Misericórdia tenta ainda mudar seu coração. A Pedro, adverte a respeito da forte tentação que ele irá enfrentar.
É o que acontece todas às vezes que recebemos a Sagrada Eucaristia de maneira indigna ou tendo a consciência de ter cometido pecado mortal. A Doutrina da Igreja não muda! São Paulo já exortava a Comunidade de Corínto a respeito desta situação: “Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.” (I Cor 11, 27-30).
Portanto, desde sempre a Igreja ensina que receber a Comunhão em pecado mortal constitui sacrilégio. Embora a Eucaristia seja alimento dos pecadores e fracos, isso não justifica a participação de maneira ilícita na Mesa do Senhor.
Peçamos hoje perdão pelas vezes que participamos da Santa Missa de maneira desatenta. Peçamos perdão pelas vezes que não fazemos dignamente a genuflexão diante do Sacrário e pelas vezes que não tratamos com zelo e reverência o Sagrado. Se temos consciência de que alguma vez comungamos de maneira ilícita corramos quanto antes ao Sacramento da Reconciliação afim de reparar tamanha ofensa cometida ao Senhor.
Assim ensina Santo Tomás de Aquino: “Dá-se ao bom como ao perverso, mas o efeito é bem diverso: vida e morte traz em si! Pensa bem: igual comida, se ao que é bom enche de vida, traz a morte para o mau…”
Que Jesus nos dê a graça de participar da Santa Eucaristia de modo fiel e sem traições nem negações de nossa adesão a Ele.
Jonas Ferreira
Discípulo da Comunidade de Aliança
Missão Rio de Janeiro
Participe do Retiro de Semana Santa
As inscrições para o Retiro de Semana Santa 2024 já estão abertas. Os interessados podem acessar o site oficial do evento: www.semanasantashalom.com.br.