Notícias

O Caminho da Paz é o itinerário que Deus nos deu como Shalom

“Iniciem o caminho da Paz e levem seus filhos a viverem esta experiência, essa é a sabedoria de Deus para nós”, afirmou Padre Antônio Furtado.

comshalom
Foto: Camila Oka / Karen Favacho

O primeiro dia do Congresso do Caminho da Paz foi encerrado com a Santa Missa presidida por Pe. Antônio Furtado, consagrado da Comunidade de Vida. Em sua homilia, o sacerdote discorreu sobre o papel fundamental do Espírito Santo na vivência do Caminho da Paz e também abordou sobre cada uma das 5 fases do itinerário espiritual dos membros de grupo de oração Shalom.

Kerigma
(Primeiro anúncio)

Falando sobre a primeira fase, o Kerigma, o Padre citou que somos chamados a, de forma explícita, anunciar a Cristo Crucificado que passou pela cruz e que aparece ressuscitado cheio de poder e que é nesta fase o lugar do choque da ressurreição.

“Pegamos pessoas afastadas, incrédulas e frias, sem entendimento nenhum da vida espiritual e essa pessoa faz a experiência de Tomé, uma verdadeira experiência com o Amor de Deus”, acrescentou.

O sacerdote ressaltou a importância da fase do Kerigma ao falar sobre o seu testemunho, “quando alguém impôs as mãos sobre mim e clamou o Espírito Santo, eu tive a experiência com o Amor de deus, a partir daí eu comecei a viver uma dinâmica de Obra Nova”. Ele concluiu: “Uma vez que nós nos tornamos pastores, não podemos esquecer que ainda somos pescadores de homens e onde estivermos, precisamos lançar as nossas redes, existem muitos que precisam viver a experiência do Kerigma. Somos embaixadores de Cristo na Terra, diz São Paulo, então os pastores Shalom são chamados a viver como embaixadores de Cristo.”

Filoteia
(Amizade com Deus)

“Esta fase é a da Amizade com Deus. Como pastores de grupo de oração somos chamados a levar a pessoa a ser amigo de Deus, se seu grupo de oração não está levando as pessoas para Deus não está servindo para nada. Para isso eu preciso ser luz, preciso primeiramente ser amigo de Deus”. Ainda comentou que os santos só se tornaram santos porque primeiro desejaram e depois se tornaram amigos de Deus.

“Se você quer ser santo seja amigo de Deus”.

Metanoia
(Mudança de mente)

“Esta fase é a da mudança de mentalidade, é a segunda conversão, é a fase mais perigosa, é quando o homem é chamado a deixar tudo por Deus. É um tempo de amadurecimento, quando eu começo a fazer as minhas opções por Deus sem sentimentalismo. Eu deixo o Espírito falar através dos irmãos, através da vida comunitária, através de todas as situações”.

Koinonia
(Comunhão)

“O mundo vive atrás de festas porque o homem tem necessidade de se alegrar, o mundo quer a felicidade e viver a alegria, o homem sempre vai atrás de ser feliz. A nossa Koinonia é viver já na terra a alegria do céu. E a verdadeira experiência de céu é dar a vida pelo outro”.

O Sacerdote ainda testemunhou uma experiência que teve recentemente em sua vida. Citou que sempre ganhou muitas relíquias de irmãos e no fim do ano passado sentiu em seu coração que deveria ser despojar de todas elas e colocá-las em comum, a serviço da devoção dos outros. A Exposição permanente destas relíquias se encontra na sede da Rádio Shalom 690 no Shalom da Paz em Fortaleza.

Martiria
(Testemunho)

Falou da última fase do caminho da paz citando a vida de São Paulo “que viveu exatamente o Caminho da Paz mesmo sem ser Shalom. Quando ele está em Roma preso, diz ‘já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. Combati o bom combate, guardei a fé’. O Martírio é a graça de dar a vida, dando a vida de fato como cristão em lugares de risco e também no dia a ia, vivendo as situações corriqueiras que são desafiantes”.

“Não se torna mártir quem não pensa no céu, quem não deseja conquistar o céu, quem não quer o céu”.

E ainda convidou todos os pastores de grupo presentes no evento a primeiramente viver bem este caminho, rezar uns pelos outros e não se perderem por aquilo que não vale a pena.

“O Caminho da Paz é real, é o caminho que Deus nos deu como Shalom, não há porque inventar outro caminho. Não deixem que os filhos de vocês queimarem etapas, levem-nos a viver a experiência. Iniciem o Caminho da Paz, essa é a sabedoria de Deus para nós”, concluiu.

O Congresso do Caminho da Paz segue a sua programação até o fim da tarde, contando com a Santa Missa no fim da manhã e encerrando com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Leia mais

Qual a missão de um pastor de grupo de oração?

Gabriella: O grupo de oração nos tira do deserto espiritual

Para você o que é ser pastor?


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.