O mês de outubro dedicado ao movimento internacionalmente conhecido como o Outubro Rosa terminou, porém a luta contra o câncer de mama continua. Entidades, empresas e a população são motivadas pela cor rosa estampada nos laços a participar de ações voltadas a prevenção da doença que é mais comum nas mulheres.
Karla Waldeck, 37, descobriu a tempo no auto exame um nódulo no seio . Muito vaidosa, sua vida girava em torno do culto ao corpo, dieta e malhação. De modo natural e alegre ela hoje narra com detalhes de todo seu processo e tratamento da doença, “o câncer não é um tabu para mim”, diz a blogueira.
A mamografia é o exame mais indicado para descobrir algum nódulo na mama dentre outros exames que auxiliam na certeza do diagnostico. As formas de tratamento dependem de cada tipo e estagio do câncer daí a importância do Outubro Rosa para a conscientização da prevenção do diagnostico precoce, pois o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo.
Com 18 mil visualizações o blog “Karlota de peito aberto”, ajuda e responde a varias mulheres na mesma situação a superar momentos difíceis, “lá você não vai encontrar tristeza”,explica Karla sorrindo.
Paralelo a descoberta do câncer de mama, Karla conta da sua conversão e da consagração a Nossa Senhora que deu forças a ela para enfrentar o tratamento, “eu perdi minha forma física, meu seio, os cabelos mas sei que tem Deus que fortalece a minha fé, eu não posso reclamar mediante tanto carinho”, testemunha.
Segundo Karla que participa da Caminhada, o Outubro Rosa é um alerta e a campanha a cada ano vem ganhando forças com seus detalhes rosa , “é o mês todo batendo na mesma tecla, tem que fazer o exame,tem que fazer o exame… “.
Laços rosa, desfiles e corridas foram algumas ações que destacaram o mês de outubro a fim de sensibilizar a população e unir diversos povos a esta causa tão nobre.
E você já fez o seu?
Angela Barroso