Na essência do Celibato existe uma sede… a sede do Amor infinito!
De alguma forma poderíamos dizer que o celibatário vive diariamente o tempo do Advento. Claro que estou particularizando aqui algo que deve ser comum a todo cristão, mas existe uma nuance particular que faz do celibatário um sinal de todos os cristãos e um sinal para todos os cristãos.
“O Espírito e a Esposa dizem: ‘Vem!’” (Ap 22, 17). Esta esposa que aguarda a vinda definitiva do Esposo é a Igreja. Mas ela não somente aguarda, ela também clama “vem!“. O virgem consagrado é este que de maneira concreta deixou tudo para viver a expectativa desta vinda e por causa disso, por causa do Reino dos Céus, vive a oferta que apressa esta vinda.
A vivência do Celibato é a vivência desta relação Esponsal que inclui uma presença-ausência cheia de significado e de missão.
Porque ao mesmo tempo que manifesta a certeza de que Jesus está no meio de nós, o Celibato nos move o olhar para o que virá… aquele momento em Ele será tudo em todos!
Este sinal escatológico do Celibato, atrai o coração humano para as realidades eternas. Porque é verdade que “tudo nesta vida passará, apenas o amor e a virgindade não passarão”.
Vive-se, portanto, na Virgindade Consagrada uma experiência que ultrapassa o tempo. E enquanto esperamos a vinda de Cristo no Natal, esperamos também a Sua segunda vinda. Ao mesmo tempo que vemos o Céu abrir-se para fazer entrar o Eterno que escolhe se submeter ao tempo , esperamos que mais uma vez o Céu, agora já aberto, nos traga o Eterno que submete o tempo e eterniza a união entre O Esposo e a Sua esposa.
Por isso, com coração ardente e sedento, cada celibatário é convidado a com a sua vida suplicar, como sinal do desejo de todos os homens: Vem Senhor Jesus!
Participe do Retiro de Advento 2023
Ainda estão abertas as inscrições para o Retiro do Advento 2023 da Comunidade Católica Shalom, que é um itinerário formativo e oracional para te ajudar a viver bem o tempo litúrgico de preparação para o Natal. Serão 29 dias, de 3 de dezembro a 1 de janeiro, em um itinerário de oração diária, iluminado pela Palavra de Deus.
O tema deste ano é “Vem e reconstrói a minha casa” Cf. Ag 2, 1-8.