“A Eucaristia é o centro de toda a nossa vida comunitária e missionária porque essa é o próprio Deus”. Esse trecho dos Estatutos da Comunidade Católica Shalom (n.67) resume o papel central que ela ocupa na vida dos seus membros. Lugar de encontro com o Ressuscitado que passou pela Cruz, lugar privilegiado de intercessão, e assim de missão.
Assim, em diversos centros de evangelização da Comunidade Católica Shalom a adoração eucarística é sustentada de maneira perpétua. No coração das cidades é oferecido um oásis a todos aqueles sedentos de paz.
A Adoração perpétua eucaristica é sustentada também nas casas contemplativas da Comunidade. Centros de formação, de intercessão pela Igreja, pelos jovens e pela missão evangelizadora da Comunidade Católica Shalom.
“É feliz quem escolheis e convidais para morar em vossos átrios! Saciamo-nos dos bens de vossa casa e do vosso templo santo” Assim, João Carlos missionário da Comunidade de Vida resume ,tomando as mesmas palavras do salmo 65,5 a experiência de morar na Casa Contemplativa de Santo Amaro(SP).
Esta presença de Jesus é verdadeiramente transformadora, em cada adoração, em cada vigília, todos os dias na oração das 15h da tarde (momento dedicado particularmente à intercessão), em outros momentos comunitárias, tais como as laudes e oração comunitária – vivo também a experiência de saída de mim na oração e na intercessão. Morando nesta casa, colho diariamente dos frutos do Ressuscitado que são presentes na Eucaristia, o lugar da sua presença visível e a fonte onde jorra abundantes graças para a missão, para a comunidade, para a igreja, os jovens e todos os homens pelos quais me coloco diante do altar e interceder.
Yara Morais, também missionária na casa contemplativa, ressalta a grande graça de poder interceder por tantas pessoas, por tantas necessidades que ali chegam.
Sim, experimento diariamente que Deus permanece, ali no sacrário ou exposto no altar, ali está o “Deus conosco”, O Emanuel.
A partir dessa grande verdade testemunho que ter Ele comigo me faz viver uma vida missionária, Ele dá todo o sentido da minha oferta de vida. Me relaciono com Jesus na Eucaristia, como um verdadeiro amigo. Assim, se estou feliz ou triste, chateada ou tranquila, cansada ou disposta, em cada situação Ele permanece e exposto no altar, Ele me expõe a Ele e enfim, sempre provo que o Seu Amor basta!
E da Eucaristia, oferta total onde Cristo se dá por inteiro, Ele me lança na doação de minha vida, em gratidão a tanto amor, assim, aprendo com Ele a me doar, com minhas fraquezas, limites, minha humanidade, meu pobre amor mas meu imenso desejo de amá-lo.
Assim, Ele se dá a Mim, eu a Ele e aos outros.
E por fim, mas não menos importante, na Adoração sou consolada por poder interceder.
Sabendo que onde está o Filho, está o Pai e o Espírito Santo. Consola saber que o Pai cuida de nós, olha para cada um que ali é entregue na intercessão, Ele mesmo nos fez, e nos conhece, Ele é Deus. Eu sou alcançada pela intercessão, aos pés do Cristo Vivo, e testemunho, não por mim ou minhas forças, milagres de emprego, criança encontrada, melhoras na saúde! Ele é o Deus que curou e libertou a tantos, interviu na vida de tantos, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Na alegria ou na dor, Ele permanece!
A Comunidade Católica Shalom, sente-se chamada, por meio da contemplação, unidade, evangelização, a gerar e formar um povo de discípulos e missionários de Cristo, verdadeiras testemunhas e ministros de sua Paz para o mundo. E favorecer entre o Cristo amante na Eucaristia e o coração do homem sedento de paz. Sustentar a adoração eucarística em nossos centros de evangelização e em nossas casas contemplativas é meio privilegiado de encontrar forças para nossa missão e ao mesmo tempo dar de graça aquilo que de graça recebemos.
Ela recebeu a Eucaristia de Cristo seu Senhor, não como um dom, embora precioso, entre muitos outros, mas como o dom por excelência, porque dom d’Ele mesmo, da sua Pessoa na humanidade sagrada, e também da sua obra de salvação (Ecclesia de Eucharistia, 11).
Luana Santana